Startup brasileira está entre os finalistas do Prêmio WISE - PORVIR
Alunos usam soluções da Geekie na sala de aula. Crédito: Renato Stockler

Inovações em Educação

Startup brasileira está entre os finalistas do Prêmio WISE

Geekie concorre a premiação da Fundação Qatar que reconhece projetos inovadores que proponham soluções escaláveis para problemas educacionais. Veja fotos de outros finalistas

por Redação ilustração relógio 1 de julho de 2016

Com o lema “As formas de inovação são limitadas somente pela nossa imaginação”, o WISE Awards (Prêmio WISE) identifica e divulga abordagens efetivas e inovadoras para os desafios da educação global, além de construir uma rede de agentes de mudança para inspirar outras iniciativas pelo mundo. Este ano, entre os 15 finalistas da premiação realizada desde 2009 pelo WISE (World Innovation Summit for Education), iniciativa da Fundação Qatar, está uma startup brasileira: a Geekie.

O projeto “Aprendizagem para todos” da empresa brasileira que já coleciona outros prêmios, como o Empreendedor Social, e o Top Educação, inclui três plataformas: o Geekie Lab, o Geekie Teste e o Geekie Games. O Geekie Lab é uma solução que prioriza o aprendizado adaptativo. A Geekie acredita que cada aluno tem seus próprios métodos para aprender. A plataforma Lab, portanto, é adaptativa e, como o próprio nome já diz, se adapta às necessidades e ao ritmo dos alunos, além de criar um plano de estudo personalizado para conteúdos do ensino fundamental 2 e ensino médio. Os professores acompanham todo o processo em tempo real. O site emite diagnósticos personalizados com o estágio e as dificuldades de cada um, permitindo que o professor foque seu tempo em ajudar cada estudante individualmente.

Já o Geekie Teste é um simulado que pode ser aplicado de forma online ou impressa, em diferentes etapas: seja na escola, na educação superior, em concursos ou até provas de idiomas.  Ele possibilita aos professores e gestores acompanhar o desempenho individual dos estudantes, de turmas e de sua rede como um todo, permitindo um diagnóstico que poderá guiar políticas pedagógicas mais eficientes. Os alunos também têm acesso a uma análise personalizada de proficiência, o que lhes permite saber quais matérias deve priorizar para atingir seus objetivos.

Por fim, a Geekie Games, assim como o Geekie Lab, também é uma plataforma de ensino personalizado que cria planos de estudos para cada usuário. No entanto, é voltada apenas para estudantes, e não para escolas, e tem o objetivo de prepará-los para o Enem.

O júri que escolheu os finalistas do Prêmio WISE levou em consideração critérios como: projetos que ofereçam soluções criativas e acessíveis, que promovam educação de qualidade, o ensino das chamadas STEM (campo do conhecimento composto por ciências, tecnologia, engenharia e matemática, que vem da sigla em inglês science, technology, engineering, and mathematics) e de habilidades de empreendedorismo. Em agosto, as iniciativas serão novamente avaliadas e o resultado final será divulgado em setembro, quando seis projetos receberão US$ 20 mil, além de ampla divulgação nos canais de mídia e comunicação do WISE.

Um representante brasileiro foi premiado pelo WISE somente na primeira edição, em 2009, com o projeto de educação a distância na Floresta Amazônica, uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, que conseguiu atingir mais de 215 mil estudantes entre 2007 e 2014, conectando regiões remotas e de difícil acesso.

Outros finalistas

Além da Geekie, outras iniciativas latinas também foram selecionadas como finalistas. No Paraguai, o projeto Sons da Terra (do espanhol Sonidos de la Tierra) usa a crença de que “quando há música, a história muda” para gerar um impacto transformador em comunidades rurais e reduzir a pobreza, gerando capital social.

O projeto 1 KG Box também está presente na lista. Originária na China, a iniciativa distribui kits com aulas temáticas para professores de áreas rurais do país, com temáticas como artes, teatro e saúde. Esse trabalho também foi mapeado pelo InnoveEdu, que selecionou 96 casos que promovem inovações e melhorias na educação pelo mundo.

Confira a lista dos 15 finalistas.


TAGS

geekie, prêmios, wise

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x