42 palestras e oficinas de educação para conferir na Campus Party Brasil 2019 - PORVIR
Campus Party Brasil

Inovações em Educação

42 palestras e oficinas de educação para conferir na Campus Party Brasil 2019

Porvir selecionou atividades que tratam de movimento maker, futuro da educação, empreendedorismo e criatividade

por Redação ilustração relógio 7 de fevereiro de 2019

A edição de 2019 da Campus Party Brasil promete muitos debates e oficinas para quem está interessado em ampliar os conhecimentos em tecnologia e educação. Na lista abaixo, selecionamos palestras que tratam de movimento maker, futuro da educação, empreendedorismo, criatividade.

Além disso, próximo à entrada, na área conhecida gratuita como “Open Campus”, o Sesc SP organizará oficinas gratuitas, como desenvolvimento de objeto em impressora 3D, demonstração de corte a laser, criação de animatrônicos e brinquedos controlados por Arduino e sensores, aulas abertas de técnicas têxteis e modelagem e games com jogos digitais nacionais com temáticas sobre representatividade negra, indígena e de gênero.

DIA 13

Palco Educação

A maior invenção dos últimos mil anos – às 10:30
O especialista em inovação e design educacional, Felipe Gonzalez fala sobre a invenção que transformou a forma como aprendemos e o que a educação futura tem a ver com tudo isso.

Tecnologia, a inovação que transforma – às 12:00
A professora Paula Gerarduci apresenta o projeto Favela Hacker e seus laboratórios makers implantados no CIEP Antônio Candeia Filho, uma escola municipal do Rio de Janeiro. Durante a apresentação, ela compartilha montagens interativas de materiais produzidos nos laboratórios.

Beta kit: aprendizagem criativa + educação maker dentro da sala de aula – às 14:00
O professor Nathan Rabinovitch, que dirige a Edtech Beta Kit e trabalha como consultor maker educacional, fala sobre como as novas metodologias makers estão impactando a sala de aula.

Makers 4.0 um projeto piloto em busca de uma educação 4.0 para o estado de Manaus – às 15:30
A palestra apresenta um projeto piloto maker que foi aplicado em três escolas públicas de tempo integral no estado do Amazonas. O projeto envolveu professores e estudantes na construção spaço maker para o desenvolvimento do pensamento computacional e projetos com a contribuição da comunidade.

Despertando o mindset ágil em crianças – às 23:00
O gamer Antonio Felipe Silva Fernandes discute como é possível formar uma mentalidade ágil durante aulas para crianças de 9 a 13 anos.

Palco STEAM

Inspirando Jovens de Sucesso – às 15:00
Da escola pública para as 10 Maiores Universidades dos Estados Unidos, Matheus Akira Tomoto conta sua trajetória e apresenta a startup de educação Inspirando Jovens de Sucesso, que tem como objetivo complementar a educação básica sob três pilares: habilidades do futuro, internacionalização e protagonismo.

Palco Creativity/Design

A matemática da música – às 11:00
O que faz da música algo tão universal e como evoca tantas emoções diferentes nas pessoas? O músico e empreendedor Ney Neto explora sonoridades e explica os benefícios dos sons no processo de aprendizado de qualquer novo conhecimento.

Palco Makers

Apresentação – Oficina de chão – às 11:00
De forma lúdica, participantes de todas as idades podem aprender robótica em uma oficina que já se tornou tradicional no evento. Durante a atividade, será construído um robô de mobilidade.

Makers mudando o Mundo – às 12:00
A palestra de Alexandre Ferreira, que atua há mais de 18 anos na área de educação tecnológica, irá abordar o universo maker, o processo criativo e o compartilhamento de informações.

Cultura Maker, mudando realidade e impulsionando o aprendizado – às 15:00
Henri Coelho, gestor de implantação de projetos e desenvolvimento da Robolivre, e Gustavo Wanderley, Sócio criador da Kronna Automação CNC, falam sobre como a cultura maker pode combinar possibilidades de negócios e, ao mesmo tempo, ser utilizada como uma ferramenta de aprendizagem.

Concurso Leve seu Robô – Apresentação – às 17:00
Henri Coelho, que atua como gestor de implantação de projetos e desenvolvimento na Robolivre, apresenta o Concurso Leve seu Robô.

Robótica na Educação Infantil e Anos iniciais – às 18:00
A palestra demonstra como é possível trabalhar robótica na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, tudo isso com o uso de software e hardware livre. A coordenadora pedagógica do projeto de Informática e Robótica da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, Ana Paula Rodrigues, mostra como o projeto colabora para uma aprendizagem significativa, atuante e construtiva e preocupada com o meio ambiente.

DIA 14

Educação do Futuro

Gamificação Criativa – às 10:30
Paula Carolei, professora assistente do núcleo da universidade aberta da Unifesp, apresenta e discute como a gamificação desenvolve autoria e protagonismo de forma criativa em espaços formais (escolas e universidade) e não formais (museus, comunidades e eventos) de aprendizagem.

Imprensa Jovem – Criando Agência de Notícias na Escola – às 12:00
Carlos Lima, que coordena o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, apresenta o projeto Imprensa Jovem desenvolvido em escolas da rede.

Scratch 3.0: como a Aprendizagem Criativa vem transformando a educação pública – às 14:00
Este painel tem por objetivo promover o compartilhamento de resultados do uso da ferramenta Scratch e de práticas relacionadas a Aprendizagem Criativa em salas de aula e/ou pesquisas relacionadas à rede pública de ensino Brasileira. Além disso, também será discutida a visão dos educadores e estudantes frente a comunidade Scratch e as mudanças que envolvem a nova versão do Scratch.

Encontro Práxis de Tecnologia e Educação – às 17:00
Integrantes de organizadores de uma das mais conhecidas comunidades de tecnologia e educação do Brasil dividem experiências e comentam sobre o futuro.

Makers

Cenários futuros e cultura maker: como os fazedores estão hackeando a realidade – às 11:00
Rita Wu, designer, pesquisadora e artista, trata do movimento maker no Brasil e no mundo e as formas de inovação social através de projetos colaborativos.

O que é que o hackerspace tem?! – às 22:00
O que faz um hackerspace? O espaço físico, as ferramentas disponíveis, as máquinas maravilhosas (impressoras 3D, CNC, cortadora laser)? Ou seriam as pessoas, as atividades, as oficinas? Representante do Calango Hacker Clube vai falar um pouco do que aprendeu sobre os hackerspaces do mundo inteiro por meio de sua pesquisa de mestrado e das visitas que realizou a alguns deles no Brasil e nos EUA.

 Palco Entrepreneurship

Edtechs – O que são, para que servem, e como estão mudando a educação – às 17:00
Como era o aprendizado ontem? E hoje? Como será amanhã? Venha descobrir como as startups de educação estão desafiando os modelos tradicionais e aprendizado.

Lifelong learning: como se preparar para uma vida produtiva num futuro incerto – às 16:00
A possibilidade de termos uma vida feliz e produtiva ao longo deste século está diretamente relacionada a nossa capacidade de aprender, desaprender e reaprender. Como se manter atualizado num mundo em constante transformação? Quais são as alternativas possíveis aos modelos de ensino tradicionais, que estão absolutamente ultrapassados e desconectados da realidade?

DIA 15

Palco Educação do Futuro

Privacidade e CyberSegurança para baixinhos – às 10:30
Esta palestra aborda problemas relacionados à segurança de dados, privacidade e cyberbullying voltados para crianças, além de dicas para tentar proteger a informação compartilhada na Internet.

Educação do futuro: Aprendizagens criativas, Robótica com sucata na Escola Pública – às 16:30
Não tem mais volta a tecnologia chegou na sala de aula para ficar! Com elas novas maneiras de ensinar e aprender. Vamos conversar sobre as tendências na Educação e como garantir inovação e aprendizagem criativa com baixos recursos através da robótica com sucata que prioriza um aprendizado mão na massa, com foco na criatividade e inventividade, trazendo o aluno para o centro do processo de aprendizagem.

Palco Makers

Paper: A cultura Maker no Ensino Técnico: Uma junção disruptiva – às 12:00
Como este modelo de educação apresenta uma disrupção com o “faça você mesmo”, desenvolvendo projetos para incentivar a inovação no Ensino Técnico. Para que isso seja possível, é preciso colocar a mão na massa e ensinar de forma mais engajadora e envolvente!

Se eu quiser, posso ter um fab lab na minha casa – às 18:00
Profissionais compartilham as experiências de criarem máquinas de fabricação digital e como é possível ter acesso a tecnologia com baixo custo

 Impacto social da conectividade – às 18:00
Debater como a conectividade pode transformar a vida das pessoas cognitiva, social, economicamente

Robolivre Falando de Sonhos – às 22:00
Henrique Foresti vai mostrar como sonhou em realizar Transformação Social com a Robótica. Vamos falar sobre empreender um negócio social a partir de uma plataforma Aberta que está presente em todo o País.

Palco Feel the Future

SingularityU Brazil Global Impact Challenge: impactando a educação através das Tecnologias Exponenciais – às 12:00
Neste painel apresentaremos o que foi o 2018 SingularityU Brazil Global Impact Challenge e as duas melhores startups selecionadas: a MedRoom e o Células Empreendedoras. Cada uma delas se propõe a transformar 10 milhões de brasileiros em aprendizes ativos e auto-direcionados ao longo dos próximos 5 a 10 anos com o apoio da Singularity. Vale a pena conferir!

Como diria Einstein: educação é aquilo que fica depois que se esquece tudo que se aprendeu na escola – às 17:00
Vamos discutir a possibilidade de horizontalizar a troca de conhecimento e a desconstrução da detenção do poder apenas pelo professor/mentor/instrutor dentro da sala de aula. O que fica depois que se sai da escola são as conexões entre pessoas, independente da hierarquia imposta pelo modelo tradicional de ensino.

DIA 16

Palco Coders

Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning: Entenda as tecnologias e como elas têm transformado o dia a dia das pessoas – às 00:00
Machine learning e deep learning podem parecer conhecimentos muito específicos, que só interessam a profissionais das áreas de tecnologia. Mas a verdade é que esse deixou de ser um tema “para nerds”. A inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e tem revolucionado a prática de diversas profissões.

Palco Makers

Empreendedorismo e Fab Labs. Combina? – às 11:00
Será que é possivel passar de inventor para empreendedor com a ajuda de um Fab Lab e seu time? Como tirar a ideia do papel e fazer com que ela vire um negócio? Que ferramentas e apoio humano o Fab Lab poderia te oferecer? E se eu sou um intra-empreendedor, também posso usar o Fab Lab para empreender? Este é um painel aberto que mostrará algumas iniciativas que já estã acontecendo dentro da rede Fab Lab e também levantará a questão do que é necessário que um Fab Lab tenha para ajudar os empreendedores.

Uma professora Maker: experiências usando Arduino em sala de aula – às 12:00
Nesta apresentação será abordado o uso de Arduino em Curso Técnico em Eletrônica, alguns ‘preconceitos’ em ambiente acadêmico e as facilidades/dificuldades vividas pelos alunos dos 3º e 4º módulo do curso

Academany; o ensino de (quase) qualquer coisa! – às 16:00
Iniciado no MIT e agora presente em mais de 70 países, entenda o que é o Academany e como aprender a construir (quase) qualquer coisa. Conversaremos sobre o FabAcademy (Curso de Fabricação Digital), Fabriacademy (Curso de Wearebles), How to grow (almost) anything (Curso de Biotecnologia) e Why to make (almost) anything (Curso de Arte e Tecnologia).

Palco Startup

Design Thinking mão na massa: da ideia ao produto – às 10:30
O Design Thinking não é uma metodologia e sim uma maneira de pensar. É um processo coletivo que visa resolver problemas reais das pessoas. Aprenda a pensar como um designer e colocar suas idéias em prática hoje mesmo.

Palco Steam

A Escola Dobrável – às 11:00
Enquanto o modelo escolar hegemônico é liso e previsível, a “escola dobrável” estampa a sua complexidade. As dobras dão relevo à superfície uniforme e inauguram possibilidades. Flexível, a escola se dobra às necessidades de seus alunos, personalizando os processos de aprendizagem. Cada dobradura une capacidade de remodelar-se indefinidamente ao reforço de princípios e atitudes que norteiam práticas pedagógicas. No limite, a escola dobrável dobra também o espaço, conectando diferentes lugares que passam a atuar como ambientes educativos, simultaneamente dentro e fora das dobraduras da escola.\

FOGUETES – Como construir um foguete para vôo atmosférico a 10,000 pés (3 km) de altitude! – às 01:00
Aprenda sobre engenharia de foguetes, sondagem atmosférica, seus desafios e soluções. Veja como um time multidisciplinar de 50 alunos da UFRJ realizou o projeto, simulação, fabricação e testes de um veículo lançador de nanossatélites atmosféricos para voar a uma altitude de 10,000 pés (3 km) com emprego de diversas soluções inovadoras.

Jovens pautando o futuro da educação no Brasil – às 17:00
Jovens que trabalham e têm experiência em iniciativas de impacto para educação apresentam projetos e atividades para melhorar a educação, desde negócios sociais, comunidades, startups e hubs de inovação

Campus Jobs

As relações na adolescência – A transformação social do século 21 – às 10:30
Nesse painel discutiremos qual o papel da escola, as ferramentas e processos adequados para a construção da inteligência emocional da juventude contemporânea

Palco Creativity/Design

Muito além das fake news: como lidar com boatos na era da desinformação? – às 11:00
Apresentação de dicas e técnicas de identificação de boatos e fake news.

Como criar roteiros para vídeos que encantam, vendem produtos e ideias – às 17:00
Eu acredito que ótimas palestras tem que ter uma linguagem natural, explicar tudo de uma maneira simples e efetiva dentro de um tempo curto. Por isso, de todas as palestras que você está pensando em assistir nesse horário, escolha essa. Sério.

15 passos para elaborar Histórias em Quadrinhos – às 18:00
A palestra tem por intuito orientar pais, professores e jovens roteiristas, no processo de construção de histórias em quadrinhos, incentivando a produção desse tipo de atividade que é tão enriquecedora na formação de crianças e jovens.

Ensino de Inteligência Artificial no método de sala de aula invertida – às 18:00
Imagine um sistema educacional no qual os alunos estudam os conteúdos curriculares em suas casas só para depois irem à escola encontrar professores e colegas, tirar suas dúvidas e fazer exercícios.

Palco Entrepreneurship

FUTURO DAS PROFISSÕES: Como se preparar para o inevitável? – às 18:00
A sociedade em que vivemos hoje é muito diferente do que era vinte, ou mesmo dez, anos atrás. Conectividade global, inteligência artificial, computação quântica e abundância de dados são algumas das forças disruptivas que estão remodelando o mercado de trabalho e redefinindo as habilidades exigidas dos profissionais.


TAGS

campus party, educação mão na massa, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x