Cursos online para otimizar o uso tecnologia na educação - PORVIR
Crédito: kkolosov / Fotolia.com

Como Inovar

Cursos online para otimizar o uso tecnologia na educação

Porvir separou programas de instituições nacionais e internacionais que abordam novas metodologias e o uso de ferramentas digitais

por Redação ilustração relógio 7 de janeiro de 2016

Para quem quer começar a aprender algo novo, o Porvir reuniu uma lista de cursos online e gratuitos que auxiliam educadores interessados em ampliar e qualificar o uso de tecnologia na educação.

Da adoção de novas metodologias ao uso de ferramentas digitais, a lista traz programas ofertados por instituições nacionais e internacionais que ajudam a usar todo o potencial dos recursos tecnológicos na educação. Confira:

Fundamentos do Google para o Ensino (Fundação Lemann, Foreducation & Google for Education)
Dividido em cinco módulos, apresenta aos educadores possiblidades de uso das tecnologias do Google, como YouTube, Chrome, Google Agenda, Grupos do Google Drive e Hangouts. Além de um vídeo introdutório, cada tópico explora casos práticos e sugere um passo a passo sobre como realizar algumas tarefas. Disponível em português.

Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação (Fundação Lemann e Instituto Península, Brasil)
Direcionado aos professores que buscam otimizar o uso de tecnologia na educação, o curso traz videoaulas, quizzes, avaliação global e fóruns de discussão que compartilham experiências reais e proporcionam reflexões sobre modelos de ensino híbrido e sua relação com a personalização do ensino. Disponível em português.

Ensinar com tecnologia (Microsoft)
Composto por seis módulos, o curso mostra como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem melhorar a experiência de ensinar e aprender, tratando de temas como o letramento digital, integração da pedagogia com a tecnologia e o gerenciamento das TICs na sala de aula. Disponível em português.

Aprendendo a Ensinar Online (UNSW, Austrália)
Dividido em 13 videoaulas, o curso apresenta diversas ferramentas e recursos que contribuem para o aprendizado online, como o uso de áudio e blogs. Disponível em inglês.

Aprenda a ensinar programação com o Programaê! (Fundação Lemann & Fundação Telefônica)
Tem o objetivo de apoiar educadores no desenvolvimento de aulas com o ‘Programaê!’, movimento criado para aproximar a programação do cotidiano de crianças e jovens. Em três módulos, os educadores aprendem conceitos básicos de ciência da computação, pensamento computacional, estruturas de programação, entre outros. Disponível em português.

Mídia, Educação e Mercado (MIT, Estados Unidos)
O curso é composto por 14 videoaulas com diferentes palestrantes. Entre os tópicos apresentados, estão o uso de tecnologia na educação, consciência crítica em relação à mídia e vídeos na internet. Disponível em inglês.

EAD- Escola Digital (Escola Digital, Brasil)
Dividido em três módulos, o curso auxilia na integração da tecnologia ao currículo e mostra como a plataforma Escola Digital, que reúne objetos digitais de aprendizagem, pode colaborar para isso. Disponível em português.

Big Data na Educação (Teachers College/Columbia, Estados Unidos)
O curso apresenta métodos para a mineração de dados e análise de aprendizagem em dados educacionais de larga escala. Disponível apenas em inglês.

Design e Desenvolvimento de Jogos para Aprendizagem (MIT, Estados Unidos)
O curso explora o processo e construção e desenvolvimento de jogos educativos, além de incluir questões de avaliação e implementação. Disponível apenas em inglês.

As tecnologias de informação e comunicação na educação (UNAM, México)
O curso apresenta estudos de caso sobre o uso das TICs, além de analisar diferentes ambientes de aprendizagem e apontar o papel das ferramentas digitais em cada um deles. Disponível apenas em espanhol.

Introdução ao e-Learning (Fundação Bradesco, Brasil)
Explica a metodologia do aprendizado online, apresentando benefícios e características desta modalidade. Disponível em português.

TI na Educação (Fundação Bradesco, Brasil)
Apresenta conceitos da área de Tecnologia da Informação na Comunicação, trabalhando tópicos como o uso de notebook para a criança aprender brincando, políticas para desenvolvimento do setor e tendências. Disponível em português.


TAGS

big data, coursera, educação online, edx, ensino híbrido, tecnologia, veduca

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x