Um recado dos estudantes para todos os professores - PORVIR
Crédito: Canva

Inovações em Educação

Um recado dos estudantes para todos os professores

Valorização e sinceros agradecimentos. Confira os depoimentos de crianças, adolescentes e jovens de diferentes regiões do país em homenagem aos educadores

por Marina Lopes / Ana Luísa D'Maschio / Maria Victória Oliveira / Beatriz Cavallin ilustração relógio 15 de outubro de 2021

Eles não mediram esforços para auxiliar os estudantes no período da pandemia. Foram centenas de gravações, videoaulas, chamadas de vídeo, de voz, mensagens de texto e ligações para garantir o direito à aprendizagem. Neste 15 de outubro, Dia dos Professores, mais do que nunca, é preciso reconhecer e valorizar o trabalho de cada educador e cada educadora que, apesar de todas as dificuldades do momento, recorreram a diferentes ferramentas – plataformas digitais, redes sociais, rádio, televisão e até mesmo materiais impressos – para assegurar que cada criança, adolescente e jovem pudesse continuar tendo acesso à educação.

Para celebrar a data – criada por Antonieta de Barros, primeira deputada negra do Brasil, em 1948 – ninguém melhor do que os próprios estudantes para homenagear o trabalho que é realizado diariamente pelos seus professores. Por isso, perguntamos a eles:

Após tanto tempo distante, o que vocês gostariam de dizer para os seus professores e professoras?

Confira as respostas:

“Obrigado professores por me ensinarem as coisas legais.”
Bruno Baccarin, 5 anos, São Paulo (SP)

 

“Eu gosto deles, da educação física, das artes e da professora Eliane. Eu senti falta do lanche, da professora, dos meus amigos, do professor Edmir e do professor Paulo.”
Pedro Henrique Oliveira Santos, 7 anos, Campinas (SP)

 

“Bom, como antes tinha aula online, eu aprendi muito. Agora que a presencial voltou, eu continuei aprendendo e estudando com os meus professores. Na aula online, claro, eu senti falta de todos os meus professores. E também de tudo o que eu passei. Eu passei por um ciclo de educação, e eu queria muito parabenizar os professores. ”
Alessander Pimentel Garcia, 7 anos, Parintins (AM)

 

“Como disse o grande escritor Monteiro Lobato, um país é formado por homens e livros. Principalmente nesses tempos pandêmicos e tão atípicos, a importância que o professor exerce na nossa sociedade é algo insubstituível e indispensável. Só tenho a parabenizar todos os professores do Brasil por lutarem bravamente pela educação e fazerem com que cada um dos seus alunos, mesmo sem estar perto, consigam aprender o conteúdo para que cada vez mais nossa amada pátria possa progredir. Só tenho que parabenizar todos os professores. Que Deus os abençoe!”
Abraão Anastácio, 15 anos, Monteiro (PB)

 

“Neste dia dos professores quero agradecer a todos vocês, pois sei de todo trabalho duro que vocês passam dia e noite. Professor, a profissão que gera todas as outras profissões. Sem vocês não existiriam engenheiros, médicos, arquitetos, etc. Obrigado a todos vocês.”
Davi Emanuel, 14, Parintins (AM)

 

“Obigada, pefessoia.”
Heitor Sthanke Teixeira, 3 anos, Palhoça (SC)

 

“Nesse Dia dos Professores, eu só tenho a agradecer. Agradeço muito por todos aqueles professores, desde o fundamental até o ensino médio. Professor não é só entrar na sala e dar aula. O professor é como se fosse uma música, é uma sintonia. O professor entra na sala, é algo que é feito com amor. Aquela aula que ele distribui é algo que não é feito na pressa, não é algo que qualquer um consegue fazer. Apenas nosso professor sabe como realmente é ser professor. Agradeço muito cada segundo, cada momento, dedicação que do tempo deles que gastaram para produzir uma boa aula, uma atividade. Eles sempre buscam desenvolver o nosso melhor, o nosso futuro. Eles estão ali na nossa caminhada, guiando a gente para o nosso sonho. Então, nesse Dia dos Professores eu só tenho a agradecer. Muito obrigado a todos os professores que estão comigo nessa caminhada.”
Carlos Gabriel, 16 anos, Macapá (AP)

 

“Queridos professores, neste dia especial gostaria de agradecer por toda dedicação no período da pandemia. Dizer que nada substitui a presença do professor em sala de aula.”
Victória Manuelle de Sena Butel, 7 anos, Parintins (AM)

 

“Passamos por um momento muito difícil de perdas e fomos obrigados a não irmos à escola, mas o estudo não parou porque os professores se esforçaram para realizar as aulas remotas. E agora as aulas presenciais com todos os cuidados. Eu aprendi que o gosto pelo estudo é a inspiração que o mundo precisa para evoluir. Feliz dia dos professores, em especial para minha professora Nazaré.”
Sarah Cleide, 8 anos, Belém (PA)

 

“Hoje, Dia dos Professores, minha gratidão e homenagem a todos os mestres de sala de aula. Obrigada por fazerem parte da nossa história e do nosso futuro. Nesse período de aulas remotas, percebeu-se ainda mais o amor, empenho e dedicação que vocês têm conosco. Obrigada por ser quem vocês são, por transmitir o conhecimento de uma forma tão simples e fácil.”
Bruna Silva Feitosa, 16 anos, São Sebastião do Umbuzeiro (PB)

 

“Eu queria agradecer meus professores por eles terem me ensinado muitas coisas. Eu senti muita falta deles, dos meus colegas e da minha escola, mas eu aprendi bastante coisas por causa deles, mesmo nas aulas online. Eu queria que os professores fossem mais valorizados, porque essa profissão é uma das mais importantes. É com ela que você vai aprender a fazer as outras profissões que existem. Ela é uma profissão que eu valorizo e queria que as outras pessoas também valorizassem. Eu queria agradecer muito a todos os professores por ensinarem as crianças. Até mesmo aqueles que ensinam adultos e adolescentes. Agradeço muito a eles e queria parabenizar por esse dia importante, que é uma data especial.”
Maiana Pimentel Garcia, 11 anos, Parintins (AM)

 

“Eu quero desejar um feliz Dia dos Professores, que me ensinaram a ler e a escrever. Eu amo muito eles, de coração.”
Isabelly Alves da Silva, 8 anos, Belém (PA)

 

“A pandemia reforçou uma ideia já instalada na minha mente, que é a importância de sentir a presença dos professores. Os meus não somente lecionam para mim, mas como são todos meus amigos. E apenas ver e ouvir através de uma tela de computador foi solitário demais, não foi o suficiente. Porque somente eles têm o dom e a paciência de ensinar não um, dois, três alunos, mas quarenta alunos numa sala de aula. Um dom e uma paciência que alguns pais ainda não conseguiram adotar para si pra poder passar aos filhos em casa. Então, de verdade, é um dom que somente eles têm, um dom que foi aprimorado agora nessa pandemia, onde não trabalhou somente 8 horas numa escola, mas mil horas por dia gravando aula, mandando lição, uma coisa de doido. E através desse depoimento, quero colocar minha homenagem, meu agradecimento, o meu respeito a todos os professores, os que lecionaram pra mim, ou aos que nunca lecionarão. Eu agradeço porque são vocês, o país é construído através de vocês!”
Kathellen Bianca Barbosa, 17 anos, São Paulo (SP)

 

“Vindo aqui parabenizar todos os professores da escola por serem bastante competentes, por sempre estarem ao máximo tentando ajudar, sempre que possível, sem exceção alguma. Cada um faz do jeito que pode, sempre tentando fazer a gente evoluir mentalmente, cada vez mais na escola.”
Carlos Manoel de Oliveira, 16 anos, Macapá (AP)

 

“Queria parabenizar os professores pelo excelente trabalho deles, por sempre nos ajudarem naquelas coisas que nós temos dificuldades, por também terem nos ajudado a procurar nossos conhecimentos e sempre estar dando o que podem.”
Guilherme Henrique, 16 anos, Macapá (AP)

 

“Eu queria falar que vocês, os professores, eles nos ajudam muito no aprendizado… porque sempre que alguém tem dúvida, vocês respondem e vocês ajudam muito a gente entender as coisas. Um beijo, eu adoro estudar. E nesse dia 15, eu quero desejar muita saúde e felicidade para vocês, que a gente está ajudando vocês. Vocês sempre ajudam a gente. Obrigada!
Luna Siqueira Francischini, 8 anos, São José dos Campos (SP)

 

“Obrigada a todos os professores de história que me ensinaram um pouquinho mais sobre esse grande mundão onde eu vivo. Obrigada aos professores de matemática, que mesmo que na maioria das vezes eu não entenda a maioria do que eles falam, ainda assim fazem um esforço escabroso para me ensinar o conhecimento deles. Obrigada aos professores de sociologia e de filosofia por me fazerem conjecturar mais sobre esse mundão que eu vivo. Aos professores de inglês e português que me explicaram um pouco mais sobre essa grande confusão que é nossa língua, que tem tanta beleza nela. E agradeço até mesmo aos professores chatos, porque eles me ensinaram que mesmo onde têm as pessoas chatongas, sempre vão ter momentos bons, às vezes essas pessoas chatongas são as que vão ensinar a gente a como superar os nossos desafios. Obrigada a todos os professores!”
Isabelle Castilho Fontelles, 16 anos, Indaiatuba (SP)

 

“Professor, nesse dia tão especial, não tenho nada a dizer a não ser a agradecer, por exercer seu papel de formar a sociedade do futuro, trabalhando arduamente dia a dia, mesmo com todas as dificuldades que estiveram ao nosso lado. Meu muito obrigado e feliz dia dos professores!”
João Lucas Medeiros Pinheiro, 15 anos, Cuiabá (MT)


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x