Prêmio da Unesco reconhece projetos inovadores de tecnologia educacional - PORVIR
Crédito: jabkitticha/fotolia.com

Inovações em Educação

Prêmio da Unesco reconhece projetos inovadores de tecnologia educacional

Edição de 2018 destaca uso de TIC para garantir a educação de grupos vulneráveis

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 27 de julho de 2018

A Unesco (Agência da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) está com inscrições abertas para a edição de 2018 do Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, que reconhece o uso inovador de tecnologias educacionais. Financiado pelo Reino do Bahrein, o prêmio criado em 2005 destaca iniciativas responsáveis por promover o uso de tecnologias por populações cujo acesso é prejudicado por questões culturais e econômicas, deficiências, desigualdade de gênero ou crises. Neste ano, o tema envolve projetos e programas que alavanquem uso de tecnologias para garantir a educação de grupos vulneráveis.

Leia mais:
Guia Tecnologia na Educação do Porvir
– O que acontece quando o professor dá chance às metodologias ativas
– Guia Educação Mão na Massa do Porvir
– Como é a aprendizagem baseada em projetos

Segundo os critérios de participação, os projetos devem aliar tecnologias comuns e de ponta, seja para superar barreiras de infraestrutura ou reduzir custo de acesso. Além disso, podem trazer inovações para a educação online, para os sistemas de gestão de aprendizagem, para a tradução feita por máquina, aplicação de big data e de tratamento de imagens.

Os dois projetos vencedores serão escolhidos por um júri internacional, que conta com a participação de Lúcia Dellagnelo, presidente do CIEB (Centro para Inovação da Educação Brasileira). Cada projeto vencedor receberá certificado e mais US$ 25.000 durante a cerimônia de premiação na sede da Unesco, em Paris.

Siga mais informações sobre a premiação pela hashtag #ICTPrize e o perfil de Twitter @UNESCOICTs ou também pela página do Facebook. O prazo de inscrição é 31 de outubro.

Abaixo, links úteis em inglês:

Critérios de participação
Orientações
Sample nomination form
Perguntas frequentes

Premiação de 2017

Em 2017, projetos do Marrocos e da Índia foram os vencedores, entre os 78 concorrentes. O Marrocos apresentou o Programa de Universalização das Tecnologias da Informação e da Comunicação para o Ensino. A Índia venceu com uma estratégia de promoção de inovação em TICs por acesso via satélite.


TAGS

aplicativos, empreendedorismo, equidade, negócios de impacto social, prêmios, tecnologia, unesco

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação