Inscrições abertas para curso gratuito sobre Big Data - PORVIR

Inovações em Educação

Inscrições abertas para curso gratuito sobre Big Data

Primeira escola de verão sobre processamento e armazenamento de grandes volumes dados será realizada no Rio, em fevereiro

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 6 de novembro de 2012

Você já deve ter se questionado sobre a quantidade de estrelas que existem no universo, ou quantos grãos de areia se acumulam na praia. E já parou para pensar no número de dados que gera todos os dias na internet? Big Data é um conceito que tem como foco o estudo sobre armazenamento de grandes volumes de dados com uma maior velocidade de processamento. Em outras palavras, profissionais responsáveis por tentar ordenar, de maneira rápida e eficiente, essa constelação de informações. Segundo dados da IBM, em 2008 foram produzidos cerca de 2,5 quintilhões de bytes – nome usado na computação para especificar tamanho ­– todos os dias. Mas onde vai caber tudo isso?

Promovida pela EMC Corporation, a primeira edição da Summer School on Big Data (Escola de Verão em Big Data, em livre tradução), pretende discutir todas essas questões e está com as inscrições abertas. O curso gratuito acontece no Rio de Janeiro, de 4 a 7 de fevereiro de 2013. Entre os professores estão Donald Miner e Hamid Djam, da EMC, especialistas em Hadoop e Análise de Big Data, respectivamente, e Christopher Ré, da University of Wisconsin-Madison, especialista em banco de dados probabilísticos.

crédito Edelweiss / Fotolia.com

Karin Breitman, diretora do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Big Data da EMC, explica que o estudo de Big Data está em toda parte e “vão desde o uso da enorme massa de informações obtidas nas redes sociais, análises do mercado financeiro e até a análise de dados sísmicos usados para identificar reservatórios de petróleo”. Para ela, armazenar uma quantidade enorme de dados não é o problema, a maior dificuldade está em “extrair informações úteis destes dados, devido à complexidade de trabalhar com bases imensas e heterogêneas”.

Estima-se que até 2020 o número de informações que irá circular no mundo vai aumentar cerca de 50 vezes. O objetivo do curso, segundo a diretora, é “difundir o conhecimento de Big Data no Brasil, contribuindo para a formação de Cientistas de Dados (Data Scientists), um profissional que ainda não tem formação acadêmica específica em nosso país”.

Para participar do evento, que acontecerá no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os candidatos devem ter formação em ciência da computação, matemática, estatística ou áreas afins. Os interessados devem se inscrever, até o dia 20 de novembro, pelo site emcbigdataschool.nce.ufrj.br. A seleção será feita por uma comissão avaliadora e a lista dos selecionados será divulgada em 10 de dezembro. Para quem moram fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro será oferecido um auxílio financeiro para viagem e acomodação.


TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

8 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
8
0
É a sua vez de comentar!x