Conheça os 100 projetos educacionais de maior impacto no mundo - PORVIR

Inovações em Educação

Conheça os 100 projetos educacionais de maior impacto no mundo

Relatório da plataforma finlandesa Hundred destaca tendências como inclusão, habilidades do futuro e inteligência artificial

por Tito Ferraz ilustração relógio 19 de janeiro de 2024

A Hundred.org, plataforma finlandesa que coleciona projetos inovadores em educação, lançou no final de 2023 a 7ª versão de sua Coleção Global (página com link de download do estudo) que apresenta 100 iniciativas educacionais de maior escala e impacto. Da base de mais de 3 mil projetos registrados na plataforma, 100 projetos de 47 países foram selecionados com o apoio de uma rede de 182 avaliadores de 73 países diferentes. 

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

As inovações relatadas têm em comum a representação dos desafios enfrentados na sociedade. Por exemplo: em 2023, inovações relacionadas à mudança climática eram esperadas, como no caso da Liga de Lideranças Verdes, uma competição online canadense sobre ações climáticas para crianças jogarem juntas. 

Outro desafio internacional destacado no último ano está relacionado ao aumento de conflitos armados e ao acesso à educação para crianças situadas em regiões de conflito. Por exemplo, a Last Mile Learning (Aprendizagem da Última Milha), uma inovação que usa soluções de baixa tecnologia no Campo de Refugiados Rohingya de Cox’s Bazaar, em Bangladesh, oferece às crianças de 6 a 11 anos um plano de aprendizagem combinado para ampliar suas habilidades básicas de alfabetização e numeramento. 

No que se refere à pauta educacional, quatro grandes tendências foram nitidamente destacadas quanto ao volume de inovações presentes no relatório, que conversam com oportunidades de inovação observadas no Brasil. São elas: edtechs e inteligência artificial, desenvolvimento de professores, habilidades do futuro e inclusão e bem-estar, que destacamos nos próximos parágrafos por meio de iniciativas inspiradoras para o ecossistema educacional brasileiro.

Edtechs e Inteligência Artificial (IA)

Na Coleção Global da Hundred deste ano, dentre as 100 iniciativas destacadas, 22 eram edtechs e 4 eram inovações em IA, ultrapassando um quarto do total de soluções. Estas ferramentas costumam buscar a democratização do acesso à educação de qualidade.

Ubongo: Projeto selecionado por seu impressionante impacto e escalabilidade. Tem “a maior sala de aula de África”, com mais de 17 milhões de crianças aprendendo por meio de programas divertidos de TV, rádio e entretenimento educacional móvel. As crianças mostraram ganhos significativos no desenvolvimento cognitivo, habilidades socioemocionais e conhecimentos sobre saúde, com 99% dos pais na Tanzânia concordando que o entretenimento educativo de Ubongo melhorou a saúde de seus filhos e sua qualidade de vida.

Skalo: Inovação colombiana que ajuda professores de ensino fundamental e médio a aprender sobre diversidade e inclusão com estratégias e ferramentas personalizadas. O algoritmo da plataforma calcula as habilidades e necessidades do aluno, oferecendo ao professor estratégias para se adaptar à maneira como eles ensinam e como o aluno aprende.

Desenvolvimento de professores

Este ano, 13 inovações concentraram-se no desenvolvimento profissional como método para atingir os objetivos de inovação.

Teacher Learning Center – Projeto Estabelecendo Bases para o Desenvolvimento Profissional de Professores de Qualidade: Com a Indonésia tendo quase 3 milhões de professores, 98 cidades e 416 redes educacionais, o projeto se concentra em capacitar as comunidades de aprendizagem de professores para o crescimento profissional de todos os educadores por meio de programas contextualizados e facilitados por professores locais.

Compass Education – The Sustainability Compass (Bússola da Sustentabilidade): A Compass Education, com sede nos Estados Unidos e presente em 96 países, usa o desenvolvimento profissional de professores como método de promoção de competências do século 21. O movimento é dirigido por educadores voluntários comprometidos e dedicados a construir um mundo melhor por meio do ensino de habilidades para pensamento sistêmico e sustentabilidade nas escolas.

Habilidades do futuro

Inovações baseadas nas habilidades do futuro, centradas predominantemente no ensino de competências do século 21 e nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), respondem por 13 das inovações deste ano.

LEAD Academy: É uma plataforma educacional online que oferece programas de programação que proporcionam aos alunos as habilidades do futuro. Criada em Bangladesh e presente em 13 países, a inovação tecnológica capacita comunidades vulneráveis, especialmente meninas e mulheres, a resolver problemas locais usando tecnologia.

Inclusão e bem-estar

Tanto a inclusão como o bem-estar foram temas-chave na Coleção Global deste ano, com 10 experiências em cada categoria. As inovações deste ano que se enquadram no tema da inclusão centram-se na igualdade de género, prevenção do bullying, voz e protagonismo dos estudantes, educação rural, educação especial e diversidade. 

As inovações que se enquadram na categoria de bem-estar concentram-se na saúde mental, autoestima, compaixão, saúde física, atenção plena e ambientes de aprendizagem. 

Special Olympics Unified Champion Schools (Olimpíadas Especiais das Escolas Campeãs Unificadas): Este projeto norte-americano foca nas mentalidades inclusivas por meio das Escolas Campeãs Unificadas, instituições com uma programação que integra jovens com e sem deficiência intelectual por meio de esportes, desenvolvimento de liderança e envolvimento comunitário.

Closegap (Fechar a lacuna): As escolas estão na linha de frente da crise de saúde mental dos jovens. O Cosegap surgiu nos Estados Unidos e atualmente chega a 25 países, sempre ao lado de escolas com a tecnologia inovadora para o acompanhamento de estudantes.

Por meio de um check-in divertido e interativo para os alunos, o Closegap reúne informações relevantes (emoções, nível de energia, necessidades físicas) e entrega a educadores e conselheiros escolares em um aplicativo que facilita intervir em tempo real.

Projeto brasileiro

Além de uma fonte de inspiração através de projetos globais, a Coleção Global da Hundred é uma oportunidade também para projetos brasileiros se inscreverem e ganharem maior visibilidade internacional. Foi o que fez a Sapieduca, aplicativo brasileiro selecionado na Coleção Global que usa gamificação para alunos se envolverem na resolução de desafios enquanto oferece métricas avaliativas para o professor.Além dos temas abordados aqui, a Hundred.org deseja receber mais projetos inscritos para os próximos anos nas áreas de sustentabilidade, educação inclusiva e desigualdades de gênero, educação financeira e protagonismo estudantil. Para se inscrever ou para conhecer outros materiais produzidos, basta acessar o site da ONG aqui.


TAGS

competências para o século 21, educação infantil, empreendedorismo social, ensino fundamental, ensino médio, escolas inovadoras, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x