Programa na Itália ajuda jovens a planejar o futuro - PORVIR
REIMUSS/ Fotolia.com

Inovações em Educação

Programa na Itália ajuda jovens a planejar o futuro

Gamechangers ensina aos estudantes habilidades do século 21, para que eles escolham com mais clareza seu caminho pós-escola

por Marina Morena Costa ilustração relógio 29 de dezembro de 2014

Será que os estudantes deixam a escola preparados para deslanchar no século 21? Eles se sentem confiantes para escolher sua formação educacional e são capazes de fazer o trabalho que sonhavam ou tem coragem de criar uma nova profissão? Uma ONG italiana, focada em projetos educacionais e sociais, tem certeza que não. Pensando em como combater a discrepância entre o que ocorre entre os muros da escola e o mundo real, a Staanoi montou um programa que pretende ajudar jovens a planejar seu futuro, o Gamechangers.

Veja também: Especial socioemocionais: como preparar alunos para o séc. 21

O programa consiste em 12 sessões de 80 minutos sobre diferentes habilidades exigidas na vida após a escola: comunicação, negociação, empreendedorismo, “changemaking” (capacidade de mudança e por que elas são necessárias), tomada de decisões, “fundraising” (levantamento de recursos financeiros), mídias sociais, liderança, empatia, criatividade, “sobrevivência” (como adaptar-se a diferentes situações) e “meu futuro” (como descobrir suas paixões e fazer escolhas certas). Mais adiante, a equipe pretende acrescentar habilidades digitais, como codificação, robótica e impressão em 3D.

“Em um futuro de acelerada globalização e competitividade, precisamos preparar os alunos para o mundo após a formatura. Cada carreira que eles vão escolher vai exigir o domínio de habilidades que as escolas não estão ensinando”, conta Lucrezia Bisignani, uma das criadoras do Gamechangers, em entrevista por email ao Porvir.

“Em um futuro de acelerada globalização e competitividade, precisamos preparar os alunos para o mundo após a formatura”

Para cada uma das habilidades ensinadas, a Staanoi conta com um “embaixador”, profissionais que são referência em suas áreas de atuação e ajudaram a elaborar o conteúdo do curso e sua metodologia. Segundo Lucrezia, os alunos que demonstram interesse em alguma habilidade específica e querem explorar essa potencial carreira podem entrar em contato com os embaixadores, por meio da Staanoi. “A relação de tutoria não é garantida, mas é possível se os alunos e os embaixadores assim o desejarem”, afirma.

Por enquanto, o programa acontece em duas escolas italianas de ensino médio que se interessaram pelo projeto. O curso é conduzido por mentores, que atuam de forma diferente dos professores, eles não ensinam os alunos “de cima para baixo”, pelo contrário, conduzem discussões e permitem que alunos liderem e aprendam uns com os outros.

A Staanoi oferece um workshop para profissionais que desejam se tornar mentores e ensinar o programa Gamechangers em suas escolas. O objetivo é treinar o maior número possível de educadores, para que o curso seja dado em todas as escolas da Itália, e quem sabe até, de outros países.

“Os estudantes que fazem o programa Gamechangers têm um olhar privilegiado do mundo dos negócios antes de seus pares. Eles aprendem as habilidades necessárias para ser bem sucedidos no século 21, entendem seus pontos fortes e como transformar isso em uma carreira. Nós olhamos para eles não como estudantes, mas como jovens adultos e os ajudamos a se preparar para a vida após a escola”, resume Lecrezia.

A Staanoi pretende abrir um espaço físico próprio, para que alunos de diferentes instituições possam ingressar em diferentes programas do Gamechangers. Uma versão virtual também está em construção. “Nós somos grandes entusiastas do modelo híbrido de sala de aula. Estamos construindo uma plataforma web na qual os alunos poderão assistir a palestras on-line de cada habilidade, e depois vir para a aula preparados para fazer exercícios interativos. Isso permitirá mais tempo para se concentrar em praticar as habilidades e dar feedback”, revela Lucrezia.


TAGS

competências para o século 21, empreendedorismo, projeto de vida

3
Deixe um comentário

avatar
500
0 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
0 Autores
Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
X