O ranking das melhores escolas do Enem: o que ele mostra e o que ele esconde - PORVIR

Saiu na Mídia

O ranking das melhores escolas do Enem: o que ele mostra e o que ele esconde

por Redação ilustração relógio 6 de outubro de 2016

Na última quarta-feira, dia 4, foi divulgado o ranking de escolas de acordo com seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quando esses números são divulgados, as manchetes sobre educação ficam tomadas pelas “melhores escolas no Enem”.

Mas o que o ranking mostra de fato? Alguns dados levantados são: a gritante diferença entre o desempenho de escolas públicas e particulares (91% das instituições públicas tiveram desempenho abaixo da média, enquanto que, nas particulares, esse índice foi de 17%); o aumento das notas somente nas áreas de redação e ciências humanas; a queda das notas em matemática, linguagens e natureza, entre outros.

Segundo o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, o Enem por escolar é preocupante, pois demonstra o quanto o Brasil reproduz desigualdades. “As escolas que vão bem são escolas de elite”.

Apesar disso, diversos especialistas apontam o que os dados não mostram. Segundo eles, o ranking não deve ser encarado como um panorama da educação do país, já que 60% das escolas públicas, por exemplo, ficaram de fora do exame. O melhor a fazer, segundo o próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que divulga os dados, é fazer uma análise contextualizada dos dados, evitando comparações sem fundamento.

 


Leia a matéria original em NEXO

TAGS

enem, vestibular

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x