RJ: 42 mil crianças estão na fila para creches, segundo a Defensoria - PORVIR

Saiu na Mídia

RJ: 42 mil crianças estão na fila para creches, segundo a Defensoria

por Redação ilustração relógio 4 de abril de 2016

Apesar do direito a educação ser assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), isso não passa de teoria no Rio de Janeiro. Segundo um levantamento da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, cerca de 43 mil crianças de 0 a 4 anos estão na fila para entrarem nas creches do município.

Esse resultado é a soma da lista de espera de dez das 11 coordenadorias regionais de educação. Na unidade Rio das Pedras, a fila para esse ano ultrapassa oito mil nomes.

Segundo a subcoordenadora da Coodernadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDEDICA), Elisa Cruz, resolver problemas individualmente não é o caminho, já que isso não altera o funcionamento do sistema. “Ao longo dos anos, percebemos um aumento significativo de pedidos de vagas em creches na Defensoria. São famílias prejudicadas pela incapacidade de atendimento da prefeitura”, defende.

Com esse argumento em vista, a Defensoria do Rio entrou com uma ação civil pública na 1ª Vara da Infância e da Juventude para obrigar que tanto a prefeitura quanto o governo encontrem medidas para zerar a fila de espera, seja construindo novas unidades infantis ou firmando convênios.


Leia a matéria original em O Globo

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação
X