Scratch Day incentiva aprendizado de programação - PORVIR
Crédito: Dmitry Nikolaev / Fotolia.com

Inovações em Educação

Scratch Day incentiva aprendizado de programação

No sábado (9), campanha global estimula organização de eventos para compartilhar conhecimentos sobre a linguagem dos códigos

por Redação ilustração relógio 8 de maio de 2015

Como uma espécie de Hora do Código, o Scratch Day quer difundir o aprendizado de programação em uma ação global. Amanhã (9), acontecem mais de 320 eventos espalhados pelo mundo que celebram o Scratch ­– linguagem de programação livre que permite a criação de histórias interativas, jogos e animações. A ação também pretende incentivar que crianças e adultos se reúnam para aprender a linguagem dos códigos de forma colaborativa.

Qualquer interessado pode se cadastrar no site e organizar o seu evento, seja em uma escola, universidade, empresa, centro comunitário, ou até mesmo uma casa. As oficinas podem ser grandes ou pequenas, incluindo atividades que vão do iniciante ao avançado.

Para auxiliar quem deseja organizar o seu Scratch Day, o site compartilha materiais com ideias de tarefas para montar um roteiro de evento. Animar as letras do próprio nome, criar histórias, montar um cartão ou fazer um jogo são algumas das sugestões de atividades indicadas.

Também são disponibilizados checklists e orientações para atuar como um facilitador durante as atividades. O guia sugere que o organizador incentive a exploração e experimentação das pessoas e incentive os alunos iniciantes a se sentirem seguros com seus projetos.

O organizador ainda consegue baixar marcas e logotipos da ação para divulgar o seu evento em folhetos ou publicações nas redes sociais. Os interessados podem inscrever seu evento aqui.


TAGS

educação mão na massa, programação, scratch

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x