Sala de aula invertida funciona? Uma nova análise mergulha na pesquisa - PORVIR
Crédito: Melpomenem/iStock

Inovações em Educação

Sala de aula invertida funciona? Uma nova análise mergulha na pesquisa

Estudo considerou 173 experiências e mostra que a aprendizagem invertida não tem sido tão eficiente quanto deveria

por Jeffrey R. Young, do EdSurge ilustração relógio 7 de março de 2023

Desde a pandemia, escolas e instituições de ensino superior parecem ter adotado a sala de aula invertida, abordagem que pede aos alunos para que assistam vídeos de palestras antes da aula, a fim de que o tempo em classe possa ser usado para aprendizado ativo.

Os proponentes dizem que o modelo melhora os resultados dos estudantes, incentivando mais interação entre alunos e professores, e muitos estudos foram realizados para medir a eficácia da abordagem. Recentemente, um grupo de educadores realizou uma meta-análise para tentar avaliar o quão bem o aprendizado invertido está funcionando.

A pesquisa considerou 173 estudos de aprendizagem invertida, bem como 46 meta-análises anteriores da abordagem. E embora muitos dos levantamentos tenham mostrado ganhos para os alunos em alguns casos, os pesquisadores concluíram que a aprendizagem invertida não está cumprindo sua promessa.

“Os níveis atuais de entusiasmo pela aprendizagem invertida não são proporcionais e excedem em muito a vasta variabilidade de evidências científicas a seu favor”, argumenta o artigo.

Na verdade, os autores chegaram à conclusão surpreendente de que muitos casos de aprendizagem invertida envolvem mais tempo gasto em aprendizagem passiva do que no modelo de aula tradicional, porque alguns professores atribuem aulas curtas em vídeo e passam algum tempo em sala de aula para se preparar para as atividades. Como dizem os autores: “De fato, parece que as implementações de aprendizagem invertida perpetuam as coisas que afirmam reduzir, ou seja, a aprendizagem passiva”.

Relacionadas

Professora aposta na sala de aula invertida para estimular autonomia dos alunos

ACESSAR

Pioneiro do método de sala de aula invertida analisa o impacto da pandemia na educação

ACESSAR

Professor leva metodologias ativas e tecnologia para a aula de geografia

ACESSAR

A meta-análise de longo alcance considerou experimentos de aprendizado invertido feitos em escolas primárias, secundárias e faculdades, com a maior parte dos estudos no ambiente de ensino superior.

A maior surpresa para os pesquisadores ao codificar cada projeto de pesquisa foi perceber quantas versões diferentes de aprendizagem invertida existem, afirma John Hattie, professor emérito da Universidade de Melbourne, coautor do estudo. “A excitação com a novidade é convincente – é sedutora – mas sua implementação não é”, diz. “Tem sido implementado de forma tão variável.”

Outra surpresa, de acordo com John, foi que quanto mais aprendizagem ativa for feita em uma sala de aula invertida, pior será o resultado. Ele atribui isso ao fato de que muitos professores que usam o modelo não avaliam se os alunos estão realmente aprendendo o material apresentado nas aulas em vídeo e, portanto, alguns pulam os vídeos ou os assistem em velocidade dupla, chegando às aulas despreparados para as atividades. 

Os pesquisadores acham que o aprendizado invertido tem mérito – se for feito com cuidado. O artigo termina com a apresentação de um modelo de aprendizado invertido que eles chamam de “falhar, inverter, consertar e alimentar”, que, segundo eles, aplica os aspectos mais eficazes que aprenderam com a análise. 

Os estudantes devem ser desafiados com um problema, mesmo que não consigam resolvê-lo adequadamente porque ainda não aprenderam o material, e então a falha em resolvê-lo os motivará a assistir à palestra em busca das informações necessárias. Então, o tempo em sala de aula pode ser usado para corrigir os equívocos dos alunos, com uma mistura de uma palestra curta e atividades. Finalmente, os instrutores avaliam o trabalho do aluno e dão retorno.

“Espero que nosso artigo não descarte as ideias subjacentes [aprendizagem invertida] porque são ideias muito poderosas”, pontua John.

‘Ei, estamos todos no mesmo time aqui’

Os fãs da abordagem de sala de aula invertida ficaram com alguns questionamentos sobre as conclusões do novo estudo.

Entre eles está Robert Talbert, professor do departamento de matemática da Grand Valley State University (em Michigan) e autor do livro “Flipped Learning: A Guide for Higher Education Faculty” (Aprendizagem Invertida: um Guia para Docentes do Ensino Superior, em tradução livre).

“Isso meio que exige que os educadores de aprendizagem sejam invertidos, e eu pensei que isso era super desnecessário”, comenta Robert. “Eu queria entrar em contato com os autores e dizer: ‘Ei, estamos todos no mesmo time aqui.’ Eles fazem parte do grupo que está fazendo o aprendizado invertido.”

Ele conta que aprecia uma análise mais dura da pesquisa, mas argumentou que o estudo deixou de fora alguns estudos bem conhecidos sobre aprendizagem ativa. Ao observar a aprendizagem invertida nas escolas de educação básica e em instituições de ensino superior, a análise acabou comparando maçãs e laranjas.

“É um ótimo começo de discussão, e nunca vou dizer que não podemos publicar coisas que são críticas para a aprendizagem invertida”, afirma Robert. “Mas a mensagem geral do jornal era: ‘Todos vocês estão fazendo o aprendizado invertido errado e nós estamos fazendo certo’. Não achei que isso fosse justo para as pessoas que praticam o aprendizado invertido.”

O principal autor do artigo, Kapur Manu, professor de ciências da aprendizagem e ensino superior na ETH Zurique (na Suíça), respondeu a essa crítica dizendo que queria recuar contra uma implementação desigual de uma tendência de ensino popular.

“Estou com a ciência e é isso que a ciência empírica está provando”, disse ele em uma entrevista. “A contribuição é que, na verdade, codificamos os tipos de atividades” que fazem parte dos esforços de aprendizagem invertida. “Quando você faz isso, descobre que o aprendizado ativo não estava tão presente quanto deveria.”

Robert elogiou o modelo apresentado pelos pesquisadores, mas disse que se parece muito com um artigo de Bertrand Schneider e Paulo Blikstein que os pesquisadores citaram, mas não discutiram em sua meta-análise.

John Hattie, um dos coautores da meta-análise, reconheceu que seu modelo emergiu em parte dos experimentos que examinaram. “O novo modelo veio particularmente do extenso trabalho do primeiro autor Kapur Manu, e ele e eu aprendemos com este artigo e outros a construir o modelo”.

John argumentou que os resultados desiguais da aprendizagem invertida são verdadeiros, independentemente do setor de educação considerado – educação básica ou ensino superior.

Uma esperança do artigo, diz John, é encorajar uma compreensão mais detalhada de quais partes da aprendizagem invertida funcionam melhor, para que aqueles que adotam uma estratégia de ensino da moda possam ser eficazes.

*Texto originalmente publicado no site EdSurge e traduzido mediante autorização.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x