19 materiais para planejar projetos interdisciplinares agora mesmo - PORVIR
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Inovações em Educação

19 materiais para planejar projetos interdisciplinares agora mesmo

Entre as indicações, o Porvir selecionou livros, conteúdos sobre estruturação de projetos, relatos de experiências e vídeos para inspirar a sua jornada interdisciplinar

por Marina Lopes ilustração relógio 7 de junho de 2023

Projetos interdisciplinares podem ser ótimas estratégias para construir conhecimentos profundos e desenvolver habilidades. Com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os trabalhos que reúnem diferentes disciplinas se tornaram ainda mais constantes, com vistas ao desenvolvimento e às conexões que estimulam o aprendizado dos estudantes. 

Quer começar uma atividade reunindo diferentes disciplinas e ainda está em dúvida sobre como dar o primeiro passo? Que tal contar com recursos que mostram como trabalhar em parceria com outros colegas e apoiar a jornada dos estudantes? 

O Porvir fez uma curadoria com materiais para impulsionar a conexão entre componentes curriculares, para que você possa estruturar projetos interdisciplinares que despertem o interesse e a participação ativa dos alunos. Entre as indicações, temos livros sobre interdisciplinaridade, conteúdos sobre estruturação de projetos, relatos de experiências de outros educadores e vídeos para inspirar a sua jornada. Confira!

O que é interdisciplinaridade?
A coletânea de textos, organizados por Ivani Fazenda, convida os leitores a refletirem e entenderem o que é interdisciplinaridade.

Práticas interdisciplinares na escola
Com exemplos de propostas interdisciplinares da pré-escola ao ensino superior, o livro de Ivani Fazenda mostra como conectar componentes no cotidiano escolar.

ABPI – Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares: formando alunos autônomos
Livro de José Pinheiro de Queiroz Neto e Juliana Sales Vasconcelos mostra como utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos em uma perspectiva interdisciplinar para promover uma aprendizagem significativa

A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio
Neste livro, Fernando Hernández e Monserrat Ventura descrevem princípios e práticas da organização do currículo a partir de projetos.

Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI
Neste livro, Willian N. Bender apresenta diretrizes práticas para implementação da Aprendizagem Baseada em Projetos nos ensinos fundamental, médio e superior.

Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza
O artigo apresenta 45 dificuldades mais comuns que podem surgir no cotidiano dos professores na hora de começar um trabalho interdisciplinar.

Professora de inglês lança missões empreendedoras por mais interação e interdisciplinaridade
Aqui está um exemplo de projeto que trabalha autoconhecimento, empreendedorismo, inteligência emocional e até mesmo educação financeira. A professora Camila Herculano, de Curitiba (PR), conseguiu reunir essas áreas por meio de desafios interdisciplinares com alunos dos anos finais do ensino fundamental.

Projeto em curso de pedagogia estimula produção de vídeo sobre tecnologia na educação
Tecnologia e protagonismo. Com esses dois elementos, a professora Solange Arnoldt Bertotti, de Cacoal (RO), usou metodologias ativas para trabalhar o uso das ferramentas digitais em sala de aula com sua turma de pedagogia. Foi uma forma de estudar sobre inclusão e exclusão digital, educação a distância, novas gerações e o próprio papel do docente na atualidade. O resultado final do projeto foi a criação de um vídeo no formato de programa de TV, abordando o encontro da educação com a tecnologia.

Projeto de horta pedagógica motiva crianças a refletir sobre alimentação saudável

Falar sobre alimentação com crianças pode ser uma tarefa bem divertida. A professora Suellen Oriana Kricky, de Curitiba (PR), que dá aulas de ciências e matemática, por estar preocupada com a qualidade nutricional dos alimentos, resolveu criar uma horta junto com os estudantes. Além de explicar e examinar as diferentes espécies de plantas, ela também trabalhou formas de plantio e diversidade de insetos e pragas que podem surgir na vegetação, por exemplo. A hora da colheita foi também um momento para ensinar educação financeira e como deveriam organizar o orçamento para a compra de novos produtos.

Professor de Projetos de Vida reúne músicos para ampliar o debate cultural em suas aulas
Música na sala de aula, quem não gostaria? Olhando para os itinerários formativos, o professor Felicce Fatarelli Fazzolari, de São Paulo (SP), trouxe diversos cantores e músicos – entre eles Blaze Bayley, ex-vocalista da banda Iron Maiden, para conversar com seus alunos sobre música, profissão, relação com a família e como estavam lidando com esse período pandêmico. Quando existem temas como “projetos de vida” e “eletivas” em jogo, conhecer um pouco sobre a trajetória profissional de outras pessoas pode ser um apoio e tanto.

Na educação infantil, professora usa bonecas e cultura local para tratar de questões raciais
Esse projeto da professora Carla Santos Pinheiro, de Lauro de Freitas (BA), quis aproximar a escola da família e da comunidade. Usando elementos da participação cidadã, questões como racismo e identidade foram apresentadas a alunos da educação infantil. Arte, cultura e a colaboração da comunidade são elementos marcantes dessa iniciativa, que ressaltou a valorização positiva da cultura e história negra e local.

Projeto multimídia para abordar bullying na escola
A experiência escolar de muitas pessoas nem sempre é positiva, isso porque a escola é um ambiente onde podem ocorrer muitas situações desagradáveis envolvendo desrespeito e preconceito, por exemplo. Usando cartazes, vídeos e fotografias, a professora Mary Sônia Dutra de Alencar, de Parintins (AM), tentou sensibilizar os alunos do 5º ano sobre o bullying, explicando o conceito e como agir de maneira empática, além de incentivar a produção de poesias no estilo “SLAM” para que os estudantes pudessem falar sobre seus sentimentos.

Professor usa a arte para refletir sobre bullying, suicídio e violência
Também abordando o bullying, esse projeto do professor Emanuel Alves Leite, de Natal (RN), foi vencedor do Prêmio Arte na Escola e usou da arte para falar sobre temas sensíveis e delicados com estudantes do ensino médio técnico. Utilizando performance e outras formas de intervenções artístico-urbanas, a ideia buscou contextualizar e refletir sobre assuntos como pressão psicológica, feminicídio, questões raciais, violência contra a mulher, entre outros temas. O trabalho foi realizado em conjunto com educadores da área de sociologia, teatro e tecnologias da informação/comunicação.

Os caminhos da interdisciplinaridade
Nesta aula online, Ulisses Ferreira de Araújo, professor da USP (Universidade de São Paulo), ajuda a entender as diferenças entre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade.

Metodologias de ensino interdisciplinar
No último episódio da série produzida pelo Canal Futura, Rafaela Lima apresenta projetos que integram disciplinas.

Como fazer um projeto interdisciplinar de acordo com a BNCC
Neste vídeo, a professora Miriam Navarro dá dicas sobre como construir um projeto interdisciplinar conectado com a BNCC.

Projeto Integrador: como fazer um plano de aula interdisciplinar
Professor Justino traz reflexões e dicas para desenvolver um plano de aula interdisciplinar.

Papo com os autores: construindo o Novo Ensino Médio – projetos interdisciplinares
Maurício Pietrocola e Ernani V. Rodrigues conversam sobre o tema “Ensino por projetos interdisciplinares e a compreensão do mundo”.

Aprendizagem baseada em projetos
Animação desenvolvida pelo CIEB mostra como a tecnologia pode ser utilizada para potencializar a aprendizagem baseada em projetos.

Prêmio Victor Civita 2013 – Elisangela Carolina Luciano
No vídeo, a professora conta como aproveitou um hortifrúti próximo à EMEF Adirce Cenedeze Caveanha, em Mogi Guaçu (SP), para desenvolver um projeto interdisciplinar.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, ensino fundamental, ensino médio, interdisciplinaridade

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x