Siga o Papai Noel pelo mundo junto com o Google - PORVIR

Inovações em Educação

Siga o Papai Noel pelo mundo junto com o Google

Ferramenta Santa Tracker vai permitir que usuários conheçam curiosidades sobre cada local visitado pelo bom velhinho

por Davi Lira ilustração relógio 23 de dezembro de 2013

Amanhã é o grande dia. É na véspera de Natal que o Papai Noel cumpre a religiosa missão de entregar os presentes para aqueles que se comportaram bem durante todo o ano que passou. Mas pela quantidade considerável de pedidos oriundos de todas as partes do mundo, o bom velhinho terá que planejar bem sua viajem para conseguir levar todos os bilhões de presentes encomendados. Assim, para quem não vê a hora de receber o seu mimo, uma boa pedida é acompanhar o trajeto do Papai Noel por meio de uma ferramenta desenvolvida pelo Google chamada Siga o Papai Noel (ou Santa Tracker, na versão em inglês). No painel virtual, será possível acompanhar cada passo (ou cada voo) que o bom velhinho e seu trenó de renas vão dar desde a saída do Polo Norte até os mais longínquos cantos do planeta. O mais interessante é que durante cada parada, os usuários conectados à plataforma vão ter acesso a informações e curiosidades sobre cada um dos locais da entrega dos presentes.

Em sua 10a edição, a Santa Tracker deste ano já é considerada a mais interativa e tecnológica de todas as que já foram desenvolvidas pelo gigante da tecnologia desde 2004. “Pelo painel do Papai Noel apresentaremos o que há de mais recente e moderno na tecnologia do Google Maps e em engenharia de trenós, permitindo assim que o acompanhamento de todo o trajeto do Papai Noel”, afirma texto presente no site da ferramenta. Voltado especialmente para as crianças, com o Santa Tracker os mais jovens terão uma verdadeira aula de geografia mundial.

crédito gold36 / Fotolia.com

“O objetivo é realmente deixar as crianças mais empolgadas com a geografia. Elas, certamente, vão aprender sobre lugares que têm pouca informação à respeito. Assim, enquanto as crianças europeias e norte-americanas estiverem acordando [no dia 24], elas poderão acompanhar o Papai Noel pousando na China, Índia e em outras nações do sudeste asiático”, afirmou, à FastCompany, Brian McClendon, vice-presidente de engenharia do Google Maps. Foi McClendon quem comandou o desenvolvimento do primeiro Santa Tracker.

E para tornar a experiência mais imersiva, o site da ferramenta vem disponibilizando desde o início do mês uma série de atividades por meio da aldeia virtual do Papai Noel. Lançadas à conta gotas – cada uma delas foi liberada individualmente a cada dia, desde o dia 1o de dezembro –, as atividades visam situar os preparativos do bom velhinho até o momento da entrega dos presentes.  São jogos, animações e vídeos temáticos. Em um desses vídeos, por exemplo, é possível assistir uma rena avisando o Papai Noel que ele deve abandonar as férias para seguir na sua missão do dia 24, confira:

 

Outro passatempo interessante é o chat interativo que permite que o usuário troque mensagens diretamente com o Papai Noel. Depois de responder uma série de perguntas, que inclui nome, país de procedência e gostos particulares, o bom velhinho produz uma mensagem em áudio personalizada. Ela pode ser gravada e arquivada no computador ou celular do usuário. Mesmo sendo desenvolvida para funcionar em 34 línguas diferentes, alguns passatempos do Santa Tracker funcionam apenas em inglês.

E para quem já decidiu acompanhar desde o início a jornada do Papai Noel, uma opção interessante é baixar o aplicativo da ferramenta pelo celular ou então incluir um atalho no navegador Chrome. Por enquanto, até que o dia 25 não chegue dá para se divertir com os passatempos presentes na plataforma temática e ver, segundo a segundo, a contagem regressiva da partida do bom velhinho rumo sua tradicional missão de levar magia às crianças de todo o mundo, inclusive às brasileiras.


TAGS

google

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
5
0
É a sua vez de comentar!x