MOOC ensina fundamentos de administração - PORVIR
Pressmaster/Fotolia.com

Inovações em Educação

MOOC ensina fundamentos de administração

Faculdade de Economia e Administração, Fundação Lemann e Veduca fazem parceria para lançar curso on-line aberto massivo

por Marina Lopes ilustração relógio 25 de novembro de 2014

Quem tem interesse em conhecer conceitos de administração e as principais tendências práticas e teóricas no campo da gestão terá uma nova opção para estudar esses conteúdos. A Faculdade de Economia e Administração da USP, em parceria com a Fundação Lemann e o Veduca, lançou nesta terça-feira (25) o MOOC (Cursos On-line Abertos Massivos, na sigla em inglês) Fundamentos de Administração (clique aqui para acessar o curso), o primeiro curso da instituição a ser oferecido nesse formato.

O objetivo do curso, que já está todo disponível, é ampliar o alcance de conhecimentos na área para diversos alunos de dentro e de fora da instituição. Ele pode ser realizado por qualquer interessado na área – estudantes de graduação e de cursos que envolvem abordagem gerencial e empreendedores que desejam ampliar os seus conhecimentos no tema.

A escolha de trazer um curso sobre os fundamentos da área parte de uma intenção de abordar conceitos iniciais e promover um alicerce sobre o tema. O curso apresenta um total de 17 etapas, que abordam tópicos como visão sistêmica, planejamento, organização, controle, burocracia e funções do administrador. Todas as aulas são ministradas pelo professor Hélio Janny Teixeira, da FEAUSP, que também procura apresentar referências bibliográficas para ajudar o aluno a se aprofundar nos temas.

As universidades ainda têm uma demanda muito grande por cursos que abordam esses tópicos, conforme apontou Teixeira. “Esse curso permite atender milhares de alunos que têm interesse e necessidade de aprender fundamentos em administração”, destacou. Além disso, o aluno tem a possiblidade de receber um certificado após completar todas as aulas.

De acordo com Marcelo Caldeira Pedroso, do departamento de administração da FEA, é necessário repensar a forma como a educação é provida. Os cursos a distancia podem não substituir uma aula presencial, porém, esse recurso tem o poder de somar como uma nova tecnologia, podendo atingir uma grande quantidade de alunos. Segundo Carlos Souza, CEO do Veduca, os MOOCS ajudam a oferecer aulas de qualidade, ampliando e democratizando o acesso, ao mesmo tempo em que apresenta a oportunidade de fortalecer o ensino presencial.

Segundo Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, iniciativas como essa podem servir para apoiar empreendedores que estão buscando alternativas para melhorar a qualidade da educação no país. “A gente tem a oportunidade de criar um ensino a distância de nova geração.”


TAGS

ensino superior, mooc

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

329 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
329
0
É a sua vez de comentar!x