O sonho de 66 milhões de meninas contado em filme - PORVIR
deviantART / Fotolia

Inovações em Educação

O sonho de 66 milhões de meninas contado em filme

Narrado por Meryl Streep, Girl Rising retrata a vida de 9 jovens de diferentes países que lutam pelo direito de estudar

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 8 de janeiro de 2013

Estamos no começo de 2013. O mundo, em vez de acabar, como os gurus imaginavam, parece estar em constante evolução, mas algumas coisas parecem ser de séculos passados. Você sabia que existem 66 milhões de meninas fora escola? Que, além de não terem acesso à educação, 14 milhões de garotas com menos de 18 anos vão se casar ainda neste ano? E que a principal causa de morte para as meninas de 15 a 19 anos não é a fome nem a Aids, é o parto? Mas existem algumas pessoas que desejam fazer diferente. O documentário Girl Rising vai retratar a vida e os objetivos de nove meninas que vivem em países diferentes. Cada uma delas representa uma cultura, um país, uma religião, mas, juntas, compartilham um só sonho: estudar e construir seu futuro.

“Depois de uma extensa pesquisa sobre as barreiras que sufocam as comunidades em situação de pobreza, se tornou claro que, ao educar as meninas, muitas dessas barreiras podem ser quebradas e a comunidade começa a florescer”, diz Justin Reeves, jornalista que faz parte da campanha 10X10 – iniciativa que promove a educação feminina pelo mundo por meio de parcerias com empresas e ONGs – e da produção do filme.

crédito 10x10act

Entre as histórias estarão: a personagem peruana que vive com seus pais em uma cidade desolada de mineração e, apesar da dificuldade de frequentar a escola, descobriu o poder transformador da poesia; do outro lado do oceano temos Amina, a garota afegã que teve o sonho trocado por um carro, quando foi obrigada a se casar por cerca de US$ 5.000 deixando para trás a busca pela universidade. O filme é dirigido por Oscar Richard Robbins , já indicado ao Oscar, e narrado por nomes como Meryl Streep, Anne Hattaway e Selena Gomez. “Nós combinamos arte e animação, ficção e documentário, o que criou um filme emocionante e dinâmico, que é, visualmente, muito bom de assistir”, diz Reeves.

Ficou ansioso? Então é bom esperar um pouco mais. Partes do filme serão exibidas pela primeira vez no Festival de Cinema de Sundance, em 21 de janeiro. Em maio, ele será exibido por duas noites na CNN e, só no meio do ano, terá sua estreia internacional em cidades de todo o mundo. “Estamos certamente procurando levar esse filme para o Brasil”, promete Reeves.

 

 

Se o trailer não foi suficiente para matar a curiosidade, você pode acessar o canal do Youtube e assistir mais sete vídeos.

Além das lentes

O filme não é a única iniciativa da 10X10 para promover a educação de meninas. Ela faz parcerias com empresas que também tenham esse interesse para ir além. Até agora, a campanha já conseguiu criar um fundo para recolher doações das pessoas que assistirem ao documentário. É exatamente nesse ponto que Reeves parece satisfeito. Para ele, realizar o documentário ampliou sua “paixão pela importância de conseguir mais assistência para as meninas, ao mesmo tempo que solidificou a convicção de que educá-las pode realmente mudar o mundo.”

crédito 10x10act

 

Isso porque estatísticas mostram, diz ele, que quando o sonho virar realidade, uma menina que tenha um ano extra de educação vai ganhar 20% mais como adulta. A criança que nascer de uma mãe alfabetizada terá 50% mais chances de sobreviver após os cinco anos de idade. Além disso, defende ele, as mulheres são as vozes mais importantes nas decisões globais. “São as mães de nossos filhos, dos líderes das comunidades. Sabemos que uma menina educada cresce para ser uma mulher educada, que certamente irá moldar o futuro de toda a comunidade e sua nação.”


TAGS

cinema, gênero

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

3 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
3
0
É a sua vez de comentar!x