Veduca lança Mooc de escrita científica - PORVIR

Inovações em Educação

Veduca lança Mooc de escrita científica

Curso tem oito módulos e é destinado a pesquisadores e alunos de pós-graduação que querem publicar artigos científicos

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 30 de agosto de 2013

O Veduca, plataforma que oferece cursos gratuitos das melhores universidades do mundo, inaugura hoje, 30, o Mooc de Escrita Científica, em parceria com o professor Valtencir Zucolotto, coordenador do grupo de nanomedicina e nanotoxicologia GNano do Instituto de Física de São Carlos da USP.

“Será um curso livre, ou seja, sem possibilidade de certificação ao final, porém com todas as funcionalidades da nova plataforma do Veduca disponíveis, como os quizzes ao longo das aulas, fórum de discussão e materiais complementares para download”, diz Carlos Souza, idealizador do portal. (O curso oferecido por Zucolotto já foi hit no Porvir, leia mais aqui).

O curso é composto por oito videoaulas, que são divididas em partes e acrescidas de quizzes e sugestões de redações para a fixação do conteúdo. Os tópicos abordados são: gênero literário da escrita científica; como produzir bons títulos, abstract e demais seções que compõem um artigo científico, como citar outros autores, como escrever bem em inglês e evitar erros comuns aos não-nativos na língua inglesa, como submeter artigos para publicação em revistas especializadas, entre outros. Na plataforma do Veduca, o estudante também pode baixar apostilas e outros materiais de apoio aos estudos.

Veduca lança Mooc de artigo científicocrédito Brendan Howard / Fotolia.com
Os públicos-alvo são principalmente pesquisadores e alunos de pós-graduação que queiram produzir artigos científicos para publicação em revistas especializadas internacionais. “Além desses, claro, qualquer profissional ou estudante interessado nos aspectos de estruturação e linguagem do discurso científico pode se beneficiar”, diz Zucolotto.

A  plataforma está no ar desde março de 2012 e reúne mais de 5.500 aulas, de 17 das principais universidades do Brasil e do mundo, como Harvard, Stanford, Yale, MIT, Berkeley, USP, Unicamp, Unesp e Unb. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse aqui.

Veja também videoaulas gratuitas que ensinam a fazer TCC, monografia, dissertação e tese.

 

 


TAGS

ensino superior, mooc

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x