O que Bill Gates e a Maria do crochê têm em comum? - PORVIR

Inovações em Educação

O que Bill Gates e a Maria do crochê têm em comum?

5 entre 6 processos educativos ocorridos na vida das pessoas não aconteceram na escola; é a chamada educação invisível

por Patrícia Gomes ilustração relógio 26 de setembro de 2012

Maria aprendeu com a avó a fazer crochê e hoje, décadas depois, tem a barraquinha mais movimentada da feirinha de artesanato. João até fez faculdade de administração, mas foi com seu primeiro patrão, o seu Arnaldo da quitanda, que aprendeu a liderar uma equipe. Walt Disney, Bill Gates, Henry Ford, José Saramago também trilharam caminhos, digamos, mais autônomos. Em todos esses casos, os processos educativos mais relevantes por que esses profissionais passaram, que acabaram sendo definidores de seu posicionamento no mercado de trabalho, não ocorreram nos bancos de uma sala de aula tradicional. Momentos como esse correspondem, segundo o especialista em inovações educacionais, John Moravec, a cinco em cada seis processos educativos por que passamos na vida. É a chamada educação invisível.

“A educação invisível reconhece que as formas de aprendizagem formal, não formal, informal e incidental são interligadas. A maior parte do nosso aprendizado é não formal”, diz Moravec que, com seu colega Cristóbal Cobo, descreveu o conceito no livro Aprendizagem Invisível – Para uma Nova Ecologia da Educação [livre tradução de Aprendizaje Invisible – Hacia una Nueva Ecología de la Educación], disponível em espanhol para download gratuito.

O MEC define a educação formal como aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais, a não formal como iniciativas organizadas de aprendizagem, mas que acontecem fora dos sistemas de ensino, e a informal e a incidental como as que ocorrem ao longo da vida.

vlorzr / Fotolia

O que acontece, explica o especialista norte-americano, é que a educação formal respondia muito bem às necessidades dos séculos 17 e 18, quando era preciso aprender a não contestar autoridades e ser formado para trabalhar em um mercado de lógica industrial. “Hoje, precisamos preparar para profissões que ainda nem existem”, diz ele. Nesse novo formato, em que a tecnologia é uma importante ferramenta, mas não deve ser vista como resposta para todos os males, é preciso repensar o papel da escola. “Nós punimos as crianças que demonstram criatividade e curiosidade. Isso deu certo no passado, mas não é o caminho hoje.”

O ideal, defende Maoravec, é que os professores descubram as paixões e os interesses das crianças para fazer com que a educação visível e a invisível tenham pontos de convergência. “Devemos perguntar para a criança o que ela deseja aprender. Quer começar um negócio? Então que comece um negócio. Se ela for bem sucedida, vai ser ótimo. Mas boa parte dos novos negócios não prosperam. É possível aprender até no fracasso.”

O fato de boa parte dos processos de aprendizagem ocorrerem fora da escola, diz Moravec, traz um problema para os governos, já que a educação formal recebe mais investimento e concentrar recursos nos outros formatos é muito mais difícil, porque demanda a avaliação dos resultados da educação invisível. Mesmo em empresas que se preocupam com a formação de seus funcionários, esse descompasso é patente, afirma ele. “Entre 80% e 94% do que se aprende nas empresas vêm de aprendizado informal, enquanto que 80% do orçamento destinado à aprendizagem é gasto em educação formal.”

Inova Educa

Na próxima segunda-feira, Moravec participa, por teleconferência, da abertura do evento Inova Educa 3.0, que acontece em São Paulo. O norte-americano vai promover uma reflexão sobre a pergunta: a inovação na educação pode ser aplicada à realidade brasileira? Ainda há convites à venda. Para se cadastrar, basta acessar o portal.

 


TAGS

competências para o século 21, ensino domiciliar, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x