Como professores, escolas e estudantes podem obter certificação Microsoft - PORVIR
Divulgação

Inovações em Educação

Como professores, escolas e estudantes podem obter certificação Microsoft

Veja links úteis e entenda como funcionam os programas de certificação da Microsoft

por Fernanda Nogueira ilustração relógio 22 de março de 2019

A Microsoft tem cursos e certificações que buscam aliar ensino e aprendizagem ao mundo digital. Educadores podem fazer parte da comunidade Microsoft Learn Educator Center e conseguir diferentes tipos de reconhecimento. Escolas do programa Microsoft Imagine Academy têm acesso a conteúdo de aula, currículo oficial da Microsoft, vouchers de gratuidade para o exame de certificação de educadores, descontos para exames de certificação para estudantes e podem concorrer ao Microsoft Showcase Schools.

Educadores, escolas e estudantes

O programa Microsoft Educação tem o objetivo de melhorar a educação e transformar a aula com tecnologia. “Nosso desafio é preparar os professores para o mundo digital, para que se sintam confiantes e aptos no uso de tecnologia na sala”, diz Daniel Maia, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil. Oferece conteúdos gratuitos sobre temas como as habilidades do século 21 para educadores: aprendizagem remota, tecnologia em sala de aula, STEM e ciência da computação e aprendizagem centrada no estudante.

Na biblioteca Hacking STEM, há atividades interativas sobre programação e uso da tecnologia no dia a dia. Os planos de aulas estão em português e trazem o passo a passo de experiências de como usar com os alunos.

Educadores

Os professores podem fazer parte do programa Microsoft Imagine Academy, onde têm acesso a cursos, treinamentos e planos de aulas, interagem e trocam experiências.

Como participar – é preciso fazer um registro gratuito.

No Microsoft Innovative Educator, o professor é reconhecido pelo uso da tecnologia em aula. Ganha pontos a medida que participa de cursos e de atividades e pelo compartilhamento de ideias e conteúdo.

Como participar – é preciso ser um membro ativo do Microsoft Educator Community e demonstrar como atua

Reconhecimento – o professor evolui em níveis, como expert, fellow e sênior

Microsoft Certified Educator oferece preparação e atesta se o professor tem as competências e conhecimento tecnológico para facilitar a colaboração, a comunicação e a autorregulação dos alunos. Ele deve ainda saber ajudar a resolver problemas reais e a usar ferramentas da empresa.

Como participar – educadores podem se inscrever pelo site do programa. O valor é de US$ 77 (cerca de R$ 293), segundo a página. Se a escola já fizer parte de um programa da Microsoft, a prova pode estar incluída no pacote.

Reconhecimento – certificado Microsoft

Escolas

No programa Microsoft Imagine Academy, as escolas têm acesso a materiais de capacitação de alunos e professores em sala. Há conteúdos relacionados a programação, banco de dados, inteligência artificial e ciência de dados, por exemplo. As instituições participam ainda de uma comunidade para troca de experiências.

Como participar – é preciso comprar uma licença

Reconhecimento – certificado Microsoft

Microsoft Showcases Schools certifica escolas que usam a tecnologia na sala e incentivam a liderança, praticam o ensino e aprendizagem moderno, a inclusão e o pensamento inovador. Há 13 escolas reconhecidas no Brasil, em Estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Ceará.

Como participar – é preciso se inscrever no programa e ser selecionado

Reconhecimento – certificado da empresa

Leia mais
– Conheça os programas de certificação Apple, Google e Samsung
A importância de certificações de tecnologia
Entenda como aliar tecnologia e projeto pedagógico no guia do Porvir
Onde estão e o que fazem as empresas de tecnologia educacional no Brasil
Conectividade e cultura escolar são barreiras para uso de celular em sala de aula


TAGS

aplicativos, educação online, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x