Universitários usam jogo para aprender a tomar decisão
Criado por professores espanhóis, Quantum permite que alunos realizem competições como se fossem gerentes
por Vagner de Alencar 4 de maio de 2012
Pesquisadores da Universidade Carlos III de Madrid, na Espanha, desenvolveram um jogo que simula estrategicamente o comércio internacional. No Quantum, os estudantes podem competir como se fossem gerentes de marketing de uma grande empresa.
O software educativo permite que seus usuários assimilem conceitos fundamentais sobre a tomada de decisões e direção estratégica de marketing de uma companhia. Além disso, possibilita que desenvolvam habilidades práticas na gestão de empresas que operam em mercados internacionais.
O objetivo da ferramenta é unir teoria e prática. Isso acontece por meio das competições entre empresas, que são gerenciadas por equipes de alunos, a partir das pesquisas que desenvolvem em seus cursos.
Segundo os criadores da ferramenta, o Quantum apresenta várias vantagens em relação a outros simuladores. Algumas delas são: estar disponível em inglês e espanhol; ser de fácil uso entre alunos e instrutores; ter interface amigável com o Windows; permitir uma competição nacional ou internacional (no ambiente internacional, prevê dois cenários: a capacidade de exportar e a deslocalização da produção); armazenar até 20 estudos de mercado por país, com mapas de testes de produto e mercado.
Para os criadores do software, “a profissão de marketing exige que os gerentes de negócios entendam esses conceitos e tenham habilidades suficientes para usá-los em ambientes dinâmicos e competitivos”.
A ferramenta possui diferentes níveis de complexidade e pode ser utilizada para cursos de graduação, pós-graduação ou executivos. De acordo com a criadora do software, Mercedes Esteban Bravo, o método vem atraindo a atenção de outras universidades e instituições de negócios, nacionais e internacionais, que querem incluir o jogo em seus programas de ensino.
Saiba aqui como funciona a ferramenta.