Maratona incentiva criação de apps para educação - PORVIR
Crédito: Rawpixel / Fotolia.com

Inovações em Educação

Maratona incentiva criação de apps para educação

Fiap e Google realizam pela terceira vez competição para jovens do ensino médio criarem aplicativos

por Redação ilustração relógio 18 de agosto de 2015

Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), em parceria com o Google, promove, pela terceira vez, a Maratona de Aplicativos voltados a educação. O objetivo da atividade destinada a estudantes do ensino médio é desmistificar a produção de conteúdos tecnológicos e incentivar a real inclusão digital dos jovens, para que eles deixem de ser consumidores para serem produtores de tecnologia.

O projeto conta com apoio da Google Brasil e da HP e incentiva grupos (de três a cinco alunos) a criarem um aplicativo para android a partir da ferramenta App Inventor 2. O produto deve impactar positivamente a vida dos estudantes, a escola e a educação nacional. Para participar da competição, os apps precisam ser publicados na Google Play, a loja de aplicativos da Google.

Os Hackdays

Além da maratona, o projeto apresenta outra frente: a realização dos chamados hackdays pelo ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Esses encontros servirão para jovens entenderem como um aplicativo é desenvolvido e colocarem esse conhecimento em prática, por exemplo, na maratona. Ao todo, serão 50 hackdays, acontecendo entre 4 de agosto até o começo de outubro.

Esses encontros serão conduzidos por 45 embaixadores que, por sua vez, irão facilitar a imersão dos estudantes no universo tecnológico, apresentando suas possibilidades.

Os jovens que não participarem dos hackdays, no entanto, poderão inscrever seus apps e participar da competição. Para isso, os únicos requisitos são estar matriculado no ensino médio e usar a ferramenta App Inventor 2 na criação do aplicativo. A Fiap dá todo apoio a essa participação, disponibilizando no site da maratona materiais de estudos, videoaulas e um passo a passo para cadastrar o app na loja.

No dia 19 de outubro, os 10 finalistas serão divulgados e a premiação será na sede do Google Brasil, em São Paulo, nos dias 9 a 13 de novembro. Os integrantes do grupo vencedor receberão uma bolsa de estudos vitalícia para qualquer curso da FIAP (seja de graduação, MBA ou Shift), um  Chromebook, um tablet Android, um Chromecast e uma impressora HP.

Os interessados têm até o dia 13 de outubro para inscrever seus aplicativos para a competição, por esse link.

Como foi em 2014

No ano passado, a Maratona contou com a participação de 1600 alunos de 200 escolas, que criaram mais de 170 aplicativos em cinco semanas. O grupo vencedor criou o aplicativo Visual School, uma agenda desenvolvida para estudantes.

O diferencial da ferramenta é o comando de voz, que dá a chance a deficientes visuais e motores dos membros superiores utilizarem o app. Algumas das funcionalidades são registrar tarefas, horários de provas, consultar o quadro de professores, entre outras.


TAGS

aplicativos, ensino médio, google, programação, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x