Tecnologia e acessibilidade são temas de evento no Rio - PORVIR

Inovações em Educação

Tecnologia e acessibilidade são temas de evento no Rio

Simpósio na PUC-Rio traz palestrantes do mundo inteiro, além de exposição de produtos desenvolvidos pelos próprios alunos

por Redação ilustração relógio 25 de junho de 2013

Os alunos de engenharia da PUC-Rio estão desenvolvendo produtos tecnológicos que podem atender diferentes desafios ligados à acessibilidade. Ideias como uma impressora 3D que fabrica próteses para pessoas com membros amputados e uma touca capaz de ler pensamentos e traduzi-los para comandos capazes de movimentar cadeiras de rodas para aqueles que sofrem de paralisia estão sendo apresentadas, nesta semana, no 1o Simpósio de Engenharia, Automação e Acessibilidade. O evento gratuito acontece até o dia 28 de junho, no Rio de Janeiro.

Além de estimular a discussão e apresentação de inovações tecnológicas entre estudantes e professores, o simpósio busca dar visibilidade às ideias dos jovens para que elas tenham oportunidade de receber investimento de empresas e sejam produzidas e levadas ao público geral. “Não adianta a pesquisa ficar na faculdade sem ir pra escala industrial. Para ser acessível, ela precisa ser barata e para isso precisa contar com a integração entre universidade e empresas para chegar a uma produção em escala”, Ana Pavani, coordenadora e professora da graduação do curso de engenharia elétrica da PUC-Rio.

Simpósio na PUC-Rio traz palestrantes do mundo inteiro, além de exposição de produtos desenvolvidos pelos próprios alunoscrédito Kittichai / Fotolia.com

Além da exposição de projetos, o encontro também oferece palestras com diferentes nomes do mundo da engenharia e da acessibilidade. Nos próximos dias, ainda estão listados para palestrar especialistas nacionais como Raul Queiroz Feitosa, da PUC-Rio, Milton Oshiro, da USP, e internacionais como Satoshi Hirano, do Fujita Health University, Robert Riener, da Universidade de Zurique, na Suíca (Zurique/Suíça) e o Hermano Krebs, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos.

O Simpósio acontece no Auditório Pe. Anchieta, na PUC-Rio. As palestras acontecem das 8:30h às 15h, e a exposição fica aberta das 9h às 16h. A entrada é gratuita, mediante inscrição no site do evento, as vagas ainda estão abertas.


TAGS

carreira, inclusão, negócios de impacto social, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
5
0
É a sua vez de comentar!x