Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Crédito: Marina Lopes/Porvir

Inovações em Educação

Educast: escola transforma suas práticas em busca de gestão democrática

No segundo episódio da série em áudio sobre escolas inovadoras, você conhece a experiência da EMEF anexa ao Educandário Dom Duarte

por Redação 22 de agosto de 2016

S
Este conteúdo faz parte da
Série Educast

Está no ar mais um programa Educast, produzido pelo Porvir, em parceria com a Nova Escola e a Central 3. No segundo episódio da série sobre escolas inovadoras, você conhece a Escola Municipal de Ensino Fundamental anexa ao Educandário Dom Duarte, que está em processo de transformação para não deixar nenhum aluno para trás. Localizada no bairro Jardim Esmeralda, em São Paulo, ela está apostando em projetos interdisciplinares e muitas parcerias para construir uma gestão mais democrática.

Ouça o Educast (e compartilhe com seus amigos):

Ficha da EMEF anexa ao Educandário Dom Duarte

Onde: São Paulo (SP)
Etapa: Ensino Fundamental
Matrículas: 328
Funcionários: 30
Principais tendências educacionais identificadas: Competências para o Século 21.

Destaques da experiência: Em um espaço privilegiado de quatrocentos e oitenta e oito mil metros quadrados de área verde, quadras e prédios tombados pelo patrimônio histórico, a escola está localizada dentro do Complexo Educacional Educandário Dom Duarte, criado pela ONG Liga Solidária para atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Em processo de transformação das suas práticas, a EMEF Dom Duarte tem feito parcerias para ampliar o protagonismo dos alunos, construir uma gestão mais democrática e conseguir resultados positivos na aprendizagem dos alunos. A meta da escola é alcançar o desenvolvimento integral de todos, sem deixar nenhum aluno para trás.

Resultados: As transformações realizadas na escola ajudaram a ampliar o protagonismo dos alunos, consolidando ações como a escolha de representantes de turma e a criação de um grêmio escolar. Por meio dessas estratégias, meninos e meninas passaram a ter mais voz nas decisões. A busca por uma gestão democrática também ajudou a diminuir eventuais problemas de indisciplina.

Veja galeria de fotos da EMEF anexa ao Educandário Dom Duarte

Créditos
Roteiro e produção: Laís Semis (Nova Escola), Vinícius de Oliveira, Marina Lopes (Porvir). Captação de áudio das entrevistas: Nairim Bernardo (Nova Escola). Locução: Laís Semis. Gravação, edição e mixagem: Leandro Iamin.

Confira outros episódios: 
Educast #01: EMEI Gabriel Prestes usa a cidade como uma extensão da escola
Educast #03: Debate sobre inovação na escola

TAGS

autonomia, competências para o século 21, educação integral, educast, ensino fundamental, escolas inovadoras, série educast