Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Glossário

Novas Certificações

Ferramentas que formalizam competências adquiridas em espaços formais e informais de aprendizagem

por Redação 20 de agosto de 2015

Diante da velocidade das informações e novas formas de ensinar e aprender, os diplomas tradicionais não dão conta de certificar a aquisição de capacidades específicas. Um diploma de graduação, por exemplo, oferece a mesma certificação para todos os alunos, sem fazer distinções do que cada um fez durante sua carreira acadêmica. Como comprovar as habilidades que os diferenciam dos demais? Para atender essa demanda, as novas certificações validam competências específicas adquiridas em espaços formais e informais de aprendizagem.

Com ferramentas que formalizam diferentes vivências, um profissional de engenharia consegue comprovar que tem competências para escrever relatórios, por exemplo; ou um aluno de ensino médio pode mostrar que é um bom programador. A comprovação de tais competências não substitui os diplomas tradicionais, mas gera minicertificações que podem compor um portfólio mais abrangente e personalizado de profissionais e estudantes que têm o potencial de facilitar o ingresso em outras formações ou garantir uma vaga de trabalho.

Entre as novas certificações existentes estão os badges, distintivos ou medalhas digitais, pelos quais profissionais ou estudantes conseguem certificar habilidades ou conhecimentos adquiridos através de formações online, trabalhos voluntários ou participação em projetos. Com imagens de ícones variados, os badges são emitidos por meio de um software, que inclui informações detalhadas sobre a atividade certificada, tais como: instituição emissora, data e descrição de atividade, além de links para requisitos e evidências de que o aluno de fato cumpriu o exigido. Os badges podem ser compartilhados em portfólios online, páginas em redes sociais, sites pessoais ou páginas de emprego.

TAGS

novas certificações