Novas economias e possibilidades de carreira e trabalho para os jovens
Infográfico apresenta resultados da pesquisa “O futuro do mundo do trabalho para as juventudes brasileiras”
por Danilo Mekari / Luan Silva 3 de maio de 2023
Altas taxas de desocupação, baixos salários e incertezas diante do futuro. Esse cenário é a realidade de muitos jovens brasileiros (de 15 a 29 anos). Afinal, as rápidas mudanças no mercado de trabalho, aliadas às crises econômicas vivenciadas na última década, têm produzido diversos desafios para a carreira dessa significativa parcela da população.
Lançada em março, a pesquisa “O futuro do mundo do trabalho para as juventudes brasileiras” – desenvolvida pelo Instituto Cíclica, em parceria com o Instituto Veredas, e com o apoio do Itaú Educação e Trabalho, da Fundação Arymax, da Fundação Roberto Marinho, da Fundação Telefônica Vivo, e do GOYN SP – apresenta as tendências do mundo do trabalho e o retrato das juventudes brasileiras nesse contexto, identificando as oportunidades para a inclusão produtiva de jovens e traçando recomendações para atores estratégicos, com foco sobre a formação profissional e tecnológica.
Já apresentamos aqui no Porvir como o estudo avalia situação das juventudes. No infográfico abaixo, o destaque fica por conta do impacto de economias emergentes nas possibilidades de carreira e trabalho para os jovens brasileiros.