Tecnologia apoia preparação de estudantes para o futuro, dizem professores em pesquisa do Google - PORVIR
FG Trade/iStockPhoto

Inovações em Educação

Tecnologia apoia preparação de estudantes para o futuro, dizem professores em pesquisa do Google

Levantamento teve a participação de professores e familiares de alunos de educação básica, da rede pública e privada

por Redação ilustração relógio 15 de agosto de 2019

Uma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto YouGov mostra o posicionamento de pais e de professores em relação ao uso de tecnologias na sala de aula. Se por um lado 95% dos educadores entendem que a tecnologia prepara os alunos para o futuro, 47% dos familiares entrevistados avaliam que os recursos digitais são atualmente usados da melhor maneira para beneficiar a aprendizagem dos alunos.

O levantamento foi realizado por meio de formulário online, com 300 educadores (72% de ensino público, 27% privado e 1% ONG/Fundações) e 500 pais de alunos (56% público,
41% privado e 3% ONG/Fundações). Entre as famílias, 87% têm filhos no ensino fundamental (6-15 anos) e 13% no ensino médio (16-18 anos).

Em outros momentos, as opiniões seguem na mesma direção. Enquanto 95% dos professores concordam que trazer a tecnologia para a sala de aula pode tornar o aprendizado mais atraente para os alunos, tal ideia também é defendida por 91% dos pais brasileiros.

Entre os maiores desafios mencionados pelos professores estão o envolvimento dos alunos (77%) e o tempo para fazer tudo o que é necessário (60%). Novamente a tecnologia aparece como fator para virar o jogo: 9 em cada 10 acreditam que a tecnologia pode tirar da frente o trabalho repetitivo.

A equidade no acesso, isto é, promover oportunidades iguais para o bom uso da tecnologia é uma preocupação para 82% dos educadores, já que é com o apoio de computadores e recursos digitais de aprendizagem que conseguirão desenvolver com os alunos habilidades para o futuro, tais como comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico.

Os pais mencionam ainda outra tendência que já foi motivo de um guia aqui no Porvir, a personalização do ensino. Cerca de 74% deles concordam que a tecnologia permite que alunos aprendam em seu próprio ritmo.


TAGS

ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

1
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
1 Autores
Simão Pedro Marinho Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Simão Pedro Marinho
Visitante
Simão Pedro Marinho

Seria interessante oferecer aos leitores um link direto para os resultados da pesquisa. Isso lhes oferece a possibilidade de uma análise mais detalhada dos resultados.

X