10 dicas para escrever e publicar um artigo científico - PORVIR
crédito: nito / Fotolia.com

Como Inovar

10 dicas para escrever e publicar um artigo científico

Confira algumas sugestões para desenvolver uma boa pesquisa e divulgar o seu trabalho no meio acadêmico

por Marina Lopes ilustração relógio 10 de setembro de 2014

Escrever e publicar um artigo científico pode não ser uma tarefa fácil. A elaboração de qualquer pesquisa exige precisão e domínio sobre o assunto. No entanto, muitas vezes os estudantes ficam em dúvida sobre a maneira correta de elaborar o seu trabalho. Por onde começar? Como definir o tema da pesquisa? Qual linguagem utilizar no texto? Esses são apenas alguns dos questionamentos que surgem.

As pessoas costumam ter dúvidas e errar porque não sabem ciências, ou não aprenderam de maneira correta, avalia Gilson Volpato, professor de redação científica, da Unesp (Universidade Estadual Paulista). “Muitos professores transformam essa disciplina em um conjunto de regras”, aponta, ao afirmar que os alunos precisam entender o que estão fazendo. Inclusive, para ajudar alunos, professores e pesquisadores a escreverem uma pesquisa acadêmica, Volpato criou o Clube SOS Ciência, que tira dúvidas on-line sobre redação científica (leia matéria no Porvir).

Leia mais:

Futuro: Pense em trabalhar habilidades, esqueça a profissão – veja as áreas mais promissoras
Inoveedu: As escolas e programas mais inovadores do mundo

Com base na conversa com o professor, o Porvir reuniu algumas sugestões para auxiliar na redação e publicação de um artigo científico. No entanto, conforme destacou Volpato, é preciso lembrar que não existe receita para a elaboração de uma boa pesquisa. Cada projeto possui as suas particularidades.

Confira algumas dicas:

1. Leia sobre o que já feito

Antes de começar um projeto de pesquisa, é importante checar diversas conteúdos da área para conhecer tudo o que já foi falado sobre o tema. Uma das sugestões apresentadas pelo professor Volpato é ler artigos de boas revistas internacionais.  Além disso, é preciso fazer um levantamento de publicações que podem ser utilizadas para dar base ao seu projeto.

2. Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir

Antes de fazer um projeto é preciso identificar o nível de ciência que se pretende atingir. Identifique algumas publicações científicas que estariam no patamar da sua pesquisa. Você pretende atingir uma Science, com abrangência em diversas áreas de conhecimento, ou deseja focar em uma publicação especializada? Se a sua resposta for publicar em um veículo científico de grande abrangência, será necessário pensar e elaborar a sua pesquisa de forma que ela seja compreensível para o maior número de pessoas possível, incluindo outras áreas de conhecimento.

3. Apresente uma novidade

Não existe uma boa pesquisa sem algo novo ou relevante. “Os pesquisadores têm dificuldade de aceitar que o tema da sua pesquisa não apresenta uma novidade”, conta Volpato. Segundo ele, após ler sobre o que já foi desenvolvido dentro do tema, é necessário encontrar uma nova abordagem. Uma pesquisa muito repetitiva não pode apresentar grandes contribuições científicas.

4. Saiba a hora certa para começar a escrever

Muitas pessoas começam a escrever o seu artigo na hora errada. Segundo Volpato, para manter a unidade do texto é importante ter uma ideia completa do trabalho. Não comece a adiantar algumas partes do seu artigo sem ter concluído a pesquisa, analisado e interpretado dados.  Antes de começar a escrever, o professor afirma que é necessário já ter em mente a resposta para algumas perguntas: 1) Como surgiu a pesquisa? 2) Onde você chegou? 3) Como chegou nesse caminho e o que me faz aceitar a sua história? 4) O que isso muda na ciência? 5) Por que as pessoas se interessariam por isso?

5. Tenha em mente o tipo de revista que você gostaria de publicar

Após ter uma visão geral do trabalho, respondendo as perguntas anteriores, comece a pensar na revista que você deseja ter o seu trabalho divulgado. Leia diversos artigos e tente observar o formato que eles seguem. “É bom conhecer o jeitão da revista”, apontou Volpato. Pense nessa estrutura quando estiver escrevendo.

6. Mantenha a lógica no texto

Na hora de escrever é preciso observar se as ideias da pesquisa não estão se contradizendo. De acordo com o pesquisador, muitas pessoas acabam cometendo erros nesse item. Introdução, desenvolvimento e conclusão devem estar muito bem alinhados e relacionados. Todas as partes devem apresentar coerência e lógica. Releia o texto e veja se ele consegue manter uma unidade. Não use freses sem sentido.

7. Encontre a medida certa

O tamanho do texto não quer dizer qualidade. “Nenhuma palavra a mais, nenhuma palavra a menos. A gente tem que saber sintetizar”, apontou Volpato. Segundo ele, as pessoas tendem a achar que os trabalhos mais longos são os melhores. No entanto, o número de páginas não é sinônimo de qualidade. É  importante apresentar todos os argumentos de maneira clara e objetiva. Para o professor e pesquisador, a elaboração de um artigo deve ser semelhante a de um prédio. “Ele precisa ser vistoso, importante, sólido e econômico”, defendeu.

8. Seja claro e evite palavras que dificultam o entendimento  

Nada de prosopopéia para acalentar bovinos (ou seja, a famosa expressão “conversa para boi dormir”). Tente tornar a sua pesquisa mais acessível e troque as palavras de difícil entendimento. Segundo Volpato, a ciência tem um caráter transdisciplinar, porém, quando você escreve um artigo cheio de termos técnicos e palavras desconhecidas, a sua pesquisa tende a ficar restrita apenas para pessoas da área. “É importante pensar que você está escrevendo um texto para ser lido por diferentes públicos.”

9. Compartilhe o seu conhecimento

Após concluir um artigo é importante tentar a sua publicação em revistas de divulgação científica. Segundo o professor Volpato, a divulgação da pesquisa é tão importante quando a redação. É a partir da publicação que você poderá compartilhar o seu conhecimento com outros pesquisadores. Além disso, também terá a oportunidade de submeter o seu trabalho para avaliação de outros especialistas. Antes de enviar um artigo para análise, observe atentamente o formato exigido em cada publicação. Algumas revistas têm normas específicas que devem ser seguidas, incluindo padronização de estilo, quantidade de caracteres e outras referências.

10. Acompanhe os resultados

Não pense que a publicação do artigo é o último passo. Após divulgar a sua pesquisa, tente observar a repercussão do seu trabalho no mundo científico. Observe as contribuições acadêmicas da sua pesquisa. Ao visualizar quem está citando o seu artigo, procure entender quais reflexões estão sendo geradas a partir dele.


TAGS

ciências, tecnologia

64
Deixe um comentário

avatar
500
57 Comentários ao conteúdo
7 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
63 Autores
EliasANTONIO FABIO TORRESRejane FigueiraFaria Cusseta SamuelZoraia Monteiro Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Christiane Maria Souza Alves
Visitante
Christiane Maria Souza Alves

Muito valiosas essas dicas para ajudar-nos na publicação e também para que possamos ajudar os nossos alunos em uma melhor escrita de artigos científicos, muito obrigada professor por compartilhar conosco essas informações.

Neusa Aparecida de Proença
Visitante
Neusa Aparecida de Proença

Também, gostei das dicas vai me ajudar a desenvolver meu primeiro artigo científico.

Yuri Motoyama
Visitante
Yuri Motoyama

Parabéns pelo post! Também já fiz algumas postagens inspiradas no professor Gilson Volpato. É muito gratificante ver que uma boa parte dos cientistas brasileiros estão trabalhando para melhorar a qualidade de suas publicações. Abraço!

Claudia Lessa
Visitante
Claudia Lessa

Agradeço as dicas e acho um ato de cidadania esse compartilhamento de conhecimento. É bem mais fácil trabalhar sob orientação. Grata.

Roberto Gama da Silva
Visitante
Roberto Gama da Silva
José Marcos Quintino da Silva
Visitante
José Marcos Quintino da Silva

Para mim as dicas acima são muito boas, para ficar ainda melhor
só faltou ter endereços de alguns revistas, outros meio de publicação.
Pode até parecer falta de inteligência ou coisa parecida,
mas existem pessoas que possuem bons artigos com nível de tentar uma publicação,
mas não faz por falta de conhecer o processo e até mesmo os meios de publicação.
Um exemplo disso sou eu. Tenho um artigo pronto mais não sei onde e como publicá-lo.
Vocês podem me ajudar?

Edivaldo Borges Pereira
Visitante
Edivaldo Borges Pereira

Olá bom dia, sou estudante de mestrado, como faço para publicar artigos e projetos de intervenção, projetos pedagógicos?

ana
Visitante
ana

Simpatia urgente para trazer ex de volta ainda hoje (e.c.r.) neste momento, onde quer que você esteja. Neste exato instante você perderá a concentração e seu pensamento se voltará para mim. Você entenderá que não pode viver sem mim. Neste exato momento você começará a se desfazer do seu orgulho. Agora mesmo você está com vontade de me ligar. Agora mesmo você está pensando em mim (e.c.r.). Você vai tentar resistir. Não, NÃO resista. Se… Ler mais »

Arilson Henrique dos Santos
Visitante
Arilson Henrique dos Santos

Foi muito útil para mim encontrar estas 10 dias para elaborar um bom e aceitável artigo científico . Estou terminado um especialização em Saúde Mental, com ênfase em dependência química e farei aproveitamentos destas informações.
Muito obrigado !

Arilson Henrique dos Santos
Psicologo Clínico – CRP 04/40284

Amancio Manuel Cazule
Visitante
Amancio Manuel Cazule

As dicas sao interessantes mas o meu desejo e aprender como deve ser publicado um artigo ou uma monografia na internet.

Rafael
Visitante
Rafael

Adorei o artigo, eu sempre penso no leitor quando vou fazer os meus e acho que a qualidade do artigo é fundamental para fidelizar o visitante no site.

MARIA ELIZABETE RAMOS DA CONCEIÇAO
Visitante
MARIA ELIZABETE RAMOS DA CONCEIÇAO

Essas orientações serão bem aproveitadas.

Erisvania Pereira de Freitas
Visitante
Erisvania Pereira de Freitas

Publicou um artigo 21 de março em Guaraí Contaminantes do solo e da água Faculdade Guaraí/ISEC Curso de Biomedicina 5º Período/ acadêmica: Erisvania Pereira de Freitas Contaminantes da água e do solo: a contaminação da água e do solo, se dá pela introdução de microrganismos, substâncias químicas e resíduos no meio ambiente, a água poluída prejudica tudo o que dela depende: animais, plantas e solo. O que causa a poluição está na origem dos poluentes,… Ler mais »

edimar
Visitante
edimar

bom dia
gostei muito das dicas. sou mestranda na linha de pesquisa Sujeito, Formação e Aprendizagem, e ainda não consegui publicar um artigo e gostaria de saber onde procurar. atenciosamente edimar

Aidil dos Satos Cerqueira
Visitante
Aidil dos Satos Cerqueira

A necessidade que temos em procurar compreender as regras corretas de se escrever um texto cientifico. Observando-se o tema a ser tratado na sua introdução, seu desenvolvimento e sua conclusão, sem alongar-se tanto e buscando que os leitores entenda a sua ideia principal com uma conclusão mostrando que a tese desenvolvida atingiu o objetivo da pesquisa e levando as nossas recomendações e sugestões aos demais pesquisadores. E essas dicas professor são muito importantes principalmente para… Ler mais »

caroline
Visitante
caroline

Eu gosto de ter amigos amar sem perigo ter alguém do meu lado ter um lindo namorado nao ter tristeza sorrir por natureza

Josefo Naholossa
Visitante
Josefo Naholossa

Enalteço aos públicadores neste site, a informação que achei sustentou-me e gostaria de ler mais para ter conhecimentos de como elaborar um projecto cientifico.

Carlos Sérgio de Araujo
Visitante
Carlos Sérgio de Araujo

Gostaria de saber quantas paginas é suficiente para responder esses quesitos, Objetivos, Objetivos Gerais e Objetivos Específicos em um trabalho de pesquisa e qual a melhor forma de desenvolvimento desses três itens..?

Gleicimara Soares
Visitante
Gleicimara Soares

Bom dia! Trabalho em uma empresa grande em BH na área de responsabilidade social e estamos mudando nosso foco de trabalho de atendimento para publicações, cartilhas, etc. existe algum curso que nossa equipe poderia fazer para que estivéssemos mais competentes para escrevermos publicações, artigos, cartilhas sobre temas dessa área? Qualquer profissional competente pode de uma hora para outra começar a escrever publicações na empresa? O que é necessário para que minha equipe seja mais competente… Ler mais »

Ricardo
Visitante
Ricardo

Muito obrigado pelas dicas, achei que seria menos complicado mas não vou desistir tão facilmente.
Ambconsult

Alaide Morgado
Visitante
Alaide Morgado

Parabens! Precisamos de pessoas assim , com atitude que possa passar seus conhecimntos e esclarendo , auxiliando outros.
Gostaria que me auxiliasse nessa area pois sinto -me confusa.
Obrigada.

MILENE ALVES DA SILVA LEITE
Visitante
MILENE ALVES DA SILVA LEITE

Gostei muito deste site,pois,tirou muitas dúvidas e insegurança diante de um trabalho e da publicação.

Luanna Carvalho
Visitante
Luanna Carvalho

Dicas valiosas! Muito obrigada, irá me ajudar muito no meu próximo artigo!

Mayara
Visitante
Mayara

Como faço para enviar um artigo para uma revista estar analisando e vendo se está boa para ser publicada? Qual o site ou email?

Armelindo Prando
Visitante
Armelindo Prando

Armelindo Prando Armelindo Prando O nosso País será um País de primeiro mundo o dia em que os candidatos forem escolhidos pela competência através de concurso publico, e não pela base aliada, pois, para ensinar uma criança a ler e escrever precisa-se ter concurso, mas para serem nossos representantes, Presidente, Governador, Prefeito, Deputado e Vereador o concurso é dispensado.

NATHAN LEONARDO DA CRUZ
Visitante
NATHAN LEONARDO DA CRUZ

Muito interessante, Mariana Lopes. Estou cursando o 3º ano de Direito e até agora não fiz sequer um artigo cientifico. Estou começando a ficar preocupado. O que você me aconselha para a minha primeira pesquisa? Muito obrigado.

mirarici
Visitante
mirarici

adorei as dicas espero que ao escrever o meu ele não seja bom e sim muito bom mesmo.estou com muita vontade de escreve-lo,mas sou paciente em estou me preparando primeiro,quero pensar muito,ver um tema extraordinário que chame a atenção,e escrever cada palavra como se foce uma pintura perfeita.poderia começar a escrever neste momento. mas aprendi com meus pais amados que tudo tem a hora certa.e assim que me sentir preparada eu começo.Muito obrigada pelo incentivo.

cidiglaucia@hotmail.com.br
Visitante
cidiglaucia@hotmail.com.br

Essas dicas são excelentes,com certeza ajudou muito e espero obter bons resultados com elas.obr

Sabrina
Visitante
Sabrina

Não havia entendido algumas coisas na aula de metodologia cientifica, agora clareou minha mente, vlw.

VicktorS2
Visitante
VicktorS2

Estou cursando farmácia e enfermagem. Apesar de estar ainda no primeiro período, já penso em publicar alguns artigos.
É bom tentar contar com o apoio dos professores; eles dão, muitas vezes, dicas muito valiosas.

Vinicius
Visitante
Vinicius

Posso escrever um artigo cientifico sem ser aluno de faculdade? Sou formado mas gostaria de escrever um e publicar para enriquecer minha carreira.

Flávia
Visitante
Flávia

Estou cursando eng de prdução, primeiro período, quando posso fazer uma publicação?

Mônica França Teles
Visitante
Mônica França Teles

Muito bom, Estou formada em enfermagem a 3 anos e não fiz nenhuma publicação. Hoje sinto vontade e vejo a necessidade, é uma pena não sermos incentivados e orientados para tão feito na vida acadêmica. Estou pesquisando por onde começar tirando a venda dos olhos, essas dicas foram de grande valia.

Jonathan Vieira
Visitante
Jonathan Vieira

Bom dia ,muito boa as dicas,porém faltou só dizer os caminhos para a publicação, acho que essa é a dúvida de muita gente aqui inclusive eu, senão me engano um graduando tem que ter um professor formado como co-autor.

Paloma Morais
Visitante
Paloma Morais

Galera to com uma dúvida. Sou formada já, porém não estou fazendo mestrado, mas gostaria de publicar eu posso mesmo não possuindo vínculo com nenhuma faculdade?

Lorenzo Dias
Visitante
Lorenzo Dias

Muito bom o Artigo! Para publicar seu artigo recomendo revista cientifica núcleo do conhecimento veja em: http://www.nucleodoconhecimento.com.br

Leandro Patricio da Silva
Visitante
Leandro Patricio da Silva

Olá
Sou formado em turismo a 6 anos e nesse período já trabalhei 2 anos em cruzeiros marítimos,2 anos em hotelaria terrestre,hotéis de luxo,hotel e pousa e agora estou trabalhando a 2 meses em hotelaria offshore em plataforma de petróleo e gostaria de escrever um artigo falando sobre os três tipos de hotelaria,Gostaria de uma grande ajuda e por onde começar..

Ranay Costa
Visitante
Ranay Costa

Olá, me formei recentemente em Artes. Tenho um artigo sobre educação especial, e gostaria muito de tentar publicar. Me indicaria alguma revista para estar enviando?

Renedir
Visitante
Renedir

Boa tarde, sou Renedir e tenho muito interesse de escrever sobre educação e métodos em alfabetização, gostaria que me indicasse algumas revistas científica. meu email e souzarenedir@hotmail.com

Junielson
Visitante
Junielson

Olá Renedir, encontrar uma revista para publicação é um exercício de paciência e busca mesmo, não há segredos, vc mesmo pode e deve fazer isso, até para ir conhecendo as revistas. Na internet, vc pode fazer buscas de revistas que de ensino e educação, suas normas de publicação e Qualis. Na própria revista vc pode ver se ela é indexada ou não, a periodicidade e normas para submissão. A Capes libera uma lista com todos… Ler mais »

MACIVAL ALVES
Visitante
MACIVAL ALVES

Olá, sou o MACIVAL…graduado em logística e cursando pós em contabilidade. Estou enteresado em publicar um artigo, para eventualmente engresa mestrado. Não seia ainda qual assunto, como começar e onde publicar. Preciso de ajuda. Taí meu imail…macival.alves@gmail.com.

Hilquias Campello
Visitante
Hilquias Campello

Sua intenção é ótima meu amigo. Procure professores doutores na sua área. Eles geralmente publicam artigos.
Obs.: É sempre bom zelar por uma boa gramática meu amigo. Cuidado com os erros grotescos.

RAQUEL SANTOS DE SOUSA
Visitante
RAQUEL SANTOS DE SOUSA

mandou bem, enquanto todos fizeram críticas destrutivas, você fez uma construtiva. e ainda respondeu o que realmente ele queria saber , srrs por mais pessoas assim. Parabéns .

Yan Sodré
Visitante
Yan Sodré

Meu Deus MACIVAL, ‘tamo’ chorando!

Joseany
Visitante
Joseany

Olá, me formei ano passado e gostaria de publicar meu tcc. Como devo proceder? O tema é “Educação para a sustentabilidade”.

Thiago Pizzaia
Visitante
Thiago Pizzaia

Bom dia, alguém pode indicar alguma revista cientifica voltada para á área de Educação Física?

KAMILA SAMPAIO SILVA
Visitante
KAMILA SAMPAIO SILVA

Quais as opções de revista cientifíca existem com foco em ICMS Substituição tributário – Contabéis.

Tomas Filipe Mafua
Visitante
Tomas Filipe Mafua

leiam este manual

Douglas Sathler
Visitante
Douglas Sathler

Ola Marina. Boa tarde. Sou professor da UFVJM e criei um curso online no YouTube sobre como fazer um artigo científico. Trata-se de um projeto institucional de uma universidade pública. Gostaria de pedir o seu apoio na divulgação do curso no blog. Aproveitei meus 5 anos de experiência como editor da Revista Espinhaço (www.revistaespinhco.com) e minha passagem como pesquisador na Columbia university (Nova Iorque) para montar um curso bem bacana. Para acessar: http://www.canaldescomplicado.net ou basta… Ler mais »

Mauricio Oliveira
Visitante
Mauricio Oliveira

Caso o assunto seja nitroglicerina pura, algo de muita repercussão que possa mudar muito a forma de pensar e de fazer ciência em uma determinada área. Como evitar o roubo de autoria?

Lorenzo Dias
Visitante
Lorenzo Dias

O ideal e publicar seu Artigo em um revista cientifica de alto impacto como a revista núcleo do conhecimento ( https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ ) que indexa em todos lugares tem um vídeo de fala mais sobre em : https://www.nucleodoconhecimento.com.br/blog/videos/como-fazer-um-artigo-cientifico
Espero ter ajudado!

Cristiane Piegat
Visitante
Cristiane Piegat

oi boa tarde gostaria de publicar um artigo sobre o conhecimento de graduando de enfermagem sobre a doação de sangue(foz Iguaçu)

Francisco Lisboa
Visitante
Francisco Lisboa

Muito obrigado, pois as 10 dicas mim ajudaram muito.

Adilton
Visitante
Adilton

Boa tarde, sou professor de Educação Física e estou muito interressado de começar a fazer meu primeiro artigo. Gostaria de receber mais informações, quero fazer meu artigo na area do Lazer. Qual revista vcs me indicaria?

AVENGERS SEGURANÇA
Visitante
AVENGERS SEGURANÇA

Excelente matéria!

Breno Ribeiro Martins
Visitante
Breno Ribeiro Martins

Estou conseguindo um mestrado em economia este ano. Admito que foi muito difícil para mim, já que não sou um aluno muito bem-sucedido, mas é bom que eles tenham me aconselhado a https://comprartcc.com.br/studybay/ para ajudá-lo a escrever o trabalho que você precisa, eles prepararam a melhor dissertação para mim pelo qual sou grato a eles. Portanto, se você é um estudante, fico feliz em ajudar.

Beatrice Fernandes Sousa
Visitante
Beatrice Fernandes Sousa

Essa é uma pergunta incrivelmente difícil, mas tenho uma idéia de como ajudá-lo e ficarei feliz em fazê-lo, porque recentemente tive o mesmo problema que consegui resolver. Quero falar sobre o serviço https://comprartcc.com.br/ , onde eles terão prazer em ajudá-lo. Eu precisava de trabalho acadêmico e pensei por um longo tempo onde encontrar um serviço comprovado, felizmente fui solicitado por esse site em particular.

X