Prêmios de Educação 2021: saiba como inscrever seu projeto pedagógico - PORVIR
Porco Photo/Fotolia.com

Inovações em Educação

Prêmios de Educação 2021: saiba como inscrever seu projeto pedagógico

Confira prazos e regras para concorrer em importantes premiações destinadas a reconhecer práticas inovadoras

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 1 de abril de 2021

Professores de educação básica que buscam dar visibilidade a seus projetos realizados durante esse período de aulas remotas (com alguns momentos presenciais) podem inscrevê-los nos prêmios de educação listados abaixo. Além das regras de participação, vale também prestar a atenção ao calendário. O conteúdo desta página será atualizado à medida que novos prêmios forem anunciados.

22º Prêmio Arte na Escola Cidadã
Educadores podem inscrever para participar do 22º Prêmio Arte na Escola Cidadã com projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança), realizados entre 2019 e 2020 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, com turmas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). As inscrições podem ser realizadas até 18 de abril no site do prêmio.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã, realizado pelo Instituto Arte na Escola, é o maior prêmio brasileiro voltado para arte-educação. Tem como objetivo ampliar a voz dos professores de Arte e generalistas que trabalham com a disciplina, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram alunos e a comunidade escolar.

De acordo com o cronograma, em 23 de abril, serão revelados os projetos selecionados para seguir concorrendo ao prêmio. A divulgação dos 20 projetos finalistas acontece em 20 de agosto e, a cerimônia de premiação, em 25 de novembro.

Como prêmio, o professor autor do projeto premiado de cada categoria recebe R$ 10 mil reais e, a escola, equipamentos digitais, além de certificado e um troféu exclusivo. Todos os inscritos, premiados ou não, recebem um material educativo impresso e um percurso formativo online, inspirados na obra Parede da Memória, da artista Rosana Paulino, a artista homenageada da edição 2021.

Prêmio Respostas para o Amanhã
A 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa da Samsung que desafia todos os envolvidos na rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

É possível se inscrever até 30 de junho no site ou aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download. Para este ano, a iniciativa tem como uma das novidades um envolvimento próximo com professores e alunos, por meio de oficinas e mentorias virtuais, realizadas por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas, que serão anunciados em agosto, e os finalistas, que serão conhecidos em outubro.

O resultado será divulgado em novembro deste ano e o projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

Quem pode se inscrever: Professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federais. As equipes devem ser formadas por três a cinco estudantes do ensino médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e os professores parceiros lecionem.


TAGS

prêmios

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação