O segundo dia do Seminário Inovação Educativa, promovido pela Folha de S. Paulo e Telefônica Vivo, rendeu muitas conclusões dos especialistas que estavam presentes. Uma delas foi a necessidade do professor aprender com o aluno novas formas de ensinar, apontada pelo educador José Moran, do Instituto Singularidades.

Nesse mesmo evento, Priscila Cruz, da organização Todos pela Educação, apresentou a pesquisa “Formação de professores no Brasil”, cujos dados mostram que a maior parte dos professores do país não tem formação para as áreas que atuam. Cesar Callegari, do Conselho Nacional de Educação (CNE), completou a ideia, afirmando que a pesquisa reflete uma improvisação da profissão no país.

Além de citar a necessidade de integrar o estudo com a tecnologia, já que essas estão muito presentes na vida dos estudantes, Callegari apontou que um dos caminhos a serem seguidos pelos professores é a atuação como orientadores de descoberta, e não transmissores do conhecimento, já que hoje as informações chegam aos estudantes das mais variadas fontes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *