Com foco nas escolas públicas, Prêmio Respostas para o Amanhã abre inscrições - PORVIR
Crédito: Jeswin Thomas/Unsplash

Inovações em Educação

Com foco nas escolas públicas, Prêmio Respostas para o Amanhã abre inscrições

Voltado a projetos de ciência e tecnologia criados por estudantes do ensino médio, programa da Samsung chega à 9ª edição no Brasil

por Redação ilustração relógio 29 de abril de 2022

Iniciativa global da Samsung, o Solve for Tomorrow (Respostas para o Amanhã, em português) acontece em 40 países. No Brasil, o evento acaba de abrir as inscrições para a 9ª edição, sempre com foco nos estudantes do ensino médio de escolas públicas, desafiados a enfrentar problemas reais e desenvolver soluções inovadoras. Os projetos selecionados, que devem usar a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), contarão com mentoria especializada, e os vencedores, em diferentes categorias, são premiados com produtos Samsung.

Até 18 de julho*, um professor orientador deve inscrever seu grupo, de 3 a 5 estudantes, diretamente no site do Respostas para o Amanhã. Esse educador deve lecionar disciplinas voltadas à matemática e suas tecnologias, ou às ciências da natureza. Detalhes desta e das próximas etapas estão disponíveis na página oficial e no aplicativo do programa.

“O Respostas para o Amanhã contribui para que alunos do ensino público desenvolvam suas habilidades, ao mesmo tempo em que colaboram com o desenvolvimento da sociedade onde vivem”, diz Anna Karina Silva Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil. “Com esses objetivos em mente, as equipes são convidadas a desenvolver um protótipo como solução inteligente para resolver um problema ou demanda local, usando sua criatividade e o conhecimento adquirido em sala de aula”, complementa.

Desde 2014 no Brasil, o prêmio coleciona números expressivos: 165 mil estudantes e mais de 5 mil escolas públicas participantes, com aproximadamente 10 mil projetos inscritos nas oito edições. 

Em 2021, os alunos da da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (interior de São Paulo), ganharam o primeiro lugar. O projeto “TESLA – Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás” é composto por um biodigestor que transforma o alimento descartado em biogás, a ser utilizado no fogão da escola. Os estudantes também desenvolveram uma calculadora para apoiar as merendeiras a preparar a qualidade adequada de alimento, a fim de evitar desperdícios. Relembre todos os finalistas e premiados do ano passado na reportagem do Porvir.

O lançamento da edição 2022 do Respostas para o Amanhã foi realizado na segunda-feira (25), durante uma edição do Febrace Talks, no YouTube. O professor Fabricio Massuti, do Colégio Bandeirantes (também pesquisador na área de arte e tecnologia), falou sobre a importância da prototipagem e da educação mão na massa, fundamentais para interessados em se inscrever no prêmio, que tem coordenação geral do Cenpec.

* Atualizado em 24 de junho de 2022 com o novo prazo para inscrições


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, ciências, ensino médio, interdisciplinaridade, prêmios

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x