Websérie destaca mobilização de jovens negros nas ciências
“Afrocaminhos: Juventudes Negras e Educação” conta com cinco episódios e entrevistas de estudantes do Projeto Afrocientista
por Ana Luísa D'Maschio 21 de junho de 2024
Iniciativa da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as), o Projeto Afrocientista nasceu em 2018 com dois objetivos centrais: potencializar a vocação científica e promover o letramento racial de estudantes afro-brasileiros. E nada melhor do que ouvi-los para entender o impacto das formações. O resultado está registrado na websérie “Afrocaminhos: Juventudes Negras e Educação”, que acaba de ser lançada pelo Instituto Unibanco, parceiro do projeto, ao lado do MEC (Ministério da Educação).
Os cinco episódios têm, em média, 7 minutos de duração. O primeiro já está disponível neste link e os demais serão lançados semanalmente, às quintas-feiras. Identidade racial, racismo no espaço escolar e ações afirmativas são alguns dos temas tratados.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
“Um país como o nosso não tem apresentado bons resultados estatísticos, aos olhos do mundo e aos nossos olhos. O Afrocientista é um projeto de iniciação científica na educação básica que tenta responder a questões como as que foram apresentadas mais cedo, sobre a desigualdade racial”, afirma Silvani Valetim, da diretoria da ABPN.
Presente em diferentes regiões brasileiras, o projeto busca ampliar as metodologias pautadas na Lei 10.639/03 como ferramenta de superação das desigualdades, e também promover a temática das relações étnico-raciais nos espaços educacionais brasileiros.
Nos episódios, somam-se às entrevistas dos estudantes do ensino médio e do ensino superior que participam – ou já participaram – do projeto os depoimentos de pesquisadores e especialistas, como Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).
Confira a sinopse:
- Descobrir-se negro: o papel da escola no reconhecimento racial. Neste episódio, os estudantes relatam o processo de autoidentificação racial, fortalecimento da identidade negra e autoafirmação.
- Escola antirracista: representatividade importa: O episódio aborda o racismo presente no espaço escolar, o processo de compreensão da sua existência pelos estudantes negros, seu impacto sobre a trajetória acadêmica desses estudantes e o papel da escola no enfrentamento do racismo.
- O lugar das relações étnico-raciais na escola: Neste terceiro episódio, o foco está na relação entre fortalecimento da identidade negra e a construção de perspectivas de futuro que contemplem o acesso à universidade.
- Ações afirmativas e o direto à educação da população negra: A importância das políticas afirmativas na educação básica e no ensino superior é o tema do episódio, que trata da Lei de Cotas, de políticas de permanência na universidade e da Lei 10.639.
- Fazer ciência com consciência racial: O processo de apagamento das contribuições das populações afro para a ciência e a dificuldade de ingresso e os desafios para permanência no ensino superior enfrentados pelos estudantes negros são temas do episódio.