Porvir vence Prêmio Estácio de Jornalismo - PORVIR
Crédito: Divulgação

Blog

Porvir vence Prêmio Estácio de Jornalismo

Série Formação de Professores, que trouxe um panorama e ideias para inovar na formação inicial, venceu a categoria internet nacional

por Redação ilustração relógio 6 de outubro de 2016

A série do Porvir sobre Formação de Professores venceu o Prêmio Estácio de Jornalismo na categoria internet nacional. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (6), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Além do Porvir, UOL e G1 estavam entre os finalistas.

De autoria de Marina Lopes e Vinícius de Oliveira, a série leva o olhar da inovação para um dos principais desafios para melhorar educação brasileira. Na primeira matéria, mostramos o panorama das licenciaturas e o perfil dos concluintes. Na sequência, falamos da necessidade de aproximação de teoria e prática e demos oportunidade para que um aluno mostrasse o quão importante é o contato com a sala de aula ainda na universidade.

Assim como discutir a importância da neurociência para que o professor entenda como o aluno aprende, a série foi atrás do que acontece fora do país para entender como a tecnologia pode se tornar uma aliada do professor e transformá-lo em um agente de transformação. Por exemplo, o programa da Teachers College já inclui os temas de impressão 3D e programação em seu currículo. Também conversamos com responsáveis por programas inovadores em outras três universidades americanas, Harvard, Michigan State e Relay GSE, e a Universidade de Helsinque, na Finlândia, para descobrir como os cursos estão se adaptando aos novos tempos e revendo suas metodologias.

As duas últimas matérias da série analisam como a Base Nacional Comum Curricular pode ajudar o docente a ter mais clareza sobre o que precisa ensinar e ainda como outros países já aplicam avaliação tanto para aperfeiçoar o trabalho de quem já está na sala de aula, quanto promover o ingresso de novos profissionais na carreira.


TAGS

formação inicial, prêmios

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x