Educação híbrida: como a gestão pode apoiar as competências digitais da equipe - PORVIR
Freepik

Diário de Inovações - Gestão

Educação híbrida: como a gestão pode apoiar as competências digitais da equipe

Ao comemorar uma década de atividades, coordenadoria de formação docente no Ceará oferece ambiente virtual de aprendizagem com materiais que incentivam o aprendizado digital

por Jucineide Fernandes / Vagna Lima ilustração relógio 17 de maio de 2024

A Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, comemora 10 anos em 2024. Dedicada à inovação educacional e à formação continuada dos profissionais da rede pública, a Coded busca reunir as exigências formativas para a educação do futuro. E esse assunto precisa estar no radar da gestão escolar.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Um de nossos pontos de ação é o projeto Agente de Gestão da Inovação Educacional, que tem como objetivo impulsionar a atuação dos profissionais de educação no uso de tecnologias, auxiliando os gestores e professores da rede a elaborar e implementar ações de vanguarda. Com essa ação, busca-se preparar os estabelecimentos de ensino para a transformação educacional, impulsionada pela cibercultura e pelas novas formas de ensinar e aprender. 

As ações desenvolvidas neste projeto são organizadas e compartilhadas por meios de trabalhos acadêmicos e material instrucional. A exemplo desses, foi publicado, no ano de 2023, o livro “Vivências e práticas dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional”, e neste ano de 2024, o e-book “Relatos de experiências no contexto da educação híbrida: agentes da gestão da inovação educacional AGI 2023” e o “Catálogo de práticas dos agentes de gestão da inovação educacional 2023: possibilidades didáticas com uso de REAs/REDs”. Todas essas obras são compostas por experiências que demonstram como a inovação educacional permeia o fazer docente na rede estadual educacional cearense.

Relacionadas

A experiência do Ceará no desenvolvimento de competências digitais de professores

ACESSAR

Inteligência artificial: quais competências são esperadas para professores e estudantes

ACESSAR

Objetivos de aprendizagem devem nortear a compra de tecnologias digitais

ACESSAR

Apoio aos docentes

A coordenadoria tem produzido materiais didáticos e pedagógicos, além de realizar curadorias, disponibilizando REDs e REAs (recursos educacionais digitais e abertos) para apoiar professores e estudantes no desenvolvimento de sua fluência digital. Também oferece materiais abertos, como cursos autoinstrucionais e cards educativos, para que os gestores cearenses possam acessá-los e repassá-los às suas redes. O Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional é uma plataforma que identifica as operações mentais das aprendizagens dos estudantes, por meio de avaliações diagnósticas. Com base no currículo, são elaborados materiais didáticos estruturados para dar suporte aos professores, bem como a oferta de formação específica para a sua utilização no processo de recomposição das aprendizagens dos estudantes. 

Acreditamos na troca e no compartilhamento de saberes entre as equipes escolares. Por isso, as práticas pedagógicas realizadas durante o ano letivo são divulgadas no Seminário DoCEntes. O evento proporciona aos professores e gestores da rede de ensino reflexões sobre as demandas locais e globais referentes à educação, mobilizando o ensino-aprendizagem por meio de atividades.

Clique na foto para ver a galeria de imagens:

Espaços de troca e aprendizagem

A coordenadoria possui, ainda, uma infraestrutura composta por laboratórios, auditórios, estúdios e salas de videoconferência, ambientes voltados para o desenvolvimento de projetos educacionais inovadores. 

Nesses espaços, são realizadas ações, como as Práticas Laboratoriais de Ciências da Natureza e Matemática (LabCED), que proporcionam experiências de aprendizado imersivas e interativas, assim como no Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), onde são realizadas formações para o desenvolvimento da cultura maker. 

Como resultado da cooperação com a Rede de Inovação Educacional para a Educação Híbrida, a coordenadoria recebeu dois Núcleos de Inovação Educacional da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), com vistas à produção de RED, que serão inaugurados neste ano de 2024. 

Vale destacar, ainda, o Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que contribui para a Política Nacional de Formação de Professores, com oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação, voltadas preferencialmente para profissionais da educação básica.

Desse modo, comemoramos os nossos dez anos agora em 2024 na promoção da formação docente e discente, educação a distância e no campo da educação híbrida. Buscamos sempre reafirmar nosso compromisso com a inovação e excelência educacional, na direção de nos consolidar como referência educacional no Ceará e no Brasil.


Jucineide Fernandes

Mestre em Administração pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Atual Secretária-Executiva de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado Ceará (Seduc-CE).

Vagna Lima

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE)

TAGS

competências para o século 21, gestão escolar, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest


7 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Antonio Fernandes

Um dos grandes incrementos e subsidio para efetivação de repertórios no uso de metodologia ativas, que permite a inclusão de professores e alunos, para um ensino e aprendizado inovador, prático, dinâmico, proporcionando a interação eficaz e significativo nos dias atuais.

Flávia Menino

O projeto Agente de gestão da Inovação Educacional é essencial para promover um avanço significativo na qualidade da educação. Focando na capacitação de gestores e professores no uso de tecnologias, ajuda a modernizar o ensino e prepara os educadores para enfrentarem os desafios contemporâneos. É uma excelente iniciativa, pois é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficiente alinhado com as demandas de cada escola.

Editado pela última vez 10 meses atrás por Flávia Menino
Gleidson Vieira

Trabalhei com a professora Vagna Lima, uma coordenadora inteligente, sensível e antenada com as necessidades da rede. Sob sua batuta estudamos e construímos um projeto de educação híbrida, saindo na frente até mesmo do governo nacional. Uma pena que iniciativas tão visionários, e com muita qualidade, posto que foi construído por uma equipe de doutores especialistas em educação, não sejam devidamente valorizadas, o projeto foi engavetado. De todo modo, tudo que é implementado tem muita qualidade.

RANGEL FÉLIX

Excelente política que o Ceará está construindo na educação.

Berenice Lopes

A educação cearense sempre inovando capacitando professores e professoras na busca da recomposição da aprendizagem!

JOSE AURILO BEZERRA DA SILVA

Buscamos na nossa atuação junto às escolas, promover a troca de conhecimentos e o acesso as tecnologias educacionais de forma desburocratizada e intuitiva para professores e estudantes. sentindo o chão da escola e suas realidades diversas.

Debora Jannke

Por experiência própria vejo o quanto as metodologias ativas envolvem e cativam os alunos trazendo bons resultados

Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se