Universitários ajudam a produzir grandes shows - PORVIR

Inovações em Educação

Universitários ajudam a produzir grandes shows

Projeto entre centro universitário e empresa de eventos se torna novo laboratório multidisciplinar permanente

por Vagner de Alencar ilustração relógio 29 de abril de 2012

O Centro Universitário Una, de Belo Horizonte, em parceria com a empresa DM Promoções, tem oferecido aos alunos de mais de 15 cursos como a publicidade e propaganda, marketing, jornalismo, gestão ambiental, processos gerenciais, arquitetura e urbanismo, a possibilidade de aprender na prática, atuando em eventos famosos entre os jovens como Axé Brasil, Sertanejo Pop Festival e Uai Folia.

A proposta é que os alunos aprendam sobre o planejamento de espaços de circulação e convivência em eventos; execução de plantas arquitetônicas específicas; decoração; criação e planejamento de ações promocionais e de marketing; e ainda desenvolvam projetos paralelos dentro do próprio evento como ações ligadas à sustentabilidade e meio ambiente.

Professores e empresários atuam junto aos alunos na elaboração e execução dessas atividades. De acordo com o gestor responsável, Paulo Cavalcante, a integração entre os diferentes cursos é um dos grandes diferenciais do projeto. “O mais bacana é essa atuação multidisciplinar, que promove a troca de conhecimento entre eles. É muito positivo quando o aluno de logística trabalha junto com o de marketing, por exemplo”, avalia.

Jovens universitários fazem estágio produzindo o Axé Brasil, evento para 70 mil pessoas, em MGcrédito UNA DM Jovem

Jovens universitários fazem estágio produzindo evento para 70 mil pessoas, em MG

 

Segundo ele, todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são encaminhados à faculdade para servir como atividades também em sala de aula. “Dessa forma damos oportunidade de aprendizado e visão profissional para alunos que não fazem parte do dia a dia do projeto”.

Ao todo, 45 universitários participam do programa que conta como estágio no currículo dos alunos que recebem uma bolsa-auxílio e ajuda no transporte. Neste mês, eles organizaram o Axé Brasil, evento de dois dias no estádio do Mineirão, para mais de 70 mil pessoas. A próxima etapa será atuar nos eventos Sertanejo Pop Festival, Uai Folia e ExpoUna, que acontecem no segundo semestre deste ano.

O estudante de arquitetura e urbanismo, Enio Augusto Borges de Sousa, 22, desde novembro do ano passado esteve envolvido na elaboração do projeto arquitetônico do evento. Para ele, colocar em prática o conhecimento teórico foi importante para sua formação. “Muito do que aprendemos em sala de aula só entendemos efetivamente quando executamos na prática. Foi muito bom ajudar a construir o espaço e desenvolver o projeto”, afirma Enio.

Universitários participam da execução do Axé Brasil/ crédito UNA DM Jovemcrédito UNA DM Jovem

Jovens de diferentes disciplinas se unem para pensar desde arquitetura até ações promocionais

 

Já a universitária de gestão ambiental, Júlia Duarte da Cunha, 19, esteve à frente das ações de sustentabilidade realizadas antes e depois do evento. “Nossa ideia era inserir o uso de materiais recicláveis na produção. Aproveitamos pneus, tampinhas de garrafas e outros materiais para fazer o mobiliário dos estandes, como mesas e cadeiras. Além disso, realizamos antes da festa uma gincana entre os estudantes e arrecadamos 1.700 garrafas, que foram transformadas em vassouras sintéticas usadas para limpar o chão.”

Ainda como parte do projeto, os estudantes realizaram, em parceria com uma rádio local, o programa “Minuto Sustentabilidade” que, durante 17 dias, veiculou dicas sobre o uso sustentável da água.

Quem aprovou a integração entre os diferentes cursos foi a estudante de marketing, Flávia Alice Guieiros, 28. “Ter um trabalho direto com outras disciplinas é muito enriquecedor. Aqui podemos trabalhar e até atuar em outras áreas que não fazem parte do nosso campo de aprendizado. Pude inclusive palpitar na arquitetura”, diz.

Outras cursos do centro universitário também puderam participar do projeto com ações pontuais durante os dias do evento, atuando nos postos médicos, na captação de imagens, na produção do show e na customização de abadás.

Acompanhe o blog do projeto para saber mais sobre o que os jovens têm feito.


2
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
1 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
2 Autores
RogerMarina Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Marina
Visitante
Marina

Super bacana essa matéria! Fiquei encantada com este projeto que dá oportunidade para jovens universitários de conhecerem e participarem da produção de grandes eventos de Belo Horizonte. Essa parceria da UNA, que é uma universidade conceituadíssima, com a DM Promoções trás para o estudante uma chance de colocar em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Roger
Visitante
Roger

Nossa, super bacana! É muito raro uma universidade oferecer uma oportunidade como esta, que enriquece o trabalho e a prática do aluno ainda dentro da faculdade! E ainda pode ser que já saiam de lá com uma vaga no mercado de trabalho, pois a troca de expertises é muito grande! Parabéns, é uma ideia que vale a pena aplaudir…

X