Programa gratuito oferece formação em educação para democracia - PORVIR
Crédito: daw666 / Fotolia.com

Como Inovar

Programa gratuito oferece formação em educação para democracia

Missão Pedagógica no Parlamento irá levar 54 educadores da rede pública para uma semana de curso em Brasília

por Redação ilustração relógio 11 de janeiro de 2016

Em períodos de discussões políticas acirradas no país, a escola pode ser um bom espaço para fortalecer valores democráticos e estimular participação cidadã. Que tal aproveitar o período para aprender sobre como levar o debate para dentro da sala de aula? Até dia 21 de janeiro, estão abertas as inscrições para a 6a edição da Missão Pedagógica no Parlamento, iniciativa da Câmara dos Deputados.

O programa busca formar uma rede nacional de educadores sensibilizados e comprometidos com a disseminação de práticas educativas voltadas para o fortalecimento da democracia. A ideia é que eles possam desenvolver projetos e incentivar a participação cidadã e o aprendizado de valores democráticos nas suas escolas.

O processo seletivo para a formação será feito mediante a participação no curso online “Educação para Democracia e o Parlamento”, também oferecido pela Câmara dos Deputados. Serão disponibilizadas 216 vagas, preenchidas por sorteio eletrônico, sendo oito por estado e Distrito Federal.

Com carga horária total de 30 horas, a formação online será realizado de 14 de março a 29 de abril. No decorrer do curso, os educadores serão avaliados pela participação e pelas atividades apresentadas.

Os 54 participantes com o melhor desempenho, seguindo distribuição proporcional por estado e Distrito Federal, serão convocados para a Missão Pedagógica no Parlamento, em Brasília. Eles terão todas as despesas da viagem custeadas e poderão conhecer de perto o funcionamento da Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo.

A carga horária do programa Missão Pedagógica no Parlamento será de 90 horas (40 presenciais e 50 a distância). A etapa em Brasília irá acontecer de 20 a 24 de junho. Entre os conteúdos abordados, os educadores irão aprender noções de democracia e política, educação para a democracia e letramento político e criação de projetos pedagógicos de intervenção. Na segunda etapa, que será online, eles participarão de um módulo de aplicação de projetos pedagógicos nas suas escolas.

Entre os requisitos para participar do processo seletivo, os interessados devem atuar no ensino fundamental ou médio da rede pública, nos cargos de professor regente, coordenador ou orientador pedagógico. Além disso, eles também precisam ter interesse em trabalhar com os seus alunos os temas democracia, cidadania, política e poder legislativo.

As inscrições para a 6a edição da Missão Pedagógica no Parlamento podem ser feitas até o dia 21 de janeiro, pelo site da Câmara. O resultado do sorteio eletrônico deve ser divulgado no dia 26 de janeiro.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a equipe da coordenação de educação para a democracia, da Câmara dos Deputados, pelos telefones (61) 3216-7618 e (61) 3216-7619 ou e-mail mpedagogica.cefor@camara.leg.br.


TAGS

educação online, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x