Professora cria diário da gratidão para trabalhar relações interpessoais com os alunos - PORVIR
Crédito: Arquivo Pessoal / Janaína Fernandes Pessoa

Diário de Inovações

Professora cria diário da gratidão para trabalhar relações interpessoais com os alunos

Em colégio de Belo Horizonte (MG), a construção de um diário coletivo foi a estratégia encontrada para trabalhar a escrita aliada às habilidades socioemocionais

por Janaína Fernandes Pessoa ilustração relógio 2 de outubro de 2019

Decidi desenvolver o projeto Diário da Gratidão para incentivar e aprimorar a escrita dos alunos, bem como trabalhar habilidades da língua portuguesa aliadas às habilidades socioemocionais com foco nas relações interpessoais.

No Colégio Espanhol Santa Maria Minas, em Belo Horizonte (MG), minha turma demonstrou dificuldade nas relações interpessoais. Pensando nisso, tive a ideia de trabalhar com eles a construção de um diário coletivo, onde teriam que se organizar para que todos tivessem a oportunidade de escrita.

O Diário da Gratidão funciona como um diário coletivo, onde os alunos desenvolvem a escrita, de forma espontânea e prazerosa, por meio de agradecimentos. A caneta que acompanha o diário é a “caneta das possibilidades”, que foi criada para modificar nosso olhar, nos dando a possibilidade de ver o lado bom das coisas, ensinando às crianças que tudo que nos acontece é aprendizado e devemos ser gratos.

No início, os alunos não gostavam muito de escrever. Aos poucos, eles começaram a se sentir mais incentivados. Fui fazendo propaganda e também pegando o diário para escrever. Em pouco tempo, virou um sucesso.

O diário extrapolou os muros da escola, pois os pais ficaram sabendo da prática que acontecia em sala de aula e pediram para participar também. As famílias solicitavam o diário para escrever agradecimentos com seus filhos. Eu fiquei muito feliz com isso!

Em seis meses de projeto, nós já tínhamos dois diários cheios de gratidão. Os alunos melhoraram o vocabulário, os erros ortográficos diminuíram, as relações interpessoais melhoraram e os estudantes modificaram seu olhar com relação à escrita, pois com o diário eles perceberam que escrever pode ser prazeroso e significativo.

Hoje em dia, chego em sala e os alunos já pedem o diário para escrever. Eles mesmos se organizam. Quando um acaba de escrever, já passa o diário para o colega ao lado, e assim sucessivamente.

Os agradecimentos acontecem durante a aula de forma tranquila e espontânea. Acho muito gratificante ver esse movimento acontecendo. Já estamos no terceiro diário e acredito que terei que confeccionar o quarto em breve.


Janaína Fernandes Pessoa

Especialista em supervisão, orientação e inspeção escolar, possui graduação em letras e em pedagogia. Participa do movimento Escolha Transformar e é membro do Microsoft Educator Community. É aluna do curso de pós-graduação em metodologias ativas para a educação, oferecido pela PUC Minas. Atualmente trabalha como professora e presta assessoria pedagógica na área de língua portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental. Desenvolve projetos que contemplam habilidades socioemocionais e habilidades digitais com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

TAGS

competências para o século 21, educação integral, ensino fundamental, socioemocionais

3
Deixe um comentário

avatar
500
3 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
3 Autores
Luciana CairoDeborah DubnerEduardo Alexandre Ribeiro da S Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Deborah Dubner
Visitante
Deborah Dubner

Que historia linda! Adorei! Parabéns pra esta professora sensível e persistente! 💟🙏

Eduardo Alexandre Ribeiro da S
Visitante
Eduardo Alexandre Ribeiro da S

Muito bom, principalmente no quesito relações interpessoais que necessitam ser cada vez mais estimuladas para uma sociedade melhor.

Luciana Cairo
Visitante
Luciana Cairo

Parabéns professora! Eu trabalho com diários de gratidão e mentorias com meus clientes há mais de quatro anos e os resultados são ótimos!! Fiquei muito feliz com seu projeto!!
No meu blog tem bastante material a respeito!