Entenda as 10 competências gerais que orientam a BNCC - PORVIR
anuwat / Fotolia.com

Inovações em Educação

Entenda as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum

Infográfico criado pelo Porvir facilita a compreensão das competências que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica

por Redação ilustração relógio 25 de maio de 2017

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos pedagógicos que orientam todo o documento.


Clube Porvir: Saiba como avaliar conhecimentos em tempos de pandemia
Clique aqui e assine


O Porvir produziu um infográfico para facilitar a compreensão dessas competências gerais, elaborado a partir de leitura crítica realizada por Anna Penido, diretora do Inspirare e integrante do Movimento pela Base, iniciativa que integra representantes de diferentes setores da sociedade com o propósito de apoiar a construção e implementação de uma BNCC de qualidade.

No infográfico abaixo, cada competência geral ganhou um título que sintetiza a sua essência, uma descrição dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que busca desenvolver e a indicação do que se espera que os estudantes realizem com as competências desenvolvidas. Todos os textos foram retirados do documento oficial da BNCC, mas alguns trechos foram abreviados ou reorganizados para garantir maior compreensão à leitura. A Base Nacional Comum Curricular define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito durante a educação básica.

Para você usar:
– Documento: Como aproximar as Competências Gerais da BNCC de currículos e práticas

* Conteúdo originalmente publicado em 25 de maio de 2017 com dados da terceira versão da BNCC e atualizado em 6 de março de 2018 de acordo com informações presentes na versão homologada pelo MEC


BAIXAR

DOCUMENTO ORIENTADOR FEITO PELO PORVIR PARA VOCÊ

TAGS

base nacional comum curricular, competências para o século 21, instituto inspirare

37
Deixe um comentário

avatar
500
30 Comentários ao conteúdo
7 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
34 Autores
JanDeisejoao  nogueiraEdson Chaves Barbosamaria da conceição Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Claudio Mariano
Visitante
Claudio Mariano

Realmente essas competências Gerais que de certa forma norteiam o trabalho desenvolvido com a BNCC , nos leva a reflexão sobre a nossa prática pedagógica…

João Roberto Souza
Visitante
João Roberto Souza

Que as escolas brasileiras incorporem os valores preconizados na base nacional comum e através dela consigamos dar o salto de qualidade que o Brasil tanto necessita.

Eleni Souza
Visitante
Eleni Souza

Salto? Com essas escolas que temos e com a falta de professores em muitas áreas como nas exatas, por exemplo em Física e Química… Acho difícil, bem difícil!!

Marcos Senhuk
Visitante
Marcos Senhuk

Lindas utopias acadêmicas, anos luz distante da realidade escolar brasileira, redigidas por burotecnocratas e quem nunca passou nem perto de uma escola pública brasileira, e pior, nunca sequer lecionou uma hora-aula, regendo ou acompanhando uma turma, pra saber a verdade sobre os desafios da docência e prática escolar!!!

Paulo Rogedo
Visitante
Paulo Rogedo

Na sua visão o que deveria nortear o documento?

Deise
Visitante
Deise

Engano seu. Para que o Sistema educacional criasse esse documento e compusesse um plano (que não é novo, pois ele está subjugado à Diretrizes Curriculares Nacionais) e que o mundo exterior já faz, toda a sociedade civil foi consultada, ouvida e participou ativamente, inclusive alunos, pais e responsáveis, professores e governos. Não sei onde o sr estava na época, mas a pesquisa para que houvesse mudanças no ensino foi amplamente divulgada no Brasil, e todo… Ler mais »

Jan
Visitante
Jan

Sou professora, quando toda a sociedade civil foi consultada, ouvida e participou ativamente, inclusive alunos, pais e responsáveis, professores ? Propaganda sim, vou veiculada, consulta? Dificilmente professores pegariam o objeto principal colocariam tripas e encheriam linguiça.Dou aulas para 20 turmas, alunos consultado, pais? A não ser que isso tenha acontecido em escolas privadas. O que houve foram encontros com “Delegados” . Que não influenciou o que já estava pronto.

paulo costa
Visitante
paulo costa

Quanto aprendizado importante pra toda vida, embutido em uma atividade tão simples.

Ser responsável, trabalhar em equipe. valorizar e respeitar os trabalhos e tralhadores braçais, cuidar do bem comum , do meio ambiente…

Poderia ser adotado rapidamente e em qualquer lugar… custo zero.

Porque não ?

https://www.youtube.com/watch?v=KVibwrwk4eI

Belo exemplo do Japão… Foram eles que durante a Copa chegaram catando o lixo no aeroporto e nos estádios.

JOSE DA  SILVA ANDRADE
Visitante
JOSE DA SILVA ANDRADE

Boa noite, colega paulo . que bom sua lembrança da educação no Japão pois estamos muitíssimo distantes não só em termo de território mas , também nos métodos de fazer educação , pois no japão a educação é levada muito a serio , desta forma os resultados são tão bons .

Dayane
Visitante
Dayane

O aprendizado e importante pra toda vida, poderia ser adotado rapidamente. Já em cada escola os brasileiros pode incorporar os valores de preconizados na base nacional de certa forma dar um salto de qualidade que o nosso Brasil tanto necessita.

JOSE DA  SILVA ANDRADE
Visitante
JOSE DA SILVA ANDRADE

A base nacional comum , curricular , tem muito a nos guiar em uma melhoria na forma de educar , se dixarmos de lado a mesmisse de sempre , que é algo tão limitador no seculo 21, ao que se refere a educação , pois fazer educação é algo muito fecial é preciso de vontade , e compromisso de cada membro da comunidade escolar , pois juntos somos mais fortes , para poder fazer acontecer… Ler mais »

Tais Helena Cerqueira
Visitante
Tais Helena Cerqueira

Quando lemos cada competência proposta pela base nacional, vemos que está intimamente atrelada aos valores humanos para um bom convívio e desenvolvimento social. O problema é a distância entre o teórico e a prática. Nossa realidade nos permite deslumbrar de todas as competências? A resposta é cruel. Vemos alunos sem base de educação vindo para as escolas com outros objetivos (até mesmo para sanar sua fome) e infelizmente o professor não consegue desenvolver tais premissas… Ler mais »

Tiago Nogueira
Visitante
Tiago Nogueira

Muito pertinente o texto, afinal se seguirmos as competências básicas da BNCC na elaboração de projetos, atividades educacionais e outras vertentes da educação com certeza vamos ganhar muito para o ensino aprendizagem dos nossos discentes. Pois este é um instrumento que aliado adequadamente ao profissional de educação é uma arma imbatível para a superação de diversos problemas escolares e sociais vistos na atual geração.

Sidenise
Visitante
Sidenise

Muito bom! Bem elaborado….

Pérsio Santiago
Visitante
Pérsio Santiago

De fato, a BNCC é um enorme avanço, embora essas competências já estejam presentes nos PCNs de 1996. Mas é preciso entender que no modelo atual da Educação brasileira, de massa, com o professor tendo que dividir sua atenção entre quatro ou cinco dezenas de alunos em apenas cinquenta minutos, e que trata a educação básica apenas como via de acesso ao Ensino Superior, essas competências não vão sair do papel. Outro obstáculo é a… Ler mais »

Rodson Layne
Visitante
Rodson Layne

A BNCC, aliado à melhor gestão dos recursos destinados à educação, qualificação profissional dos educadores e a EDUCAÇÃO transformada em valor social, certamente trará avanços.

Antonia
Visitante
Antonia

É fundamental esta reflexão para todos que fazem uma sociedade educativa mais consciente e responsável pelos deus direitos.

joao maria da silva
Visitante
joao maria da silva

Oi Antonia…. Poderias me explicar a expressão mais ética?…. Grato…. Acredito que isso seja possível de sua parte…. Valeu…

Elizane Galdino
Visitante
Elizane Galdino

Gostei muito!

Iracy Loureiro
Visitante
Iracy Loureiro

Bom dia!
Muito bom o trabalho.Linguagem clara para o bom entendimento da matéria.
Iracy

Tarlene Roberta Ribeiro
Visitante
Tarlene Roberta Ribeiro

Informações complexas bem esclarecidas nesse infográfico das 10 Competências Gerais da BNCC.
Muuuito bom!!!

joao maria da silva
Visitante
joao maria da silva

Olá… Vocês me poderiam me responder uma questão: O que houve com os outros projetos educacionais do Brasil? Quais eram então os propósitos dos PCN ?…. Quais eram então os propósitos da LDB?….. Agora aparece o BNCC com o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade “MAIS ÉTICA”? iSSO quer dizer que os outros planos não tinham essa missão? E uma curiosidade epistemológica da palavra “ética”: Fulano é ético!! Fulano é “MAIS ÉTICO!!!… Ler mais »

Mariana Teixeira
Visitante
Mariana Teixeira

Olá, gostaria de saber como faço a citaçao desse texto em um trabalho da faculdade?

Ana Lucia Mello Delgado
Visitante
Ana Lucia Mello Delgado

Boa Noite pessoal.
Acredito que mais ética ,seria uma forma de fortalecer a ética ,dar ênfase,já que a ética está quase que esquecida pelos diversos cidadãos,principalmente os que ocupam um pedestal político…

Jan
Visitante
Jan

Os planos de educação anteriores a este, em questão de cidadania tinham este mesmo princípio. Estas 10 competências são a distensão dos princípios e objetivos dos PCNs, dentro da LDB, porém diluídos na retórica de “contribuir para a construção de uma sociedade “MAIS ÉTICA”, quando não temos representante que entenda de educação ou o que é ética, nem no ministério da Educação. É um projeto que se estende em alguns aspectos, mas é vazio, as… Ler mais »

Luciene de freitas
Visitante
Luciene de freitas

Texto muito bom, nos leva a pensar e nos norteiam em como desenvolver seu aluno em todas as suas partes. seja social, cognitiva, afetiva , sua auto estima e auto confiança. Devemos em cada atividade ajudar o aluno a desenvolver-se em sua totalidade.

Ana Clara Pacheco de Almeida
Visitante
Ana Clara Pacheco de Almeida

qual é o conceito afinal da bncc? qual o objetivo? para quê?
qual a legislação que embasa essa mudança?
qual a referência nacional desse documento?
qual é a definição de competências segundo a bncc?
quais os marcos legais da bncc?
alguém poderia me ajudar com respostas simples e diretas em relação a essas perguntas ???

Wil Bil
Visitante
Wil Bil

A autonomia para se ler qualquer conteúdo e texto, refletir e analisar por si só é a principal finalidade da educação! Quando vemos cidadãos tendo a preguiça de ler por si só, de pesquisar e de entender primeiro sozinho, depois ouvindo todas as vozes sobre o assunto, as críticas, as ponderações, teremos aí um pensamento amplo! Estamos perdendo esta capacidade de leitor e pensador livre! Preferimos pedir as opiniões, as explicações e apenas copi-alas!! Estas… Ler mais »

klepen  (professor)
Visitante
klepen (professor)

Aqui na cidade de Novo Santo Antônio-MT, estamos fazendo a leitura e debate sobre a (BNCC) Base Nacional Comum Curricular, vem sendo uma diferença no pensamento e ação de cada professor, o qual grande parte acha que sera prejudicial a educação, sendo a destruição de algumas disciplinas, do interesse dos alunos, professores na aula e na formação educacional, buscando a privatização da educação no Brasil, dentro dos estudos foram analisados ponto a ponto, sendo rejeito… Ler mais »

joyce
Visitante
joyce

preciso de uma ajuda, alguém poderia me ajudar.
Caracterização de competências a serem desenvolvidas?

luiz gustavol
Visitante
luiz gustavol

mais toop ki o lancimha do maikel huuumm

Luzmar
Visitante
Luzmar

Boa tarde!!! Penso que deviam mesmo mexer no currículo de LingLí Portuguesa, porque ele é uma repetição de conteúdos, tanto nos bimestres quanto entre 1, 2 e 3 anos do ensino médio, mas dizer que esse novo currículo vai universalizar o ensino, é uma brincadeira né!! Além disso, esse currículo é tão extenso que terão que estender para três anos cada série para que possamos trabalha-lo todo. Pensem, reavaliem e deixa o essencial, vamos adotar… Ler mais »

Mirian Carvalho
Visitante
Mirian Carvalho

vcs arrasam muito!!! parabens por ajudar os professores e apaixonados pela educação.

joao  nogueira
Visitante
joao nogueira

Gostei muito, é de fundamental importância para os professores q gosta da educação

Edson Chaves Barbosa
Visitante
Edson Chaves Barbosa

Não consigo baixar.
O link parece estar desabilitado

Well Gonçalves
Visitante
Well Gonçalves

não baixa de jeito nenhum, mesmo após o cadastro. Se puderem, enviem por e-mail: ndiccne.ufsm@gmail.com

maria da conceição
Visitante
maria da conceição

Não consigo fazer o cadastro para baixar.