Sonhos sobre a lua inspiram competição do Google - PORVIR
Crédito: Lonely / Fotolia.com

Inovações em Educação

Sonhos sobre a lua inspiram competição do Google

Saiba como participar do concurso internacional de robótica e veja dicas do professor brasileiro que se destacou em 2014

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 11 de maio de 2015

Estão abertas até o próximo dia 23 de junho as inscrições para a edição de 2015 do MOONBOTS, competição internacional online organizada pelo Google e pela fundação Xprize que desafia jovens de 8 a 17 anos a contar histórias fascinantes sobre a lua e desenvolver projetos de robótica.

Para participar, times de dois a quatro integrantes devem enviar um vídeo curto ou um texto contando o que mais os inspira sobre a lua. Após análise das narrativas, 30 serão selecionados por especialistas a ingressar no desafio de robótica. Nesta parte prática, o Google envia para a equipe kits de sondas espaciais para serem montados e programados. Depois disso, os robôs terão que executar em um cenário que simula a paisagem lunar uma missão baseada no projeto teórico.

08_05 Concurso internacional de Robótica Google_interna_2Crédito: Divulgação / Moonbots.org

 

Todos os times precisam ter um capitão, que será o adulto responsável por fazer a inscrição (em inglês) e coordenar as atividades. As regras completas podem ser encontradas neste link.

Destaque de 2014

Mais de 300 times se inscreveram na edição do ano passado e nove deles eram brasileiros. Entre os 25 que avançaram à fase seguinte, aquela com robôs, os dois brasileiros eram capitaneados pelo professor Ricardo Conde, que leciona nos colégios Sesi e Coopevo, em Votuporanga, no interior do estado de São Paulo.

Conde diz ter apostado na nostalgia para criar os vídeos dos seus dois projetos. Um deles falava de um banco genético que salvaria a raça humana da extinção e, o outro, de como a lua poderia servir como reserva de espécies de plantas e animais saudáveis. Segundo o professor, essa fase de preparação exige dedicação e tempo, No caso dele, 20 dias. “É preciso passar as ideias de forma clara para não gerar dúvida nem para um leigo e tomar cuidado com o texto, porque o vídeo vai ser traduzido para o inglês”, explica”.

Na fase seguinte, é preciso programar o robô e filmar a execuções das missões. “É um trabalho intenso em que é necessário montar o cenário, construir o robô, criar regras de pontuação e escrever um documento em inglês. Depois é mandar um compacto da atividade vendendo o peixe para o Google: como você fez, qual a regra e o objetivo.

Apesar de não ter ficado entre os selecionados para viajar ao Japão, o capitão e professor diz ver benefícios claros com a atividade, como maior interesse dos alunos pelos estudos e também a apoio de familiares. Para a competição, ele diz selecionar os alunos mais jovens que demonstrem maior comprometimento com os estudos. “Os mais novos não têm muitas oportunidades e, se começam cedo, chegam ao ensino médio com outra visão.”

Baixe o PDF com regras do MOONBOTS 2015


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, google, robótica

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x