11 escolas inovadoras que você precisa conhecer
Com base na plataforma InnoveEdu.org, o Porvir reuniu experiências ao redor do mundo que investem em um novo modelo de ensino; confira a galeria de fotos
por Redação 21 de junho de 2016
- Solar Powered Floating Schools: Em Bangladesh, o projeto usa barcos que servem como meio de transporte e escola. Os rios navegáveis da região se transformam em vias de acesso à educação, informação e tecnologia para populações com dificuldades de locomoção. (Crédito: Abir Abdullah Shidhulai Swanirvar Sangstha)
- Wooranna Park Primary School: Nesta escola australiana, o aprendizado é autônomo. Os alunos montam o seu próprio currículo e encontram espaço para perseguir os seus interesses. Com móveis e equipamentos modernos, o espaço físico também é entendido como parte do processo pedagógico, que deve ser tão divertido quanto um parque de diversões. (Crédito: Divulgação)
- Steve Jobs School: Sem aulas, nem horários, os alunos aprendem o tempo todo em espaços abertos. Na Holanda, esta rede de escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental incentiva a autonomia e tem um currículo focado no desenvolvimento de habilidades pessoais, talentos e paixões. Por lá, o iPad é a principal ferramenta de aprendizado. (Crédito / Divulgação)
- Green School: Localizada na ilha de Bali, na Indonésia, a escola é focada na conexão com a natureza e a sustentabilidade. Com uma arquitetura diferenciada, construída com bambu, ela integra conteúdos acadêmicos com a aprendizagem ambiental, baseada em práticas sustentáveis e no aprendizado personalizado. (Crédito: Reprodução / Green School)
- The Future School Program: Localizada em Pequim, a escola utiliza a tecnologia para desenvolver habilidades do século 21, como a criatividade e o senso crítico. Ela trabalha com uma abordagem que integra a aprendizagem baseada em projetos e a experimentação, incentivando que os alunos aprendam por meio de desafios. (Crédito: Divulgação)
- Telefonplan School: Localizada na Suécia, a escola tem um projeto arquitetônico inovador. Com poucas paredes e salas, os alunos circulam por diferentes espaços que incentivam a criatividade. A aprendizagem acontecem por meio de projetos, que surgem conforme o interesse dos estudantes e são realizados de maneira colaborativa. (Crédito: Reprodução / Telefonplan School)
- Ritaharju: Na Finlândia, esta escola pública de ensino infantil e fundamental é conhecida pelo seu alto grau de uso das tecnologias. Por meio de jogos digitais, os alunos aprendem em ambientes flexíveis, compostos por paredes móveis. Os espaços comunitários incentivam a colaboração e a convivência entre todos. (Crédito: Reprodução / TKTeam)
- Quest to Learn : Em Nova York, a escola pública promove o aprendizado por meio de jogos, eletrônicos e analógicos. Enquanto jogam, os alunos assumem riscos e enfrentam desafios da vida real, que potencializam o aprendizado de maneira divertida e engajadora. (Crédito: Divulgação)
- Projeto Âncora : Em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, a escola trabalha a autonomia dos alunos e estimula que eles possam aprender conforme os seus próprios interesses. Não há divisão por séries ou provas. O aprendizado pode acontecer em qualquer espaço, seja na sala de aula ou até mesmo ao ar livre. (Crédito: Patricia Dranoff)
- High Tech High Chula Vista: Integrante de uma rede de 12 escolas públicas com administração privada, nos Estados Unidos, a instituição utiliza a metodologia da aprendizagem baseada em projetos. A proposta da escola está voltada para a personalização, a conexão com o mundo real, o interesse comum em aprender e a atuação dos professores como designers do aprendizado. (Crédito: Tatiana Klix)
Cadastre-se para receber notificações
12 Comentários
Mais antigos