As mais lidas no Porvir em 2019 - PORVIR
Crédito: Muralinath/iStockPhoto

Inovações em Educação

As mais lidas no Porvir em 2019

Conteúdos de maior sucesso no Porvir envolvem Novo Ensino Médio, tecnologia, aprendizagem ativa e projetos interdisciplinares

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 20 de dezembro de 2019

Novo Ensino Médio, tecnologia, aprendizagem ativa e projetos interdisciplinares que também olham para o lado socioemocional. Confira abaixo as matérias mais lidas no Porvir em 2019 e que podem inspirar mudanças nas práticas de professores e gestores escolares em 2020. Confira:

Novo Ensino Médio: série de infográficos explica as mudanças
Quebramos a cabeça para sintetizar documentos oficiais e explicar as mudanças do ensino médio de maneira didática e transformar tudo em três infográficos. A publicação feita com apoio do Movimento pela Base destaca o que redes e escolas vão precisar fazer para se adequar à BNCC e à nova estrutura da etapa de ensino. Deu tão certo que liderou a lista de mais lidas de 2019.

8 ideias para desenvolver projetos interdisciplinares na escola
Os relatos da seção Diário de Inovações são uma fonte inesgotável de ideias para professores que buscam conectar diferentes saberes. Neste link, mostramos experiências em redes sociais, projetos de sustentabilidade, metodologias ativas e mais.

Meditação é aliada de escolas para melhorar a atenção e lidar com as emoções
Conheça Todos os dias cinco a dez minutos de meditação. Os estudantes se sentam em posição confortável, com a coluna reta, unem o polegar e o indicador ou espalmam as mãos sobre o rosto com os olhos fechados e fazem respirações.

Espaço maker e o fim da era do laboratório de informática
Será que o antigo laboratório de informática é suficiente para diversificar aulas e metodologias? Neste artigo, o professor André Raabe explica por que adotar um laboratório/espaço maker já faz sentido tanto do lado pedagógico quanto do financeiro.

E-book reúne práticas pedagógicas inovadoras alinhadas à BNCC
Publicação lançada pelo Oi Futuro sistematiza atividades desenvolvidas e testadas por educadores em duas escolas públicas, no Rio de Janeiro (Colégio Estadual José Leite Lopes) e no Recife (Escola Técnica Estadual Cícero Dias).

Conheça certificações de tecnologia para professores, escolas e alunos
Apple, Google, Microsoft e Samsung oferecem certificados educacionais a educadores, escolas e estudantes. Os programas comprovam o uso das ferramentas tecnológicas na aprendizagem e de inovações no ensino e são um atestado de conhecimento importante para quem busca melhorar o currículo e até progredir na carreira.

Professor queniano de escola rural vence o ‘Nobel da Educação’ de 2019
Saiba mais sobre a trajetória de Peter Tabichi, que ensina matemática e física em uma escola com apenas um computador para cada 58 alunos. Tabichi é mais que um educador em sala de aula. Ele doa 80% de seu salário para os menos favorecidos.

Microsoft lança plataforma de cursos gratuitos de inteligência artificial
Saiba como funciona a plataforma de ensino, AcademIA, que disponibiliza 12 módulos gratuitos sobre inteligência artificial, que parte da introdução básica à tecnologia, sua linguagem de programação e aplicações.

Ferramenta permite ao professor avaliar suas competências em tecnologia
Ferramenta lançada pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) entrega devolutiva com descrições sobre como o docente pode evoluir até chegar a um nível de transformar a própria prática e a dos colegas.

Professora cria diário da gratidão para trabalhar relações interpessoais com os alunos
Educação é mais do que conteúdo acadêmico. Veja como uma professora de Belo Horizonte (MG) adotou um diário coletivo para trabalhar a escrita aliada às habilidades socioemocionais e fez com que o vocabulário da turma fosse ampliado, os erros ortográficos diminuíssem e as relações interpessoais melhorassem.


TAGS

competências para o século 21

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x