Saeb 2021: 85% dos municípios têm queda de aprendizado no 9°ano - PORVIR

Saiu na Mídia

Saeb 2021: 85% dos municípios têm queda de aprendizado no 9°ano

por Redação ilustração relógio 26 de setembro de 2022

Dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2021, divulgados no último dia 16, mostram que cerca de 85% das redes municipais apresentaram queda no desempenho médio dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Nos anos iniciais, a queda foi registrada em 74% dos municípios. Os percentuais foram calculados a partir dos resultados de 2019, coletados antes da pandemia.

A comparação com os anos anteriores revela o impacto considerável da pandemia no ensino fundamental, que já vinha registrando desempenho negativo. Para se ter ideia, em 2019, 31% dos municípios apresentaram queda no Saeb nos anos finais.

A avaliação é feita a partir das médias padronizadas de alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio em provas de português e matemática que compõem o Saeb. Ao lado da taxa de aprovação escolar, o Saeb é um dos fatores que compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007 para medir a qualidade do aprendizado no país e estabelecer metas para a melhorar o ensino.


Leia a matéria original em Folha de S. Paulo

TAGS

ensino fundamental

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest
0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Conheça os professores homenageados na exposição do Porvir no Museu Catavento (SP)Saiba mais
0
É a sua vez de comentar!x
()
x