Saiba como tornar seu projeto escolar um dos destaques do Porvir
Créditos: Pexels/Yan Krukov

Blog

Saiba como tornar seu projeto escolar um dos destaques do Porvir

Em 8 anos, 356 relatos de práticas inovadoras de professores foram publicados no Diário de Inovações. São relatos de 162 cidades do país.

por Mariana Rossi ilustração relógio 29 de julho de 2022

Tudo começou em outubro de 2014, com o relato da professora Gislaine Munhoz, da rede municipal de São Paulo (SP). A partir do uso de Power Point e da linguagem de programação Scratch, ela estimulou que seus alunos do ensino fundamental desenvolvessem jogos educativos no computador. O projeto “Jogos do Riva” incentivava a autonomia e o protagonismo infantojuvenil a partir da inserção do universo dos games no cotidiano da escola. Inclusive, ele levou a professora a ser uma das selecionadas no Prêmio Educadores da Microsoft na época.

De lá para cá, quase oito anos se passaram e mais 355 relatos de professores de todo o Brasil se somaram ao de Gislaine e foram publicados na seção Diário de Inovações, um total de 356 histórias. Aqui no Porvir, acreditamos que a educação do futuro se faz por meio da inovação, o que não envolve somente o uso de tecnologias, mas sim a criatividade e boas ideias para transformar aulas e mudar a vida dos estudantes. Iniciativas inovadoras não faltam na educação brasileira, e com o Diário de Inovações, procuramos dar visibilidade a esses profissionais e inspirar outros professores.

O Diário de Inovações conta com histórias de 25 estados do país, além do Distrito Federal (DF), abrangendo 162 cidades, do litoral ao sertão (confira no mapa abaixo). Em termos de distribuição geográfica: 4,6% dos relatos se concentram no centro oeste do país, com destaque para o DF; 6,5% dos relatos provém do norte, com destaque para o Pará; 16,5% do sul, com Paraná e Rio Grande do Sul empatados com 25 relatos cada; 20,7% do nordeste, com destaque para Pernambuco; e 51,7% do sudeste, com destaque para São Paulo.

Até hoje, 57,8% dos relatos vêm do ensino público e o restante das redes particulares. Ouvimos histórias de diferentes etapas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e do ensino superior, além de também apresentar experiências em diferentes modalidades de ensino, como a EJA (Educação de Jovens e Adultos), educação profissional e tecnológica, educação indígena, educação do campo e quilombola.

A história de professores de diferentes partes do país que já passaram pelo Diário também estarão presentes na exposição “Encontro com o Porvir: Trajetórias de educadores que transformam o presente e constroem o futuro”, que acontecerá no segundo semestre deste ano. A ocupação interativa e multimídia é um convite para famílias, estudantes, educadores e toda a sociedade valorizarem o papel dos professores como agentes de transformação da educação brasileira e, dessa forma, contribuir para o debate sobre a escola e a educação que queremos.

Você fica por dentro de detalhes da exposição pelo site porvir.org/10anos e pelas nossas redes sociais.

Os 356 relatos do Diário de Inovações você encontra aqui


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, educação de jovens e adultos, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, poraqui

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x