Coursera fala português e terá USP e Unicamp - PORVIR
Crédito: efks / Fotolia.com

Inovações em Educação

Coursera fala português e terá USP e Unicamp

Plataforma firma parceria com universidades brasileiras e também oferecerá cursos para professores da educação primária e secundária

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 17 de setembro de 2014

O Coursera, plataforma de ensino on-line que oferece MOOCs  (Cursos On-line Abertos Massivos, na sigla em inglês) de 110 universidades do mundo, começa neste mês a falar português e anunciou nesta quarta-feira (17) uma parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para marcar presença no Brasil. Os primeiros cursos com a grife das instituições estarão disponíveis no começo de 2015, uma novidade que vai ao encontro do que o Porvir publicou no início do mês de agosto.

A USP começa no Coursera com Fundamentos e Linguagem de Negócios (The Blue Side Up)Origens da Vida no Contexto CósmicoHistória da Contabilidade e O Sistema Previdenciário Brasileiro: Características e Aspectos Distributivos. Por sua vez, a Unicamp estreia com os temas Processamento Digital de Sinais e O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor. Em ambos os casos ainda não há data exata para o início dos cursos, mas já é possível manifestar interesse para ser avisado por e-mail.

O Brasil superou recentemente a marca de 300 mil usuários no site, o que o coloca como quinta maior base de usuários, atrás apenas de Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido. “Queremos derrubar barreiras para o ensino de qualidade, porque os empregos que vão existir amanhã no Brasil e ao redor do mundo não são aqueles de hoje, e aquilo que as pessoas aprenderam na faculdade há 15 anos atrás já não é suficiente”, disse Daphne Koller, cofundadora e presidente do Coursera, em evento realizado em São Paulo. Koller afirmou que a empresa pretende se situar estrategicamente no novo cenário em que a personalização do ensino ganha força (Veja aqui o especial do Porvir sobre o tema) e o ambiente virtual aparece integrado com as aulas presenciais. “O conhecimento básico será adquirido on-line, no ritmo e na hora em que o aluno desejar, até que domine habilidades básicas para que chegue na aula e o professor o ajude a solucionar problemas, debater e argumentar”, explicou.

Além da chegada dos novos MOOCs com a ajuda das duas principais universidades do país, o Coursera oferecerá, em parceria com a  Fundação Lemann, cursos de desenvolvimento profissional para professores da educação primária e secundária. O primeiro deles é Gestão Estratégica, que começa em abril de 2015. A instituição brasileira já comanda uma comunidade responsável por traduzir para o português as aulas de 28 cursos existentes no site em outras línguas.

O pró-reitor da Unicamp João Frederico Meyer afirma que, com a chegada da nova plataforma, caem por terra argumentos típicos usados por professores no ensino tradicional, como “neste semestre não terminei o programa” e “até o fim do mês não terei dado toda a matéria”. “O professor passa a ser o criador do ambiente no qual o aluno é sujeito do seu próprio processo de aprendizagem”, disse. Meyer também lembra que o ensino on-line serve para quebrar o paradigma da aula presencial que, dentre outros problemas, limitou a expansão o ProFis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior). O projeto dá formação geral em dois anos e garante acesso automático ao ensino superior, mas a universidade enfrenta dificuldade em atender a alta demanda. “Agora vamos dobrar o Cabo das Tormentas e transformá-lo em Cabo da Boa Esperança”, compara.

Segundo o pró-reitor de pesquisa da USP José Eduardo Krieger, as novas plataformas de ensino on-line abrem novas perspectivas e podem ajudar a universidade a “lidar com um grande dilema em que a sociedade cobra expansão vagas e os recursos para espaços físicos e estrutura já passaram do limite”. Além disso, de acordo com ele, o apoio do big data, com raio-x completo do que é assimilado por alunos, também trará impacto nos cursos atuais de direito, engenharia e medicina, e o professor poderá finalmente fazer a diferença. “Eu costumo dizer que os alunos fazem um esforço tremendo para entrar na universidade e se contentam com a gente dando uma aula enciclopédica, onde a diferença de um professor de instituição de classe mundial nem aparece. Na medida em que a forma tradicional de ensino é quebrada, ela nos força a ver isso”, disse.

Coursera fala português e terá USP e UnicampCrédito: divulgação

* Atualização: Foram acrescentados ao segundo parágrafo deste texto os primeiros cursos a serem oferecidos por USP e Unicamp, totalmente em português. No quarto parágrafo, foi adicionado o link para Gestão Estratégica, curso promovido pela Fundação Lemann. Os atuais cursos do Coursera têm interface em inglês e videoaulas com opção de legenda em português.

Veja abaixo os cursos com início em setembro, outubro e novembro pelo Coursera com videoaulas legendadas em português

–       Aprendizagem automática – Stanford University – 22 de setembro
–       Desenvolvimento de ideias inovadoras para novas empresas – University of Maryland – 29 de setembro
–       Introdução à lógica – Stanford University – 29 de setembro
–       Introdução ao pensamento matemático – 29 de setembro
–       Fundamentos da estratégia de negócios – University of Virginia – 6 de outubro
–       História da internet, tecnologia e segurança – University of Michigan – 6 de outubro
–       Introdução às finanças – University of Michigan – 6 de outubro
–       Modelos de pensamento – University of Michigan – 6 de outubro
–       As ferramentas do cientista de dados – Johns Hopkins University – 6 de outubro
–       Compositor de canções – Berklee College of Music – 13 de outubro
–       Design: a criação de artefatos na sociedade – University of Pennsylvania – 20 de outubro
–       Fundamentos das práticas de ensino para aprendizagem 2: ser um educador – Commonwealth Education Trust  – 20 de outubro
–       Princípios de microeconomia – University of Illinois at Urbana-Campaign – 20 de outubro
–       Linguagem R – Johns Hopkins University – 3 de novembro
–       Uma introdução à saúde global – University of Copenhagen – 4 de novembro


TAGS

coursera, educação online, ensino superior, mooc, novas certificações, stanford, tecnologia, unicamp, usp

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest


39 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Juliana Beatriz Venancio

Tem alguma coisa de errada nessa notícia.
Comentaram que os cursos são em português.
Fiz a minha inscrição mais está tudo em inglês.

Aguardo retorno.

Leonardo

Bom dia !!! Qual site faço inscriçao?

maria monteiro

Olá eu não consegui mudar para portugues para fazer a inscrição
Não achei a opção “mude seu idioma para português em “Settings”
poderia me ajudar?

Obrigada

Maria Monteiro

Roberto

Clica em “change language”

ANTONIO ZANETTI JUNIOR

Brilhante e oportuna iniciativa.
A difusão democrática do conhecimento com certeza é uma ponte real para aproximação dos homens e, por consequência, uma forma de promover o entendimento global e a paz.

Parabéns

ZanettiJr

Ricardo Dantas Pacheco

Fico feliz em saber que instituições como essa, tem dado oportunidades a todos aqueles que de alguma forma, querem obter novos conhecimentos e se pré-dispõe a novos formatos de ensino… Parabéns a todos que disponibilizam essas novas portas para o saber!!!

Sula

Eu já fiz minha inscrição gratuita no curso Modelos de Pensamento, e fiquei com dúvida quanto ao certificado. Eu tenho que já pagar por ele ou faço o curso e depois pago?

Alessandra

Fiquei com a mesma duvida. =/

Taciana de Carvalho Oliveira

Olá,tudo bem?
Quanto às aulas, tem um horário específico pra ver os vídeos, ou fica a critério do aluno?
Obrigada!

Roberto

3 cursos que cliquei estão disponíveis apenas em inglês

Roberto

Vi agora que pode alterar o idioma em “settings”.
Ainda não conferi o curso, mas as páginas de descrição dos cursos apenas os títulos dos tópicos estão traduzidos.

Outra coisa que a matéria omitiu é que para obter o certificado tem que pagar (rs). No curso que verifiquei, o valor é de US$ 39,00.

Nada contra pagar um valor baixo para estudar, mas é o velho problema da mídia que omite informações para levar a massa de usuários para realizar pageviews.

Somos gado. Só falta o ferro quente marcar nossa bunda com o logo do site.

MARIA DE FATIMA DIAS MENDES GARCIA

Fiz graduação em Administração e MBA em Captação de recursos Financeiros através de aulas semi presenciais. Ou seja, você estuda on line e fazia provas presenciais em encontros mensais com duração de dia. Acho a melhor opção para quem não quer perder tempo com trânsito além de estudar na segurança do seu lar e com conforto. Ressalto que é preciso muita disciplina.
Ouvi a noticia ontem na CBN e acabei de fazer a minha inscrição para o primeiro curso na Universidade de Stanford (com legendas em português e gratuito).

Fernanda Lima

Oi, boa tarde!
Gostaria de saber como funciona, como faço a inscrição, quando começa o curso?
no aguardo de um retorno
Obrigado

maria do carmo da silva

Achei maravilhosa essa inciativa !! sou estudante de pedagogia e me interessou muito o curso de Fundamentos das práticas de ensino para a aprendizagem 2 ser um educador .

Como posso participar é aberto a tds como funciona ?

Matheus Di Felippo Fabricio

Gostaria de saber se esses cursos apresentados no site validam algum tipo de certificado.

Obrigado

Stéphanie Suconic

Olá, eu gostaria de ser informada por e-mail sobre os cursos USP e UNICAMP, é por aqui mesmo? Como faço?

Fabiana

Fui fazer a inscrição do curso Saúde global mas tem que pagar U$ 49,00. Não era grátis?

arnaldo rocha

gostaria alguma coisa na area de gatronomia

Miguel Leme

Por gentileza, gostaria de informações sobre os cursos a serem disponibilizados pela USP e UNICAMP, seu início e como se cadastrar nessa modalidade.

Muito interessado, inclusive familiares.

Atenciosamente,
Miguel Leme

Miguel Leme

Gratíssimo Vinicius, guardamos os link’s, com certeza eu e familiares faremos nossas inscrições brevemente.

Grande abraço e muito grato pela atenção,

Miguel

Maria Aparecida Moraes

Quais as instruçôes para fazer os cursos? Esses cursos são pagos? Obrigada.

Dev

I precisely wehsid to thank you a lot yet once more. I’m not necessarily certain what I might have performed in the absence of the ideas shown by simply you regarding this case. This is a huge frustrating scenario many people feel, nevertheless finding out the well-written technique you treated the situation made me to weep for gladness. Now now i’m happy to the information after which it trust you understand what a fantastic job that you’re undertaking training the below average ones all through an internet site. Probably you haven’t run into any of us.

Roberth

Coursera fala português e terá USP e Unicamp

Roberth

Coursera fala português e terá USP e Unicamp

Marcia Silva

Oie, gostaria de saber qual o idioma durante as provas e avaliações dos cursos no Coursera com videoaulas com opção de legenda em português. Por exemplo, se optar pelo português, as avaliações serão nesse idioma?

Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.