Concurso estimula formação de líderes sustentáveis
Docentes de administração e economia serão premiados, nesta segunda-feira, por suas práticas de educação para sustentabilidade
por Vagner de Alencar 19 de outubro de 2012
Na próxima segunda-feira (22/10), professores universitários de economia e administração serão reconhecidos pelos seus trabalhos em sala de aula em prol da formação de líderes sustentáveis. O concurso Práticas de Educação para Sustentabilidade, realizado pelo banco Santander, desde o início do ano, vem trabalhando com docentes incentivando a inserção de conteúdos teóricos e práticos sobre sustentabilidade no currículo.
Seis professores finalistas vão apresentar suas experiências dos quais três serão escolhidos para receber uma bolsa para o curso de empreendedorismo na Babson College, em Boston, Estados Unidos. Entre as propostas de aulas realizadas estão a inserção de conteúdos de sustentabilidade em disciplinas como processo administrativo e teoria geral da administração, atividades práticas (como a elaboração de artigos científicos contextualizando assuntos trabalhados na disciplina de análise estatística) e a criação de um blog em que os alunos foram convidados a escrever e assumir seu compromisso ético com a sustentabilidade.
De acordo com Maria Luiza Pinto, diretora executiva de Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa pretende dar estímulo à formação de lideranças sensíveis às questões ambientais e sociais. “Buscamos a parceria do meio acadêmico para estimular os docentes a incorporarem a discussão sobre desenvolvimento sustentável de maneira integrada em suas disciplinas. Assim, podemos juntos, formar profissionais cidadãos e cidadãos profissionais”, afirma.
A premiação acontece, das 15h às 17h, no auditório da Torre Santander, em São Paulo, e a abertura será feita por Marina Silva, ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente, que vai abordar o papel que a educação para a sustentabilidade tem no desenvolvimento do país. O evento será aberto ao público e os interessados podem se inscrever para participar presencialmente ou acompanhar on-line em www.santander.com.br/sustentabilidade.
Em sua segunda edição, o concurso recebeu mais de 250 inscrições. O prêmio foi dividido em quatro fases. Na primeira, realizada no início do ano, os professores enviaram seus projetos de aulas. Trinta e dois projetos foram selecionados para a fase seguinte. Já na terceira etapa, no final do semestre, eles precisaram detalhar os resultados obtidos. A última fase é a apresentação dos casos dos seis finalistas ao vivo para a banca examinadora.