10 coisas que pais e responsáveis devem fazer agora - PORVIR
crédito Halfpoint / Fotolia.com

Como Inovar

10 coisas que pais e responsáveis devem fazer agora

Especialista dá dicas para melhorar o processo de aprendizagem dos jovens dentro e, principalmente, fora da escola

por Tom Vander Ark, do Getting Smart ilustração relógio 4 de novembro de 2014

Enquanto você se diverte e tem momentos de lazer e recreação com seus filhos, gaste alguns minutos pensando sobre o seu papel na educação deles. Assim como nos preparamos para o trabalho, é preciso entender como é possível influenciar positivamente a aprendizagem deles.

Veja 10 dicas que estão ao seu alcance e que vão fazer a diferença na vida dos estudantes que estão cursando o ensino fundamental.

  1. Gerencie o tempo que o jovem passa on-line. Alguma recreação é ótima, mas eles têm tarefas a fazer e é seu papel mantê-los produtivos. Desligue os aparelhos eletrônicos e jantem juntos todos os dias.
  1. Impulsione a consciência do estudante sobre sua futura carreira. Uma boa ideia é fazer visitas a uma variedade de ambientes de trabalho. Leve seus filhos (e os filhos de outras pessoas) para conhecer onde você passa o dia, e para outros ambientes de trabalho, sempre que possível. Fale sobre o que é realizado em cada um dos locais.
  1. Diga ao seu filho, quando ele estiver cursando a oitava série, que em poucos anos ele vai estar fazendo trabalhos de nível universitário e ajude-o a fazer escolhas no ensino médio que facilitem o rumo de sua carreira ou o caminho que ele quiser seguir. Incentive-o a fazer cursos on-line.
  1. Construa um plano de aprendizagem da família. Escolha um tema para todos aprenderem juntos. Construa um objetivo de aprendizagem para suas próximas férias, faça disso um jogo.
  1. Separe um sábado por mês para criar algo, programar códigos ou construir alguma coisa.
  1. Conheça as suas opções e escolha sabiamente. As opções estão sempre em expansão – escolas públicas, escolas de bairro, cursos on-line, cursos livres, faculdade e muito mais.
  1. Faça sua ocupação ser parte de sua rotina familiar, fale sobre o que cada membro da família está aprendendo através de suas ocupações. Apoie experiências estudantis de liderança, que podem ser através de congregações religiosas, esportivas e clubes.
  1. Incentive os jovens a iniciar um negócio durante o ensino médio – faça-os entender que ao se formarem eles podem ter uma empresa, um site ou um aplicativo móvel.
  1. Reveja portfolio digital deles, pelo menos uma vez a cada três meses, ajude-os a construir uma imagem positiva nas redes sociais que incorporem uma coleção de suas melhores características.
  1. Ajude-os a descobrirem como aprendem melhor. O que promove a curiosidade e persistência? O que promove a compreensão? Ajude-os a fazer mais do que simplesmente o que funciona dentro e fora da escola.

 


TAGS

engajamento familiar

1
Deixe um comentário

avatar
500
0 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
0 Autores
Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação