Educação climática: confira materiais de apoio publicados pelo Porvir em 2024
Ao longo de 2024, o Porvir lançou reportagens e materiais de apoio sobre a crise do clima e sustentabilidade.
por Ruam Oliveira 19 de dezembro de 2024
A crise climática em marcha no mundo acende alertas para diferentes setores da sociedade. A escola desempenha um papel importante nesse processo, pois está encarregada de educar e informar sobre como essas mudanças afetam as vidas das pessoas agora e no futuro.
💬 Tire suas dúvidas e converse com outros educadores nas comunidades do Porvir no WhatsApp
Nesse contexto, a educação ambiental e climática ganha força e também urgência. Ao longo de 2024, o Porvir produziu e compartilhou diversos materiais que abordam a questão e oferecem explicações e sugestões de atividades de como tratá-la em sala de aula.
Série “Escolas Resilientes”
Entre os conteúdos mais recentes, destaca-se a série de reportagens intitulada “Escolas Resilientes”, que apresenta o conceito de escolas que estão se preparando para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Essas instituições investem em currículo, infraestrutura e apoio socioemocional. Os exemplos apresentados podem inspirar ações pontuais ou abrangentes nas escolas, sendo uma leitura indispensável.
Leia a série “Escolas Resilientes”
A série também oferece um infográfico que detalha o conceito de escolas resilientes e como ele se originou. Acesse aqui.
Saúde mental e a crise climática
A crise climática impacta não apenas o ambiente físico, mas também a saúde emocional das pessoas. Como a crise climática afeta a saúde mental dos estudantes? Para responder a essa pergunta, o Porvir ouviu especialistas e publicou uma reportagem aprofundada sobre o tema.
Materiais de referência sobre mudanças climáticas
Trabalhar com esta temática em aula requer preparação. Além da experiência e das vivências acumuladas ao longo dos anos, estudar o tema é uma maneira de aperfeiçoar a forma como esse assunto chega aos estudantes.
Abordar os conteúdos de maneira contextualizada, relacionando o dia a dia de cada um deles com os assuntos vistos no jornal ou nas redes sociais, por exemplo, requer uma capacidade de compreensão ampla do tema para fazer as conexões necessárias.
Recentemente, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou dois materiais de apoio que incentivam a criação de currículos mais verdes. São eles:
- Greening curriculum guidance: teaching and learning for climate action (Orientação curricular mais ecológica: ensino e aprendizagem para a ação climática, em tradução livre);
- Green school quality standard: greening every learning environment (Referencial de Qualidade Escolar Verde: Tornando Todos os Ambientes de Aprendizagem mais Ecológicos, em tradução livre).
Nesta matéria, o Porvir traz mais detalhes sobre ambos. Leia aqui.
Para incentivar o debate sobre educação climática nas escolas, o Porvir também produziu um e-book com planos de aula voltados à sustentabilidade e à educação ambiental. O material traz sugestões de atividades aplicáveis a diferentes etapas de ensino, desde a educação infantil até o ensino médio.