4 ferramentas on-line para estudar para o Enem - PORVIR
Crédito Sergey Skleznev / Fotolia.com

Inovações em Educação

4 ferramentas on-line para estudar para o Enem

O Porvir separou uma lista de plataformas que ajudam os estudantes na hora de elaborar um roteiro de estudos personalizado

por Marina Lopes ilustração relógio 6 de agosto de 2014

Faltam três meses para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Com a proximidade da prova, contar com a ajuda de ferramentas on-line pode ser uma boa opção na hora de revisar os conteúdos. Para ajudar os estudantes que estão nessa fase, o Porvir separou  uma lista com dicas de quatro plataformas que ajudam na elaboração de um roteiro de estudos personalizado.

Entre as plataformas selecionadas, três são gratuitas e uma funciona com um plano de assinatura mensal. As ferramentas promovem diagnósticos do desempenho do estudante em diversas disciplinas e indicam os tópicos que ele apresenta mais dificuldade. Com base nesses dados, o aluno tem conhecimento sobre os conteúdos que precisa se dedicar mais.

Confira a lista:

1. Geekie Games

Utilizando tecnologias de aprendizado adaptativo, a ferramenta gratuita promove um teste inicial que identifica as principais dificuldades e níveis de proficiência do estudante. Com base nesse diagnóstico, a Geekie Games traça o plano de estudos personalizado para cada aluno, que leva em conta as necessidades e os conteúdos que exigem maior atenção. Além disso, o estudante também tem acesso a aulas disponíveis na própria plataforma.

Baseado na metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma usada no exame oficial, o sistema permite a realização de simulados e faz um comparativo da sua pontuação com a nota de corte dos cursos e faculdades que você escolheu prestar.

2. AppProva

Composto por mais de nove mil questões, o aplicativo gratuito testa os conhecimentos dos estudantes de forma divertida e aponta os principais conteúdos que precisam ser estudados. Com três tipos de treino, os estudantes podem escolher entre jogar um quiz, desafiar os colegas ou realizar um simulado nos moldes do Enem.

Conforme o aluno utiliza o aplicativo e responde as questões disponíveis na plataforma, ele tem acesso a um relatório do seu desempenho que permite acompanhar o desenvolvimento em cada uma das áreas de conhecimento contempladas pelo exame do Enem. Além de estar disponível em uma versão mais completa para o Facebook, a ferramenta também pode ser acessada em  smartphones ou tablets.

3. Adaptativa

Centrada na disponibilidade de tempo do aluno, a Adaptativa elabora um plano de estudos sobre os conteúdos que o aluno precisa reforçar até a chegada da prova. Dentro da plataforma, o estudante consegue assistir a videoaulas e à resolução de questões de exames anteriores. A partir dos conteúdos que já foram visualizados, dos exercícios resolvidos e dos simulados, a ferramenta apresenta um relatório sobre disciplinas que ainda precisam ser estudadas para atingir a meta.

Durante o primeiro mês, o estudante tem acesso a todos os conteúdos de forma gratuita. Após esse período de experimentação, o usuário pode escolher um plano de assinatura que se enquadra nas suas necessidades.

4. Estudavest

Com soluções que permitem o uso em dispositivos móveis, a plataforma oferece um banco de dados com questões sobre o Enem e os vestibulares de todo Brasil. A partir da resolução dos exercícios, a ferramenta apresenta as estatísticas de evolução diária, além de destacar as disciplinas e conteúdos específicos que necessitam ser aprimorados.

Após realizar um cadastro e resolver os exercícios, o estudante tem acesso a uma classificação no ranking geral, que mostra como está o seu desempenho em relação aos outros usuários cadastrados na plataforma. Entre as opções disponíveis, o aluno pode escolher entre resolver questões sobre temas específicos, fazer provas de exames anteriores ou participar de simulados com novas questões. A ferramenta é gratuita.


TAGS

aplicativos, enem, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

7 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
7
0
É a sua vez de comentar!x