Cúpula Mundial da Inovação para Educação começa nesta quarta (13)
Brasil será representado pelo Aprendiz que falará sobre desenvolvimento local; Acompanhe cobertura do Porvir pelo Twitter
por Vagner de Alencar 12 de novembro de 2012
A cidade de Doha, no Qatar, entre os dias 13 e 15 de novembro, será palco da Cúpula Mundial da Inovação para a Educação, realizada pela WISE, organização internacional que tem como objetivo estimular o encontro entre educadores, pesquisadores, gestores públicos e privados para pensarem juntos iniciativas e soluções inovadoras. O evento terá a participação de mais de mil representantes de 100 países que vão discutir e trocar experiências sobre educação. Entre os participantes está a Associação Cidade Escola Aprendiz, instituição pioneira no desenvolvimento da educação integral, e única representante brasileira nos debates do evento. Os debates serão transmitidos, ao vivo, através do site da WISE e o Porvir vai fazer uma cobertura de algumas mesas pelo Twitter, acompanhe também a #WISE2012.
Durante o evento também serão apresentadas as seis iniciativas, por eles selecionadas, como as mais inovadoras em educação. Em sua quarta edição, o WISE Awards tem como tema do ano a Educação Transformadora. Cada um dos projetos receberá US$ 20 mil. Além disso, uma categoria especial vai premiar a proposta mais inovadora em financiamento na educação primária.
(crédito Victoria / Fotolia.com)
Em 2011, entre os vencedores estavam o marroquino Mhammed Abbad Andaloussi que desenvolveu o School-Business Partnerships para melhorar a qualidade da educação por meio de parcerias entre empresas e escolas; a BBC Janala que criou um projeto que ajudou mais de 26 milhões de pessoas a aprender inglês, por meio de celulares, televisão, mídia impressa e virtual; e o chilena Ricardo Rene Rosas Diaz que desenvolveu o Sueñaletras, uma ferramenta que facilita processos de alfabetização, utilizando a linguagem de sinais como uma ponte para se chegar à linguagem escrita.
Participação do Aprendiz
Natacha Costa, diretora geral do Aprendiz, estará na mesa Education and Community: Fostering Local Development (Educação e Comunidade: Promover o Desenvolvimento Local), que acontece no dia 13, das 14h45 às 16h45 (9h45 às 11h45 – horário de Brasília). A mesa vai discutir as experiências de integração entre bairros e escolas, além de compartilhar as metodologias desenvolvidas pela instituição em comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Bahia. “Tem para nós um sentido muito especial ver o bairro-escola sendo reconhecido em um fórum internacional como uma referência de tecnologia social disseminada com sucesso no Brasil”, afirma.
O Aprendiz participou da primeira edição do evento, que aconteceu em 2009. Em janeiro deste ano, integrou o primeiro livro do WISE, o Innovation in Education: Lessons from Pioneers around the World (Inovação em Educação: lições de pioneiros ao redor do mundo, em tradução livre). A publicação reúne, além da experiência do bairro-escola da instituição brasileira, mais quinze casos inovadores de educação.
Para Helena Singer, diretora pedagógica do Aprendiz, o evento possibilita oportunidades de trocas de ideias, experiências e contatos com outras instituições do mundo. “Esperamos construir possibilidades de cooperação internacional porque é importante termos referências do que está sendo realizado no mundo em termos de educação, cidade e comunidade”, afirma.
É o que reforça Natacha, que afirma que o debate ajudará a sinalizar o avanço na percepção de que a educação não é uma agenda exclusiva de escolas e especialistas em educação. “A educação é o vetor principal do desenvolvimento de toda a sociedade, a começar pelas comunidades e cidades que podem e devem ser mobilizadas nesse sentido”, diz.