Seis em dez escolas públicas do Brasil não têm quadras para atividade física - PORVIR

Saiu na Mídia

Seis em dez escolas públicas do Brasil não têm quadras para atividade física

por Redação ilustração relógio 8 de agosto de 2016

Por mais que as Olimpíadas coloquem a atividade física em evidência, a infraestrutura das escolas brasileiras ainda é um entrave para a disseminação do esporte. Seis em cada dez escolas públicas de educação básica do país não contam com quadras esportivas, de acordo com dados do Censo Escolar 2015. O problema atinge, em termos percentuais, 65,5% dos colégios, um número que é  apenas 2,6 pontos porcentuais menor que o registrado em 2013. Maranhão e Acre têm situação mais difícil, com 90% de suas unidades de ensino sem espaço dedicado à prática esportiva.

Priscila Cruz, dirigente do movimento Todos pela Educação, ressalta que a “atividade esportiva é fundamental para o desenvolvimento integral e bem-estar do aluno, inclusive com evidências muito fortes que as habilidades não cognitivas, como persistência, comunicação e trabalho em equipe têm grande impacto no aprendizado de português e matemática”.

Um outro problema é que mesmo em escolas que têm quadras, falta estrutura: em 42,6% dessas, não há cobertura e, em dia de calor, o exercício é debaixo de sol. Se chover, não tem aula.


Leia a matéria original em O Globo

TAGS

infraestrutura

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x