6 passos para escutar estudantes da sua escola ou rede com uma ferramenta gratuita - PORVIR
Crédito: Divulgação

Como Inovar

6 passos para escutar estudantes da sua escola ou rede com uma ferramenta gratuita

Depois de ouvir 132 mil adolescentes e jovens, pesquisa ‘Nossa Escola em (Re)Construção’ se transforma em plataforma aberta de escuta

por Redação ilustração relógio 1 de setembro de 2017

O que os jovens pensam da escola e como eles gostariam que ela fosse? Para promover a escuta dos estudantes, agora os professores, diretores e gestores podem contar com uma ferramenta online e gratuita. Depois de ouvir 132 mil adolescentes e jovens de todo o país, a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção” se transformou em uma plataforma aberta que pretende multiplicar a voz dos jovens nas escolas brasileiras.

Direcionada aos adolescentes e jovens de 11 e 21 anos, a pesquisa pode ser aplicada em qualquer escola ou rede educacional brasileira. Veja como usar plataforma para promover a escuta dos seus estudantes:

1. Navegue pela plataforma e leia o questionário
Para conhecer melhor a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção”, baixe uma cópia do questionário pelo site. Na plataforma, também é possível ter acesso aos resultados nacionais da escuta promovida em 2016.

2. Organize um plano de aplicação da pesquisa na sua escola ou rede
Após conhecer as perguntas e navegar pelos resultados do ano anterior, faça um plano de aplicação da pesquisa. Estabeleça uma data de início e término para os estudantes responderem ao questionário online.

3. Elabore uma estratégia de mobilização para engajar os estudantes
Divulgue o link do questionário na sua escola ou rede e planeje uma estratégia de mobilização. Acesse o “Kit de Orientações para a Pesquisa” e baixe o “Kit de Comunicação”.

4. Acompanhe o período de aplicação da pesquisa
Após um tempo de aplicação do questionário, acesse a plataforma para solicitar o relatório e acompanhar quantos estudantes da sua escola ou rede já responderam à pesquisa. Fique atento, pois essa ação exige um número mínimo de 80 respostas.

5. Solicite um relatório da sua escola ou rede
Após a data combinada para o encerramento da pesquisa, entre na plataforma e solicite o relatório completo da sua escola ou rede na página de resultados.

6. Divulgue os resultados e implemente melhorias
Compartilhe os resultados da pesquisa e mobilize professores, funcionários, gestores e estudantes a se engajarem na transformação das suas escolas. Veja mais dicas na plataforma para pensar em estratégia de divulgação e implementação de melhorias a partir da escuta dos estudantes.


TAGS

ensino fundamental, ensino médio, participação dos estudantes, protagonismo jovem, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x